Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como as mudanças de algoritmo do Facebook podem afetar seu site?

06/03/2018 às 12:07 Redes Sociais

Como as mudanças de algoritmo do Facebook podem afetar seu site?

Se você é proprietário de uma loja virtual e-commerce sabe como as redes sociais são importantes propagadoras de sua marca na internet.

A rede social mais famosa do planeta, o Facebook, anunciou recentemente uma mudança em seu algoritmo que passará a favorecer posts de amigos, familiares e grupos de grande engajamento, o que vai diminuir os alcances de posts de empresas.

Leia todo esse artigo e veja como as mudanças de algoritmo do Facebook podem afetar o seu site.  

Engajamento e tráfego orgânico

Na verdade, esse é o grande pesadelo dos proprietários de sites e pessoas que trabalham com marketing digital.

Essa mudança no algoritmo da rede impacta diretamente todas as publicações das famosas fanpages e seu engajamento total nessa rede social.

Com as mudanças determinadas pelo fundador e proprietário do Facebook, o novo algoritmo favorecerá cada vez mais publicações das pessoas e seus amigos no feed de notícias do que as publicações de marcas.

Por isso, será cada vez mais difícil para marcas aparecer no feed dos usuários, o que vai impactar negativamente todas as empresas que usam as redes sociais. Leia também nosso post sobre Como criar um blog

Impacto nas vendas para as páginas virtuais

Você provavelmente verá o alcance, engajamento total e tempo de consumo dos conteúdos diminuírem drasticamente.

Isso era uma coisa esperada até mesmo pelo fundador do Facebook e para toda a rede como ele afirma em seu comunicado oficial feito recentemente.

No entanto, a expectativa é que a qualidade do engajamento aumente, reunindo os melhores conteúdos e as pessoas mais interessadas.

É inevitável que sua empresa tenha algumas perdas nas vendas, mas você pode contornar isso através da dicas abaixo.

Feed de exploração

Sua empresa não vai parar de aparecer completamente do feed de seu público. Mas a partir de agora você vai precisar entender muito mais sua persona e seus hábitos dentro do Facebook.

O CEO e fundador, Mark Zuckerberg, afirmou que vai cortar o alcance de marcas para priorizar o que realmente será valioso para seus usuários.

Uma boa dica é entregar conteúdo relevante e genuíno, regularmente. Com essa novidade, as chamadas que incitam um engajamento inorgânico e outras práticas que eram comuns devem ser minimizadas, ou até mesmo abolidas.

Cada vez mais, publicações segmentadas e com alto potencial de engajamento deverão ser priorizadas.

Por isso, chegou o momento de identificar em sua estratégia de redes sociais qual tipo de público deve ser o foco de sua estratégia e focar em uma imersão completa em sua rotina de trabalho. Aprimore mais seus conhecimentos em vantagens de Criar um Blog

Não deixe de conferir ainda: hospedagem de site barata!

Anúncios

A novidade anunciada por Zuckerberg promete não afetar os anúncios da sua loja virtual. No entanto você deve adaptar toda a sua estratégia paga no Facebook.

Antes mesmo dessa mudança, a rede social mais famosa do mundo dava incentivos à marcas que monetizavam suas publicações. Afinal de contas, Zuckerberg quer que você invista em sua rede social e essa tendência deve continuar ganhando força ao longos dos anos.

As fanpages que possuem uma estratégia de marketing de mídias pagas já definida, investem em anúncios constantemente e costumam ver seu tráfego orgânico crescer.

Diante de um novo cenário no qual esse tipo de alcance será escasso, qualquer ajuda será determinante para o sucesso de seu negócio. Que tal baixar nosso e-book totalmente gratuito? 

Conteúdo publicado

Uma tendência para as milhares de web páginas é investir em conteúdos que estimulem a conversa entre o público.

Esse tipo de conteúdo, em que as pessoas possam interagir de forma significativa, será bastante valorizado pelo Facebook.

A dica é que sua empresa invista forte na qualidade de todo o conteúdo publicado nas redes sociais e que esses sejam originais de bem otimizados em SEO.

Tenha o cuidado em passar a mensagem certa para seu leitor e dê espaço para sua opinião e interatividade com seu site.

Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem de Site

Grupos no Facebook

Com o já presente declínio do alcance orgânico de praticamente todas as marcas, você não tem a garantia de que seu conteúdo irá atingir o público certo.

No entanto, os grupos da própria rede social são uma ótima alternativa para que seu objetivo seja alcançado de uma forma mais precisa.

Nessas pequenas comunidades, você tem um grupo de pessoas geralmente muito engajadas e que escolheram fazer parte de sua rede social por livre e espontânea vontade.

Além de ser uma ótima forma de publicar seus conteúdos e gerar tráfego para sua empresa, é outra plataforma que você terá para se relacionar com seus consumidores.

Invista em outras redes

Não que o Facebook não seja mais importante depois da nova mudança, mas você não deve se esquecer das redes sociais como Instagram, Pinterest, Youtube e Whatsapp.

Estar presente onde seu consumidor está é fundamental para o sucesso de sua empresa, pois nem sempre o Facebook vai ser a melhor opção para seu negócio. Abra o seu leque de opções que as probabilidades de mais vendas são bem maiores.

Busque alternativas de outras redes sociais que podem ser promissoras para sua marca.

Não depender somente do Facebook já é um bom começo de uma nova fase. A verdade é que você não deve depender de nenhuma rede social ou de nenhum outro site que não seja o do seu negócio.

Imagine se o Facebook ficar fora do ar, mesmo que seja por um único dia, o que você vai fazer? E se algo acontecer com o Google, como proceder?

Por isso, crie um bom site para sua empresa e invista em estratégias de inbound marketing, como um blog, uma boa estratégia de conteúdo e geração de leads para seu negócio dar certo no mundo virtual.

Ainda tem dúvidas sobre como as mudanças do algoritmo do Facebook podem afetar seu site? Sem problemas.

Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: