Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Blog: por onde criá-lo e por que utilizá-lo em sua estratégia digital?

19/05/2022 às 15:07 Ajuda

Blog: por onde criá-lo e por que utilizá-lo em sua estratégia digital?

Há muitos cuidados e muitas estratégias que os empresários e gestores de marketing precisam cumprir, entretanto, o blog atrelado ao site institucional do negócio ainda é uma das mais importantes da atualidade, e pode fazer toda diferença.

De fato, nem vamos falar sobre a importância de marcar presença no universo digital, pois isso já não é questão de diferenciar-se, mas sim de sobreviver. O fato é que já se foi o tempo em que simplesmente abrir um site era o suficiente.

Hoje é preciso ir além, em vez de deixar o site institucional da empresa no ar como se ele fosse um cartão de visitas digital, ou ainda uma espécie de portfólio ou cardápio online. Na verdade, uma marca precisa de uma plataforma completa.

Claro que uma oficina que faz limpeza de bancos automotivos e que acabou de abrir as portas não precisa investir uma fortuna nisso, criando desde um domínio próprio com servidores autônomos até um aplicativo original de celular.

Não é preciso começar com tanto, embora se isso for uma possibilidade em termos de orçamento, certamente é algo que pode ser feito. 

Mas, o interessante é que o blog dá uma fortalecida considerável no seu marketing digital, e de modo 100% acessível.

No fundo, qualquer marca pode criar o seu próprio blog, passando a gerar conteúdos originais e de qualidade que vão atrair pessoas, leitores, visitantes e leads do seu público-alvo. Com isso, sua comunicação se torna muito mais assertiva.

Não só não é preciso investir grandes fortunas no blog, como é possível começar ele do absoluto zero sem gastar quase nada para isso. Se você estiver bem informado sobre seu segmento e for criativo, pode escrever seus artigos sozinho.

A parte mais prática de postagem, agendamento de postagem e edição de todo esse material também é bastante facilitada. Há softwares e programas que dão suporte gratuito nesse sentido, tornando tudo bem intuitivo e prático.

Assim, uma loja que vende bateria de 150 amperes para caminhão pode criar toda uma agenda editorial dos conteúdos que serão criados, e simplesmente ir escrevendo as matérias e subindo para que seu público tenha acesso.

Adiante veremos como isso tem uma sinergia incrível com tudo o que as maiores marcas do mundo fazem em termos de estratégia de marketing digital. No fundo, o conceito de geração de conteúdo já existia até mesmo antes da internet.

Só que antes eram as newsletters que algumas marcas imprimiam em forma de revistas, folders e todo tipo de material que era enviado à casa dos clientes pelos correios. Hoje, tudo está digitalizado e muito mais fácil de ser feito.

Tanto que são muitas as empresas que trabalham com a mesma tática de disparar newsletters, só que isso é feito pelo recurso do e-mail marketing. Aliás, geralmente é no blog que o formulário para preenchimento de newsletters aparece.

Com isso, a empresa consegue gerar conteúdo, aproximar o seu público e ainda praticar a famosa geração de leads, que são os contatos comerciais de pessoas que têm um alto potencial de virem a se tornar clientes e compradores.

Adiante veremos melhor como tudo isso se encaixa, ou seja, como uma empresa de insulfilm colorido consegue, em torno do blog, praticar o marketing de conteúdo com um excelente custo-benefício e junto surfar outras vantagens.

Como a do perfil das novas gerações, que estão cada vez mais antenadas com esse tipo de conduta empresarial. 

Além disso, a do funil de vendas, que facilita e muito o processo de vendas da empresa, transformando sua equipe em uma máquina de resultados.

Exatamente por essa razão é que se tornou tão importante explicar, em detalhes, por onde exatamente uma marca pode criar o seu blog. Além de mostrar como isso se encaixa em uma estratégia maior de curto, médio e longo prazo.

Ou seja, detalhando como exatamente ele precisa ser mantido, e quais são os motivos e principais benefícios para investir nisso sem medo. O que também implica trazer alguns conceitos e características mais teóricas.

Sem isso correríamos o risco de cair em afirmações e dicas genéricas, que ajudariam pouco ou nada na rotina daqueles que realmente desejam começar a colocar essa estratégia em prática, sem perder tempo com distrações.

No fundo, tanto faz se estamos falando de uma fábrica de telas de proteção para gatos, ou da loja que vende e instala esse produto. Hoje os blogs já evoluíram tanto que podem ajudar empresas de qualquer segmento ou nicho de mercado.

Portanto, não depende tanto do seu modelo de negócio, se é uma indústria ou um comércio de bairro. 

Ou ainda, se a atuação é de tipo B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer). Basta que haja uma vontade sincera de crescer sem limites.

Desta forma, se o seu grande interesse como empresário, gestor ou mero leitor interessado no assunto, é compreender de uma vez por todas como os blogs vêm revolucionando o marketing de conteúdo, então basta ficar por aqui até o fim do artigo.

O que é um blog, afinal?

O blog nada mais é do que uma espécie de diário online. Tanto que logo que ele surge os blogueiros e blogueiras é que começam a fazer um sucesso tremendo, como marcas pessoais mesmo.

Mas, não demora até que as empresas percebam o grande potencial dessa ferramenta e comecem a investir nela também, de modo sistemático e estratégico.

Mais ou menos como também aconteceu com as redes sociais, que no começo tinha apenas pessoas físicas, mas hoje têm contas e perfis de pessoas jurídicas também, porque logo se percebeu o enorme potencial comercial delas.

Na prática, o blog é algo muito versátil e não impõe muitas regras em termos de tamanho de textos e artigos que serão escritos. A linguagem também pode ser formal ou informal, conforme a empresa prefira e entenda que é o perfil do seu público.

Aliás, hoje nem faz sentido falar apenas em artigos escritos, pois os blogs já começaram a integrar também as multimídias de vários tipos existentes.

Assim, um artigo sobre churrasqueira gourmet pequena pode contar também com áudios, vídeos e até tabelas e slides para enriquecer a experiência do visitante.

As vantagens e benefícios iniciais que o blog pode agregar são:

  • Atração de leads;

  • Fortalecimento da marca;

  • Engajamento do público;

  • Clientes mais conscientes;

  • Custo-benefício positivo;

  • Crescimento sólido;

  • Destaque nos buscadores.

Abaixo vamos detalhar esses pontos, o que importa agora é deixar claro que o blog tem se tornado tão importante que todas as demais estratégias de marketing digital podem girar em torno dele, sem nenhum tipo de exagero.

As próprias redes sociais, por exemplo, podem ter artigos e posts menores que sejam uma derivação dos artigos do blog, que tendem a ser maiores e mais completos.

Por onde criar o blog?

Já falamos da vantagem do seu custo-benefício, no caso, o único gasto obrigatório que você precisa ter é o do registro do domínio, para que seu blog tenha um endereço digital e passe a existir de verdade.

Hoje há plataformas que cobram um valor pequeno, com vencimento anual. Depois disso, escolha a plataforma de criação, que são os famosos CMS (Content Management System), ou seja, Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo.

Eles podem ser gratuitos, então você só precisa desembolsar algo aqui quando já tiver resultados. Uma dica de ouro para uma firma de laudo veicular ECV começar bem é definir sua linha editorial e ter uma agenda em torno dela.

Assim, você define seus temas, sem correr o risco de cair em dispersão ou de confundir o público. Ao mesmo tempo, já evita o famoso “dar um branco”, pois a agenda ajuda a gerar conteúdos antes da data de publicação, mitigando eventuais pressões.

Depois disso, comece a desenhar estratégias de marketing digital propriamente ditas. O interessante é que tudo isso é viciante, pois é natural começar aos poucos e ir evoluindo nessa direção que colocamos aqui.

Pense sempre no SEO

Quem já frequenta a internet há um bom tempo já deve ter ouvido falar no SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização de Páginas para Motores de Busca.

Sendo assim, o blog vai ganhar e muito se investir nisso, lembrando que também se trata de algo gratuito que começa aos poucos.

O primeiro passo é estudar as principais palavras-chave do seu segmento, assim, quando o cliente em potencial pesquisar por lavagem de estofados automotivos, ele encontrará seus artigos bem ranqueados na primeira página.

Ao fazer isso, você consegue impactar muito mais pessoas, fortalecer mais ainda sua marca e crescer de modo sólido e sustentável. Hoje plataformas como Google, Bing e Yahoo estão entre as maiores vitrines digitais do mundo.

Considerações finais

Resumindo, os blogs têm tudo a ver com o perfil das novas gerações, bem como com o funil de vendas, a otimização de páginas e o melhor custo-benefício para qualquer empresa, seja uma oficina de abertura de cofre ou a indústria que fabrica esses mesmos cofres.

Por isso mesmo, acima detalhamos por onde os blogs podem começar a ser desenvolvidos. Além de ter mostrado claramente os motivos de adotar essa estratégia nas campanhas de marketing digital do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: