Como aumentar sua conversão na Black Friday?

Como aumentar sua conversão na Black Friday?

06/10/2017 às 11:51Loja Virtual

A Black Friday é um dos eventos mais importantes do ano para o setor do comércio eletrônico. E se você possui uma loja virtual há mais de um ano, sabe que nessa data o faturamento costuma ser bem favorável. Só para se ter uma ideia, o evento registrou um faturamento de R$ 1,9 bi em 2016, apresentando um crescimento de 17% em relação a 2015.

Isso mostra que é preciso estar preparado e ajustar a loja virtual para vender e receber um fluxo maior de clientes no dia 25 de Novembro.

É essencial investir em estratégias, práticas e algumas implementações visando aumentar as vendas durante a Black Friday.

E para ajudá-los nesse momento, separamos 8 dicas para você aumentar a conversão do seu comércio eletrônico nesse dia tão importante. Confira:

1. Crie um planejamento para a data comercial

Ter um planejamento será fundamental para lançar suas campanhas e aumentar as vendas da loja online durante o período. O marketing deverá estar alinhado com os setores comerciais e logísticos do estoque. Todos deverão conversar a mesma linha e, de preferência, estarem integrados para que tudo funcione perfeitamente bem.

É importante utilizar a tecnologia em seu favor. Contar com um software de gestão comercial será essencial para integrar a equipe de vendas e o atendimento da loja virtual. Com a possibilidade de realizar o controle de estoque.

O planejamento será importante pois essa será uma oportunidade de vender bastante. E se os clientes ficarem satisfeitos com a experiência, as chances de voltarem a comprar em sua loja serão bem maiores. Por isso é importante estar com tudo bem planejado para que nada dê errado!

2. Invista em um tema para Black Friday

É muito importante criar uma identidade visual para sua loja durante a Black Friday. Adicionar alguns elementos e cores da promoção no header, background e footer será essencial para ambientar os usuários de que está havendo uma grande variedade de promoções acontecendo.

Contudo, é importante levar em consideração o tamanho das novas imagens para que o tema não afete no desempenho do site. O visual deve ter relação com a data, mas a experiência do usuário continua sendo prioridade.

3. Ofereça descontos verdadeiros

A Black Friday ganhou uma grande legião de pessoas que odeiam a data no mercado brasileiro. Isso porque muitas empresas e lojas virtuais acabam aplicando promoções que, na verdade, de promoção não tinha nada. A prática de inflacionar os preços algumas semanas antes da promoção para no dia aplicar um desconto “fantasma” acabou gerando um sentimento e experiência bastante negativos nos consumidores.

Para superar esse receio do consumidor brasileiro, você deverá oferecer descontos verdadeiros para o seu público-alvo.

Fuja da estratégia “metade do dobro” e aposte em descontos reais que as vendas de sua loja online serão um verdadeiro sucesso.

4. Posicione estrategicamente banners na home

Utilizar imagens estáticas na página principal de sua loja virtual é uma estratégia muito recomendada para ser utilizada nessa Black Friday. O conceito é simples: posicionar banners estrategicamente na home no e-commerce. Pois, nesse momento, o usuário estará acessando o espaço esperando visualizar promoções relacionadas a data comercial.

Essa é a oportunidade de ouro para anunciar as promoções, os descontos e os produtos que estão participando da ação.

Lembre-se de criar imagens e peças publicitárias leves para não prejudicar a experiência dos visitantes.

Para saber se as peças estão surtindo efeito, adicione um script para contabilizar os cliques e as visitas oriundas dos banners posicionados na página principal. Assim será possível saber quanto a estratégia rendeu ou se ela foi ineficaz.

Veja também como vender mais com a Loja

5. Destacar os descontos aplicados (de/por)

É importante destacar para os visitantes as vantagens e benefícios que sua loja está oferecendo para quem for comprar ali. Por isso é essencial realçar os descontos aplicados. A melhor estratégia é destacando o preço dos produtos como “de / por”.

Assim, o cliente saberá, na prática, quanto economizará ao comprar determinada mercadoria. Para que a estratégia surte o efeito desejado, será necessário ser sincero e aplicar um desconto que realmente faça sentido – tanto para a loja quanto para o consumidor.

6. Aposte no e-mail marketing

Contar com uma boa base de e-mails será essencial para atrair mais visitantes para o seu comércio. Todo mundo está procurando por promoções e, muitas vezes, esperam até a Black Friday para comprar um celular, uma televisão, cama etc. A ideia é criar uma base de e-mails durante o ano e criar campanhas orientadas especificamente durante esse período.

Para criar uma boa base de clientes, informe-os sobre os benefícios e os descontos que serão conquistados caso os clientes se inscreverem.

Alimente essa base com um conteúdo estratégico, de maneira que quando a Black Friday chegar eles estejam prontos para comprar os produtos que desejam.

7. Disponibilize um atendimento imediato

O atendimento ao cliente deverá ser ágil, preciso e extremamente informativo. Como você já deve saber, uma dificuldade é capaz de fazer com que um usuário vá para outra loja. E durante esse período, perder um potencial cliente é uma coisa que nenhuma loja deseja. Por isso é muito importante investir em um atendimento de qualidade, para atender a sua demanda de forma imediata.

Contar com chats online é uma opção para acompanhar as necessidades de seus clientes. Mas é importante não ser chato e mostrar disponibilidade para sanar todas as possíveis dúvidas de todos os usuários.

8. Amplie as formas de pagamento

E para finalizar nossas dicas sobre como aumentar sua conversão na Black Friday, recomendados fortemente que você amplie as formas de pagamento disponibilizadas. Aumentar as bandeiras aceitas e disponibilizar o pagamento através do Paypal, Pagseguro e boleto bancário aumentarão as chances das vendas serem realizadas. É muito importante pensar no público que não possui cartão de crédito mas que não quer perder a oportunidade de comprar o produto que tanto deseja com o desconto que só a data proporciona.

Faça um estudo do público-alvo que deseja atingir e analise as possibilidades em implementar diferentes formas de pagamento em sua loja virtual. Nem que seja apenas por esse período. Seus futuros clientes o agradecerão por isso. Seguindo essas dicas, você será capaz de aumentar a conversão na Black Friday e dobrar as vendas realizadas por seu e-commerce.

Gostou dessas dicas? Então aproveite a visita e baixe o E-book “Como Alavancar meu Negócio” para otimizar a receita de sua loja.

Gostou de nosso post? Compartilhe: