Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Bots e Chat Bots saiba como usar e melhorar a experiência do usuário

02/06/2018 às 11:02 Marketing

Bots e Chat Bots saiba como usar e melhorar a experiência do usuário

Embora muito populares no exterior, principalmente no continente asiático, os bots estão apenas começando a surgir no Brasil e por este motivo, muitas pessoas ainda se questionam sobre o que eles realmente são.

Ao navegar pela internet, qualquer usuário facilmente se depara com o termo bot, que hoje é muito comum e utilizado largamente em diversos sites e até nas redes sociais.

Mas você sabia que os bots são essenciais para a experiência do usuário em um site? Leia todo esse artigo e saiba como usá-los de maneira precisa. 

O QUE SÃO BOTS?

Os bots são aplicações de software que simulam ações humanas sobre uma determinada rotina padrão, podendo ser repetitivas e padronizadas a um determinado sistema, aplicação ou website. 

Um bot, também conhecido por chatbot, conversa e interage com seres humanos através de mensagens de texto. A plataforma onde essas mensagens de texto vão ser trocadas não importa.

Por exemplo, um bot poderia interagir com usuários por SMS, Facebook Messenger, e a até no WhatsApp.

Os bots não são nenhuma novidade no mundo online, estão presentes desde dos primórdios da computação e foram usados desde do começo da internet, onde ganhou mais popularização do seu termo nos últimos anos.

Eles podem melhorar e muito a experiência do usuário no seu site. Leia nosso post sobre Hospedagem com WordPress

QUAIS AS VANTAGENS PARA A MINHA EMPRESA?

As vantagens dos bots está em sua velocidade em realizar as tarefas e análise de dados.

Mesmo que a internet tenha trazido grandes revoluções aos negócios online, na forma de obtenção da informação, por exemplo, essa mesma revolução trouxe também uma quantidade muito maior de informações a serem analisadas, obtidas e filtradas criando uma necessidade maior de interação humana para essa análise.

Para amenizar e até mesmo solucionar o problema por completo, os bots oferecem uma grande vantagem sobre isso se tornando essencial para qualquer empresa ou negócio que queira se manter no cenário competitivo.

Vale sempre ressaltar que quanto mais positiva for a experiência do usuário ao acessar seu site, melhor para sua empresa em vários aspectos: ela tem muito mais possibilidades de aumentar as vendas, melhorar o ranqueamento no Google, sendo mais vista por milhares de internautas ao mesmo tempo.

Conheça nosso serviço de Hospedagem com WordPress

Alguns bots usam inteligência artificial para entender o que o usuário está dizendo e responder com a mensagem mais apropriada. Outros apenas sugerem algumas opções de escolha para o usuário. 

Exemplos de bots

Para você entender melhor o conceito de bots, imagine um bot imaginário que serve para dar a previsão do tempo. Para interagir com o bot por SMS, por exemplo, você precisaria primeiro descobrir o número dele.

Uma vez com o número, você enviaria uma mensagem SMS para o bot e ele responderia de forma automática para você, estabelecendo um diálogo harmonioso. 

Essa mesma conversa poderia acontecer em outras plataformas, por exemplo, no WhatsApp.  

É o desenvolvedor do bot quem determina em quais plataformas ele vai estar disponível para os usuários. Aprimore seus conhecimentos em Como criar um blog

Não deixe de ler hospedagem de site barata!

Qual a Utilidade dos Bots?

Você deve estar se perguntando qual a utilidade dos bots, certo? Conheça alguma delas:

1. Não precisa baixar e instalar novos apps

Hoje em dia, se você quiser obter as informações de voos dos aeroportos, por exemplo, vai precisar baixar um aplicativo exclusivo para cada aeroporto. 

Essa tarefa, além de ser cansativa e demorada, pode não ser viável se você estiver com pressa para conseguir uma informação.

Quando esses aeroportos desenvolverem seus bots, você poderá obter todas informações sobre os voos diretamente do seu WhatsApp, sem precisar baixar nenhum app.

Um site que não faz o uso dos bots, pode deixar o usuário com uma má impressão e ele pode não ter uma experiência agradável e desistir do acesso, pois todos querem agilidade quando se acessa a internet.

2. Interface de mensagens de texto que todos usam e conhecem

Outra vantagem dos bots é que eles oferecem serviços usando uma interface com mensagens de texto que todo mundo já conhece e usa praticamente todos os dias. 

Um usuário que tenha dificuldades para baixar, instalar e configurar um aplicativo mobile no seu celular, pode enviar uma mensagem pelo WhatsApp e interagir usando texto, que é trivial para todas as pessoas.

3. Todos os serviços em um mesmo local

Por fim, uma vez que o usuário poderá usar um mesmo programa como o WhatsApp, por exemplo, para interagir com todos seus bots favoritos, a navegação fica muito mais fácil e interativa.

Imagine você ter acesso à previsão do tempo em sua cidade, ao valor das ações da bolsa, falar com o SAC da sua operadora de celular, comprar um ingresso para o cinema ou para o jogo de futebol e até descobrir o endereço de um restaurante através do WhatsApp? É muita comodidade para todos.

4. Responder a comandos básicos enviados por texto

Os bots, além de melhorar a experiência dos usuários, tem a oportunidade de encantar o usuário e tornar mais fácil a comunicação com a página.

Um usuário pode se lembrar de alguma área do bot e ao invés de procurar através dos cards do menu, ele pode simplesmente digitar o nome e ser direcionado diretamente para a área que está buscando.

5. Melhorar a experiência com exibição de vídeos e áudio dentro do bot

É possível enviar vídeos e áudios dentro do bot de uma forma mais suave, colocando um formato de webview para que fique mais fácil.

Uma forma de exibir vídeos do YouTube é fazer um webview no formato da área de vídeo o que possibilita continuar exibindo o Messenger e manter o contexto.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.

Para nós o atendimento ao cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. 
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: