Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Boas landing pages geram mesmo um maior número de vendas?

30/10/2021 às 12:53 Ajuda

Boas landing pages geram mesmo um maior número de vendas?

A esfera digital pode ajudar uma empresa a se firmar no mercado, inclusive melhorando seus resultados, surgindo a dúvida se as famosas landing pages, realmente, aumentam as vendas.

De fato, trata-se de uma estratégia eminentemente voltada para a conversão do cliente. 

O que pode incluir ações menos promissoras, como simplesmente preencher um formulário e captar mais leads, mas também pode incluir uma intenção de vender mais e mais rápido.

Por exemplo, uma empresa de software de gestão empresarial para pequenas empresas pode disponibilizar um e-book para download, ou qualquer outro material. 

No entanto, para o cliente em potencial baixar, ele precisa fornecer seus dados para contato.

É possível operacionalizar essa estratégia por meio de uma landing page, sem dúvida. 

Entretanto, certamente ela é mais requisitada quando se trata de vender. No caso, a mesma empresa de software poderia criar uma página assim com gatilhos mentais.

Sendo assim, criaria uma página enxuta, com estratégias agressivas no sentido de ir direto ao ponto, sem permitir que o lead se distraísse com menus, fotos em excesso e outros elementos que não, necessariamente, agregariam valor ou que retardariam a venda.

Imagine ainda o caso de uma empresa que vende agenda personalizada com nome, que é um produto mais acessível e que não exige um suporte consultivo e técnico. 

Por ser uma solução mais simples e popular, qualquer cliente a entende de cara.

Nesses casos, a estratégia faz ainda mais sentido, pois realmente é possível fazer uma venda de impacto, algo que tem tudo a ver com a ideia de landing page. 

Contudo, hoje muitos confundem essa tática com outras, como a dos hotsites ou criam uma que não cumpre com todos os pontos necessários para fazer algo realmente eficiente e que converte. 

Daí que caiba a pergunta do título deste artigo: afinal, uma boa landing page realmente gera um maior número de vendas?

Por isso, trazemos aqui os impactos positivos que esse recurso pode gerar no marketing e nas vendas de qualquer empresa. 

Para isso, também trazemos algumas dicas e ideias para implementar a estratégia de modo criativo.

O mais bacana é que nos últimos anos esse recurso evoluiu tanto que hoje ele realmente já pode ser aplicado a qualquer segmento do mercado, seja para quem presta serviço como projetos de comunicação visual, seja para venda de produtos.

Portanto, se você quer entender de uma vez por todas como é possível criar boas landing pages, que aumentam as vendas e ainda servem para fortalecer a marca perante a clientela e a concorrência, basta seguir adiante na leitura deste artigo.

Landing page ou hotsite?

Com o crescimento do e-commerce nos últimos anos, vários termos da internet e da criação de websites acabaram se popularizando. 

De fato, só no último período o comércio eletrônico cresceu mais de 40%, o que dá uma injeção de R$ 80 bilhões a mais nesse mercado.

Os dados são de um levantamento feito pela Ebit/Nielsen, referência na área de estudos digitais. 

Porém, essa popularização e afobação para conquistar uma fatia desse bolo é algo que pode acabar causando confusões, como ocorre neste assunto.

Afinal, qual a diferença entre landing page e hotsite? Ademais, é possível criar a primeira estratégia como se ela fosse a mesma que a segunda? Na verdade, não, pois o hotsite é feito com uma ótica temporária e exclusiva para determinado período de tempo.

Daí o termo “hot”, como uma empresa de totens personalizados que decidisse fazer uma queima de estoque, e para isso criasse uma página com essas características.

Já a landing page, embora também enxuta e focada em uma ação específica, não é criada com foco em um período delimitado, mas pode ficar no ar por tempo indeterminado.

Isso que pode parecer um detalhe, no fundo faz toda diferença. Na prática, seria como confundir um panfleto com os cartões de visita da empresa.

Dito isto, o que realmente importa e que não pode ficar de lado, é a questão da objetividade, ou seja, a coisa de saber enxugar ao máximo e ir direto ao ponto. Isso realmente é importante, como ficará claro adiante.

O poder do funil de vendas

Uma das maiores vantagens da landing page é que com ela é possível travar um contato de qualidade com os leads mais quentes e mais próximos do fundo do funil de vendas.

Sendo assim, são visitantes do seu site e pessoas em geral que já passaram por boa parte da jornada de compra, o que torna a estratégia muito mais eficiente.

Por isso é importante que, para ela realmente aumentar as vendas, você tenha mais clareza na hora de se posicionar em relação ao funil, conhecendo melhor cada estágio dele.

Basicamente, uma empresa que trabalha com fachada comercial moderna pode considerar as seguintes etapas, até como modo de acelerá-las:

  • Criação de conteúdo;

  • Anúncios e propagandas;

  • Criação das landing pages;

  • Tirada de dúvidas;

  • Fase de negociação;

  • Fechamento e fidelização.

Portanto, a landing page eficiente leva em conta que algumas ações já foram feitas antes dela, que é justamente o que permite que ela seja enxuta e assertiva. 

Assim como considera que depois dela talvez surjam dúvidas e fases de negociação.

Entretanto, nosso foco deve ser o de evitar que essas fases posteriores ocorram, de modo que a venda aconteça na própria página criada.

Para que isso se torne possível, é preciso entender a fundo não apenas o funil de vendas, mas também saber usar um bom CTA (Call to Action).

O que é CTA (Call to Action)?

Termo em inglês para “Chamado para Ação”, o que o CTA faz, justamente, é convidar o cliente a realizar uma ação já premeditada pelo marketing da empresa.

Pode parecer curioso, mas tem muitas ações de marketing digital que não geram o resultado esperado por falta disso. 

Sendo assim, porque você simplesmente se esqueceu de convidar o cliente para curtir, comentar, compartilhar, fazer um download e daí em diante.

O primeiro passo aqui é decidir se o seu CTA será um botão, um banner, um texto ou um link direto com a ação desejada.

Por exemplo, se a empresa atua na área de escritórios virtuais, o CTA da sua landing page de vendas pode ser um botão na cor verde, que se destaca de tudo o mais na página.

Esse recurso é o mais eficiente, pois mesmo quem não lê a página toda acaba parando quando vê um botão assim. 

No caso do banner vale o mesmo, porém ele já não costuma ser o centro da ação, embora possa ficar no meio do texto.

Já o CTA de texto ou link direto costuma vir ao fim, então depende da interação e engajamento do cliente. Se ele tiver lido tudo e nas últimas linhas você der seu comando, a chance de converter e realizar a venda será muito maior.

Ademais, é fundamental que o CTA seja curto, por exemplo, “Faça aqui o download”, ou “Baixe aqui de graça”, ou ainda “Compre aqui com desconto”.

Sobre os gatilhos mentais

Também chamados de gatilhos sentimentais, o que essa tática faz é aumentar e muito a capacidade de o lead interagir com sua landing page e fazer o que você quer.

Nesse sentido, o gatilho mais famoso e eficiente do mundo é o da escassez, que gera certa urgência na cabeça do cliente e faz com que ele queira comprar rápido.

Às vezes trata-se de dizer “até que durem os estoques”, o que faz a pessoa ficar com medo de perder uma queima de estoque. 

Entretanto, também é possível aplicá-lo em casos mais desafiadores, como o de serviços da área de avaliação patrimonial.

Aí o que sua landing page precisa fazer é gerar a expectativa de uma situação peculiar, como uma promoção que só vai até o fim da semana. Se o cliente fechar depois, pagará 20% ou 30% mais caro.

Algumas outras estratégias

Por fim, lembre-se que a landing page de venda é uma página digital, portanto é preciso considerar algumas regras próprias da internet.

A primeira delas é que seu site precisa ser encontrado e ter um bom tráfego. Para isso, faça SEO (Search Engine Optimization), otimizando a página para os motores de busca.

Com isso, quando o cliente buscar por algo como endereço comercial virtual, sua página aparecerá bem ranqueada, atraindo a maioria dos visitantes.

Você também pode fazer anúncios, como os Links Patrocinados. Assim, sua landing page aparece com destaque no topo das primeiras páginas.

Considerações finais

Portanto, falar em landing page de vendas equivale a tratar de uma das estratégias mais promissoras que uma marca pode aplicar hoje em dia.

Com os conceitos e os conselhos práticos que trouxemos acima, vai ficar muito mais fácil entender como ela pode aumentar o número de vendas da empresa, inclusive aplicando as boas práticas que também explicamos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: