Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como avaliar o custo-benefício de plano de hospedagem de site?

22/10/2017 às 15:21 Hospedagem de Sites Ajuda

Como avaliar o custo-benefício de plano de hospedagem de site?

Conheça algumas dicas bacanas de como avaliar o melhor custo-benefício de um plano de hospedagem do site de sua loja virtual. Se você acabou de colocar o site de sua loja virtual no ar, muito provavelmente vai precisar de um serviço de hospedagem de qualidade para que não tenha dores de cabeça no futuro. Mas perante tantas opções, você pode estar se perguntando como avaliar o custo-benefício de um plano de hospedagem de sites, certo? Alguns detalhes tem que ser levados em consideração antes da escolha. Leia esse artigo até o final o conheça dicas preciosas que podem te ajudar a escolher a melhor empresa que oferece o melhor custo-benefício.

Analise o histórico da empresa de hospedagem

Antes de contratar um serviço de hospedagem de sites, uma ótima opção é avaliar inicialmente o histórico da empresa. A primeira coisa a fazer é verificar na internet se a mesma tem um alto índice de reclamações dos usuários. Existem programas específicos para isso que podem te dar uma força na pesquisa. Navegue no site da empresa de uma forma geral e veja sua navegabilidade. Um teste simples é ligar no atendimento online para ver como é o primeiro contato como cliente, pois todo o relacionamento começa assim. Se você demorou uma eternidade para ser atendido ou esse atendimento foi feito de forma grosseira, é melhor procurar outra empresa.

Peça referências da empresa para conhecidos

Outra dica de como avaliar o custo-benefício de um plano de hospedagem de sites. Se for possível, peça alguma referência para conhecidos ou profissionais da área de desenvolvimento web sobre a empresa que pretende contratar. Se não forem boas, caia fora o mais rápido possível porque é dor de cabeça na certa. A famosa propaganda boca a boca ainda está em pleno vapor, principalmente em situações desse tipo. É óbvio que um serviço pode ser excelente em um caso e em outro nem tanto. Mas saber a opinião de outros usuários pode ajudar e muito.

Estabilidade e atendimento emergencial

Mais uma excelente forma de analisar o custo-benefício de um plano de hospedagem de sites. De acordo com alguns especialistas, a estabilidade é um dos fatores determinantes para o serviço, mas não é o único. O custo-benefício de um plano de hospedagem só será bom se tiver uma boa estabilidade e conseguir atender aos demais aspectos técnicos que possam garantir um atendimento de qualidade quando o usuário tiver uma emergência durante a madrugada ou em um feriado, por exemplo. Se a empresa de hospedagem não tiver atendimento online ou suporte técnico 24 horas por dia e 7 dias na semana, é melhor procurar outra porque você vai ficar na mão a qualquer hora. O problema é que isso acontece na hora em que mais você precisa, concorda?

Aproveite e leia nosso post sobre Como funciona a hospedagem de sites?

Medição de SLA

O tempo de uptime do servidor ou SLA, também é um ótimo critério de avaliação do custo-benefício de um plano de hospedagem de sites. Existem alguns recursos disponíveis que fazem uma simulação de acessos dos usuários que registram e notificam todos os responsáveis para que seja reestabelecida a conexão em caso de possíveis falhas. O cálculo do SLA deve estar de acordo com o padrão do mercado e com as especificações dos serviços contratados por você. O SLA começa em sua totalidade, ou seja, 100% e a cada indisponibilidade não programada diminui-se o tempo e o percentual. Vale lembrar que o SLA varia de acordo com os serviços contratados. Um SLA de maior capacidade sugere também um investimento um pouco maior. Cabe a você decidir se tal investimento valerá a pena ou não. Que tal aprimorar mais seus conhecimentos clicando em Como criar um blog

Velocidade de transferência de arquivos e latência

Essa é mais um dica de como avaliar o custo-benefício de um plano de hospedagem de sites. Portanto, pode ser considerada um via de mão dupla pelos seguintes motivos: a pessoa que acessa o site, fica esperando o carregamento da página e para a empresa que o hospeda, esse tempo de espera é contabilizado no tempo de atualização do conteúdo. O maior problema é que isso influencia e muito no ranqueamento dos motores de busca da internet, como o Google. Quanto mais o seu site demorar a carregar, mais ele perde posições nas primeiras páginas das ferramentas de busca. A latência é a distância física entre o servidor e o usuário, que também influencia no tempo de carregamento de um site. Opte por uma empresa que tenha seu data center mais próximo de sua cidade, se for possível. Conheça mais sobre os nossos serviços em Hospedagem de Site

Ferramentas de análise de hospedagem

Para te ajudar a comparar todas as informações sobre as empresas de hospedagem de sites, essa dica pode ser bastante útil para você. Existem no mercado, sites que permitem que você acesse todas as análises de hospedagem internacionais e nacionais, bem como todas as notícias, atualizações e recomendações sobre essas empresas. Isso pode ser muito útil para você na hora de escolher esse tipo de serviço. Existem ferramentas de análise de SEO que podem apontar erros como o tempo excedido para a abertura de determinada página, entre outras análises. O site DNS Network Tools permite que você veja prováveis problemas no website ou no e-mail vinculado. Além disso, esse recurso também possui análise de vulnerabilidade do DNS, registro de domínio, informações sobre o IP do site, entre outros.

Conclusão

Essas são as principais dicas de como avaliar o custo-benefício de um plano de hospedagem de sites. Outros detalhes também devem ser levados em consideração como o preço e demais serviços oferecidos. Tudo vai depender das necessidades de seu site e da quantidade de acessos diários. Siga as dicas com atenção e boa sorte na escolha!

Ainda tem dúvidas sobre como avaliar o custo-benefício de um plano de hospedagem de sites? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: