Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Co-marketing: o que é e suas vantagens

24/04/2021 às 22:56 Marketing

Co-marketing: o que é e suas vantagens

O Co-marketing acontece quando duas marcas se unem para promover algum tipo de conteúdo. Com isso, elas conseguem maior alcance, reconhecimento de mercado, além de reduzirem seus custos.

O marketing digital é a maneira mais importante e eficiente de divulgar uma marca, seus produtos e serviços atualmente, mas elaborar uma estratégia 100% satisfatória é um desafio.

Além disso, é importante manter o sucesso das ações, o que exige mais trabalho. Por isso, uma forma de driblar as inconveniências e dificuldades é criando novas práticas.

Dessa forma, é possível resolver os problemas e mudar a maneira de lidar com as diversas demandas do mercado. Então, uma das soluções mais inteligentes que surgiu foi o co-marketing.

Com ele, as empresas conseguem se reinventar e se posicionar no mercado de maneira mais positiva e competitiva. Mas é importante entendê-lo para saber como aplicá-lo no marketing digital do seu negócio.

Quem está começando a se aprofundar agora nessa estratégia pode ter uma série de dúvidas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é co-marketing, como funciona, seus objetivos, como aplicar e quais são as suas vantagens. Então, para aproveitar melhor essa estratégia, acompanhe este artigo até o final.

Entenda os detalhes sobre o que é co-marketing

Co-marketing é um trabalho de promoção de conteúdo feito por duas empresas para impactar um público-alvo em comum.

Ao chegarem a um resultado positivo, elas compartilham e usufruem de seus benefícios. Um exemplo seria uma imobiliária que tem sala de reunião para alugar fazer uma parceria com uma loja de móveis para escritório.

Elas podem promover um conteúdo em formato de e-book, dando dicas de decoração para salas de reunião e escritórios. Existem infinitas possibilidades para os mais variados segmentos, sendo que praticamente todo consumidor já foi impactado por essa estratégia.

Portanto, podemos dizer que seu funcionamento consiste na promoção de um mesmo conteúdo entre duas empresas com o objetivo de impactar um público-alvo em comum e obter bons resultados.

Como aplicar o co-marketing?

Para que, por exemplo, um restaurante de refeição para empresas ou qualquer outra instituição aplique o co-marketing, é necessário seguir alguns procedimentos básicos.

O primeiro deles é escolher uma boa parceria, pois somente dessa forma é possível colher bons frutos. E para escolher quem vai ser seu parceiro, é necessário analisar alguns fatores, como:

  • Oferecer produto ou serviço complementar;

  • Ter uma boa audiência;

  • Ser referência no mercado;

  • Produzir conteúdo de qualidade.

Se a marca que você escolheu não é seu concorrente direto e possui as qualidades acima, então você achou seu parceiro de co-marketing ideal. Mas nem sempre é fácil encontrar, portanto, quanto mais ele se encaixar nessas qualidades, melhor.

Também é importante planejar tudo com antecedência, para que seja possível unir o tempo disponível para esse trabalho das duas organizações envolvidas.

Um negócio voltado para automação industrial empresas, por exemplo, já envolve muitas pessoas em sua estratégia de marketing, mas quando se trata de duas marcas, a agenda pode ficar ainda mais apertada.

Isso porque o co-marketing possui várias etapas que não podem ser atropeladas ou negligenciadas, tais como:

  • Reunião inicial;

  • Planejamento do conteúdo;

  • Produção dos materiais;

  • Designs;

  • Criação de landing page;

  • Promoção em redes sociais;

  • Envio de e-mail marketing;

  • Entre outras práticas.

É preciso se organizar para que cada uma atue em suas prioridades e consiga fazer um bom trabalho de co-marketing, para assim conseguir atingir seus objetivos.

Também é importante facilitar o trabalho do parceiro, afinal, se é você quem está convidando, então faça com que o convite seja atraente.

Por exemplo, se uma empresa de motoboys é convidada, com certeza ela terá outros projetos em andamento e também precisará arcar com alguns custos da parceria.

Quem convida precisa tomar para si uma parte maior do trabalho, daí a importância de planejá-lo bem. Uma boa maneira de fazer isso é assumindo uma quantidade maior de produção de conteúdo, cuidar de toda a edição de um vídeo, entre outros pontos.

Também é interessante entregar alguns textos prontos para o parceiro publicar no blog, criar um template de e-mail e outras tarefas que chamem a atenção do possível parceiro e o façam enxergar as vantagens.

Mesmo assumindo uma parte maior do trabalho, a parceria deve ser vantajosa para as duas marcas envolvidas. Se você combinou que vai produzir os materiais e ele fará a divulgação, então cada um deve cumprir a sua parte no acordo.

O não cumprimento do que foi acordado pode gerar prejuízos e ainda desgastar a relação entre as duas organizações.

Também não podemos deixar de mencionar que alguns materiais são mais adequados ao co-marketing de qualquer tipo de negócio, como uma empresa que faça montagem de stand para evento. São eles:

E-books

O e-book é a melhor opção de conteúdo para um co-marketing de sucesso, e por isso ele é usado pela maioria das empresas.

Isso acontece porque é um material que viraliza facilmente entre os públicos, e ainda ajuda a gerar leads. 

Ademais, ele traz um conteúdo aprofundado que é muito procurado entre os consumidores, além de fazer com que os leads evoluam no funil de vendas.

Webinars

Este é um dos formatos mais poderosos na geração de leads, visto que as pessoas se identificam com o palestrante por conta de sua voz e da marca que ele representa.

Inclusive, esse tipo de conteúdo é mais rápido de ser criado do que o e-book, pois é mais dinâmico e ainda vai te ajudar a chamar a atenção da empresa que você deseja como parceira.

Eventos

Os eventos são uma das estratégias mais importantes para impulsionar uma marca, mas as organizações precisam se atentar aos seus custos.

Para aquela empresa que vai fazer esse trabalho sozinha, ele pode sair mais caro, mas quando feito em parceria, é muito mais vantajoso, uma vez que seus custos serão divididos.

Whitepapers

Os whitepapers se assemelham ao e-book, no entanto, são mais curtos e específicos. Além disso, possuem um design mais simples, sem adição de muitos detalhes.

Dessa forma, sua produção e distribuição são mais rápidas, o que permite chegar a algum resultado mais rapidamente. Também têm um estilo adequado para intermediar publicações no blog e e-books.

Vantagens do co-marketing

Investir em co-marketing é muito vantajoso, tanto para uma empresa de plotagem de projetos quanto para qualquer outra. Em primeiro lugar, é uma excelente estratégia para ter um alcance maior, pois se baseia nos princípios do Inbound Marketing.

No entanto, quando fazemos isso com a ajuda de um parceiro, que ainda traz consigo seus próprios seguidores, a promoção e o alcance da marca são facilitados.

Ou seja, a mensagem chega para um número maior de pessoas, tendo um esforço reduzido. A partir disso, outra vantagem se destaca, que é o fato de uma empresa de flyer digital ou qualquer outra ter esse trabalho reduzido pela metade.

Apesar do alcance maior, todo o trabalho para produzir os materiais é dividido entre duas marcas. Se for um co-marketing bem distribuído, ninguém fica sobrecarregado e os dois aproveitam bons resultados.

Também é uma forma de ser bem reconhecido no mercado, é claro, desde que a parceria seja feita entre duas empresas de boa reputação.

Quando uma companhia investe em produção e promoção de conteúdos relevantes, ela passa a ser vista com bons olhos pelos consumidores. Além disso, ganha o respeito de seus concorrentes.

Então, ao se tornar parceira de outra empresa que também investe nessa solução, seu reconhecimento é potencializado e as duas passam a ser referências no que fazem, como no caso de uma gráfica de banner informativo, por exemplo.

Por fim, uma das vantagens mais importantes é o fato de que os custos são reduzidos, o que pode ser especialmente vantajoso para quem ainda não pode investir tanto em marketing.

Todos os investimentos para criar os materiais passam a ser divididos entre as duas empresas, podendo até mesmo ser descartados quando uma das partes possui a mão de obra necessária internamente.

Um exemplo de economia é quando as marcas precisam comprar mídia paga, como os anúncios. O investimento é dividido, então as duas terão os recursos necessários.

Conclusão

O marketing digital por si só não é dispendioso, mas quando trabalhado de maneira conjunta com o co-marketing ele se torna ainda mais acessível.

Mais do que isso, é o jeito mais fácil de promover um conteúdo interessante e rico para um público-alvo em comum, que pode encontrar todas as soluções que precisa na parceria entre duas marcas.

Pensando por esse lado, podemos dizer que essa estratégia beneficia as empresas, mas também os consumidores, que terão acesso a materiais de qualidade que tragam soluções para seus problemas e necessidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: