Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como, afinal, colocar os 4Ps do Marketing em ação?

15/02/2018 às 22:40 Marketing

Como, afinal, colocar os 4Ps do Marketing em ação?

Um dos conceitos mais famosos para os estudiosos da área de marketing ou publicidade é o Mix de Marketing. Quem tem familiaridade com a área, sabe o quanto é importante saber o significado dos 4Ps do marketing que são: produto, preço, praça e promoção. O domínio dessas 4 palavras pode fazer toda a diferença para sua loja online. Mas como colocar os 4Ps do marketing em ação? Leia esse artigo até o final e saiba como fazer isso, além de conhecer um pouco mais sobre esse assunto.

O que são os 4Ps do marketing?

Os 4Ps do marketing também são conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing. Eles representam os 4 pilares básicos de toda estratégia de marketing que são: produto, preço, praça e promoção. Quando esses 4 pilares estão em perfeita harmonia, eles tendem a conquistar e influenciar o público. Mas o que é ter sucesso em um negócio? A resposta é bem simples: vender. Só que para isso é necessário a construção de sua marca no mercado, o que exige muito esforço e dedicação. Aproveite e leia nosso post sobre Dicas para fazer um e-mail marketing de sucesso

P de produto

Uma empresa deve oferecer algo para seus clientes, certo? Nesse caso, o produto também deve englobar todos os serviços que são oferecidos por um negócio. Mas esse não é o foco principal do seu pilar e o produto serve para sua equipe entender e definir quais são os atributos e caraterísticas do que é oferecido. Responda as seguintes perguntas abaixo:

- Quais as necessidades ou desejos que seu produto ou serviço deve satisfazer junto a seus clientes?

- Quais as funções que ele deve desenvolver para atingi-las?

- Como, quando e onde o cliente irá utilizá-lo?

- Como ele é fisicamente?

- Existem outras cores, tamanhos e estilos disponíveis?

- Qual o nome do seu produto?

- Qual sua marca?

- Como ele se diferencia dos outros produtos e serviços já existentes no mercado?

Vele lembrar que todo produto tem um ciclo de vida. Você deve analisar como é o comportamento dele no mercado, ou seja, se ele está sendo bem aceito ou se tem uma alta taxa de rejeição pelos consumidores. A partir do momento em que você conseguir visualizar o ciclo de vida do seu produto, ficará mais fácil de desenvolver as melhores estratégias para o futuro. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Email Marketing

P de preço

Não é novidade para ninguém que a sobrevivência de uma empresa está diretamente relacionada a esse P. O preço, nada mais é, do que o valor que será cobrado pela solução que sua empresa oferece. Esse pilar vai indicar o futuro do seu empreendimento, pois é a partir da circulação de dinheiro que será possível pagar funcionários, fornecedores, realizar investimentos e obter lucros. Algumas perguntas também devem ser respondidas:

- Qual o valor do seu produto ou serviço para o cliente?

- Quais o preço médio para produtos e serviços em cada área de distribuição?

- Qual o comportamento do cliente em relação ao preço? Quanto ele está disposto a pagar pelo que você oferece? Qual o limite de preço?

- Existe a necessidade de criar ações de preço específicas para segmentos de público?

-O seu preço está dentro da média de mercado?

P de praça

Muitas pessoas tem dúvidas a respeito desse pilar. Praça, nesse caso, é a colocação do produto no mercado. A principal questão é saber como o cliente chega até seus produtos ou serviços oferecidos por sua empresa. Algumas perguntas também precisam ser respondidas para que ação seja assertiva.

- Onde seu público costuma procurar pelos seus produtos e serviços?

- No caso de lojas físicas, quais os tipos específicos?

- No caso de estabelecimentos virtuais e online: quais e-commerces, catálogos ou redes sociais?

- Como a sua empresa pode acessar os melhores e mais efetivos canais de distribuição?

Essas respostas juntamente com os outros pilares, podem te ajudar a definir onde sua empresa deve estar acessível para todos os consumidores. Pode até parecer a parte menos complicada, principalmente pela facilidade de se montar uma loja virtual. Mas é necessário entender que não adianta ter uma linda vitrine se não existe público em frente a ela ou se as pessoas só estão admirando e não pretendem comprar. Aproveite e leia nosso post sobre fidelizar clientes com email marketing

P de promoção

A ideia de promoção aqui é um pouco diferente da que é vista em shoppings e lojas em geral. Na verdade, ela tem a ideia de promover sua marca e soluções, fazendo com que a mensagem de marketing chegue até as pessoas certas. O principal objetivo é transformar sua empresa de mera desconhecida em uma possível solução para necessidades e desejos dos clientes. Para colocar em ação, responda as perguntas:

- Quando e onde você pode passar, efetivamente, as mensagens de marketing do seu negócio para o seu público-alvo?

- Quais os melhores canais de comunicação para apresentar as suas soluções para possíveis clientes?

- Seu mercado é sazonal?  Então quais são as melhores datas para poder aproveitar as chances de aumentar as vendas e promoções?

- Como os seus concorrentes fazem a promoção de seus produtos e serviços? - Qual a influência deles sobre as suas ações?

Essas são algumas das perguntas que vão ajudar você e sua equipe de marketing a direcionarem seu trabalho de maneira mais efetiva. Isso pode fazer com que o cliente conheça um pouco mais o que sua empresa tem a oferecer e passe a considerá-la em sua decisão de compra. Não é uma tarefa das mais fáceis, mas com empenho pode-se conseguir excelentes resultados.

Ainda tem dúvidas sobre como colocar os 4Ps do marketing em ação?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: