Não perca a nossa BLACK FRIDAY, descontos REAIS e VITALÍCIOS de 50% OFF SAIBA MAIS!

O que os buscadores representam no tráfego para sites?

O que os buscadores representam no tráfego para sites?

13/09/2017 às 17:21Marketing

O tráfego orgânico tem ajudado diversas empresas a crescerem no mercado virtual. Tudo passa por uma boa estratégia de SEO para ranquear melhor seu conteúdo nos mecanismos de busca. Uma pesquisa divulgada em agosto, pela VTEX, empresa brasileira de cloud, afirmou que em média 49% do tráfego de sites e principalmente de lojas virtuais é originado de buscas orgânicas. O relatório da empresa contou com a ajuda da Semrush, empresa especializada em SEO, e com a participação de mais de 500 sites de nichos variados. Em relação a lojas virtuais, foi constatado que as lojas de grande porte conseguem, em média, 37% dos seus acessos através dos sites de busca. Já as lojas de pequeno e médio porte tem uma dependência ainda maior de tráfego orgânico, chegando a até 52% de acessos vindos dos mecanismos de busca.

A pesquisa apontou que como os sites ou Loja Virtual de pequeno e média porte ainda possuem um grande reconhecimento de marca, eles se tornam mais dependentes de bons resultados em buscadores, seja conseguindo tráfego orgânico ou mesmo pago. Em empresas de moda ou indústrias, essa média aumenta ainda mais. O volume de acesso direto desses nichos varia entre 60% de tráfego direto a seu site e 80%, no caso de marcas famosas ou lojas que possuam loja física. Os acessos originados por mecanismos de buscas superam o volume de tráfego referenciado e o tráfego com origem em alguma rede social.

Mas você realmente sabe o que é o tráfego orgânico e como investir na estratégia para conseguir mais visitantes no seu site? Bom, o tráfego orgânico é possível já que sites de busca como o Google e o Bing possibilitam a qualquer site, independente de qual seja, conseguir alcançar o topo dos resultados de busca. Isso se consegue através de técnicas de otimização de SEO (Search Engine Optimization). Essas práticas são programadas da melhor maneira possível para atingir um determinado público.

Como o Google ranqueia os conteúdos?

As duas principais formas para o site formar o ranqueamento por cada palavra-chave são uma análise profunda do Google, que utiliza diversos algoritmos que estudam questões importantes de um conteúdo na web como a palavra-chave, tempo de carregamento, escaneabilidade e qualidade do conteúdo, fora isso, o Google também analisa seus visitantes, verificando o tempo de visita, o número de cliques, os comentários sobre o conteúdo, dentre outros pontos.

Resumindo, utilizar o SEO é aproveitar de um dos principais conceitos do marketing de conteúdo para conseguir resultados sem precisar pagar por isso Por que ter uma loja virtual?

Por que o tráfego orgânico é tão importante?

A internet, atualmente, funciona através dos sites de busca. Ainda que as redes sociais sejam relevantes para muitos usuários descobrirem novos conteúdos, os buscadores são a única fonte confiável para que consumidores e produtores de conteúdo encontrem o que desejam. É por que o tráfego orgânico gera tantas visitas.

Uma empresa que invista um tempo aprimorando as técnicas de SEO para garantir um bom ranqueamento, poupará tempo e dinheiro num futuro próximo, conquistando mais cliente e gerando mais lucro com menos esforço. A estratégia costuma converter mais pessoas, fidelizando clientes e criando um grande engajamento com determinado público.

Por que devo investir em tráfego orgânico?

Bom, acredito que depois de tudo o que já foi falado acima, você já esteja convencido, mas se ainda não, confira alguns motivos abaixo:

Conteúdo e informação relevante para seu público: Com uma boa estratégia de marketing digital, o leitor pode encontrar seus conteúdos ao pesquisar por assuntos que envolvem o nicho de atuação da sua empresa. Com isso, as suas informações geram autoridade com potenciais clientes, que entenderam que você é realmente um especialista no assunto.

Custo baixo: Os conteúdos são baseadas em estratégias de otimização. Com isso, uma grande quantidade de informações pode ser dividida em vários conteúdos que propaguem a imagem da sua empresa na internet. O custo para implantar uma estratégia de marketing de conteúdo é bem mais barato do que a atuação em tráfego pago ou meios de publicidade tradicional.

Gera credibilidade: Com uma boa estratégia é possível fazer o nome da sua marca, ganhando fama e principalmente credibilidade, associando sua empresa a ideais de profissionalismo.

Como conseguir melhor meu volume de acesso com tráfego orgânico?

Confira algumas dicas para aplicar de forma correta uma boa estratégia de marketing de conteúdo para conseguir mais acessos no seu site:

Conheça o seu público

O primeiro passo para pensar em construir uma estratégia de conteúdo é conhecer o seu público. Toda empresa tem um público-alvo. É essencial que você conheça seu público, investindo em pesquisas para conhecer mais sobre questões demográficas, gostos pessoais e objetivos desse público. As informações coletadas são de grande valia em uma estratégia de marketing, incluindo a parte de produção de conteúdo. Após ter essas informações, é preciso investir em SEO. Contrate redatores que entendam as técnicas e utilize ferramentas que estruturem o conteúdo a ser divulgado. A construção de conteúdo deve passar pelo uso das palavras-chave corretas, o que só pode ser conhecido, quando você entender melhor o seu público.

Estude as palavras-chave!

Pela lógica de SEO, é preciso ter um número relevante de palavras-chave para conseguir ranquear melhor em certos temas. Isso fará com que os ranqueadores vejam seus conteúdos com bons olhos. O uso correto das palavras-chaves responde bem no algoritmo dos buscadores. Existem algumas ferramentas que lhe ajudam a definir palavras-chave, lhe dando acesso ao número de buscas por cada termo pesquisado. A partir da palavra-chave é que se cria a estratégia de marketing digital do seu site, criando um calendário editorial para produção de conteúdo, entre outras ações.

Crie títulos atrativos

Os títulos dos seus posts são o ponto mais importante dos seus textos. Por mais que o conteúdo esteja bem ranqueado, ele só irá chamar uma grande atenção se o seu título atrair os usuários a clicarem no conteúdo. Busque criar títulos explicativos, que contenham a palavra-chave e um bom comprimento para ter sucesso nos buscadores.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça os planos da ISBrasil para revenda de hospedagem, loja virtual, servidores, e-mail marketing, streaming, entre outros.

Gostou de nosso post? Compartilhe: