Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Banco de dados: como começar o projeto de programação?

14/09/2018 às 17:07 Hospedagem de Sites

Banco de dados: como começar o projeto de programação?

Ao desenvolver um novo sistema a criação do banco de dados é uma das partes mais fundamentais para que tudo funcione bem no futuro.

Por isso, elaborar um banco de dados não é tarefa fácil. É preciso que os detalhes sejam bem alinhados entre cliente e programador e que o programador saiba bem o caminho para uma criação de sucesso.

E para você não errar, no texto de hoje trouxemos algumas etapas que podem te ajudar na hora de começar um projeto de programação de banco de dados, vamos lá? Mas antes, vamos explicar o que é um banco de dados e qual a sua verdadeira importância.

O que é um banco de dados?

Um banco de dados nada mais é do que um local onde são guardadas informações, dados que se relacionam como uma lista telefônica ou uma lista de pessoas e funções.

Os bancos de dados são gerenciados por mecanismos que garantem a integridade, sigilo e acesso rápido dessas informações, como o SGBD, Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, ou em inglês DBMS, Data Base Management System.

Um banco de dados mal elaborado pode colocar em risco todas essas informações e assim acabar com a empresa que as gerencia.

Qual a importância de um banco de dados?

O banco de dados é tão importante que mesmo sem um sistema quase todo lugar possui um espaço para a organização das informações, seja numa planilha no computador ou até mesmo em um caderninho.

Portanto, um banco de dados de verdade tem sua importância na facilidade de armazenamento de informações e no rápido acesso à elas.

Com um banco de dados eficiente você não precisa se preocupar com quem o acessa, já que isso é definido no processo de criação, também pode ficar tranquilo com a questão da segurança, uma das partes mais fundamentais pra quem lida com banco de dados, já que a perda dessas informações, dependendo da sua importância, pode significar o fim de uma empresa.

Leia também: Hospedagem ilimitada existe

Quais são as etapas para começar um projeto de programação de banco de dados?

Quando se fala na elaboração de um banco de dados há algumas etapas a serem seguidas que podem te ajudar na hora de começar o seu projeto de programação.

Através dessas etapas, juntamente com as ideias do cliente, o programador irá desenvolver um banco de dados únicos e que atenda às necessidades informadas.

Portanto, é muito importante que o cliente saiba exatamente o que precisa, para então, passar informações concretas para quem está programando.

As etapas são:

  • Análise de requisitos
  • Projeto conceitual
  • Projeto lógico
  • Projeto físico

Já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos tem preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano). 

A análise de requisitos

A primeira etapa para começar um projeto de programação de banco de dados é analisar os requisitos.

Todas as outras etapas dependem do sucesso dessa análise, caso ela não seja feita corretamente, ou algo não esteja devidamente alinhado, daqui em diante tudo poderá seguir para um caminho errado.

Na análise dos requisitos são feitas muitas reuniões com todas as pessoas que participarão e utilizarão esse sistema para que sejam colocados à mostra a real necessidade desse sistema.

Qual a sua função? Como ele deverá funcionar? Nessa etapa são criados os minimundos, ou seja, a criação textual ou visual desse novo universo.

Projeto conceitual

Após uma boa análise de requisitos começa a ser desenvolvida a segunda etapa que é o projeto conceitual.

Essa etapa consiste em descrever o conteúdo e as regras estabelecidas desse novo sistema.

Os elementos conceituais que os compõe e como eles se relacionam.

Na maior parte das vezes é utilizado um modelo chamado Modelo de Entidade-Relacionamento para definir como esses elementos e relacionamentos funcionarão. 

Projeto lógico

Na etapa do projeto lógico essa parte conceitual começa a ganhar uma estrutura.

É pensado as tabelas, tamanhos dos campos e tipos de dados que vão compor esse novo sistema.

Essa etapa, como o nome já diz, precisa ser bem pensada e estruturada para que não passe adiante nenhum erro.

Projeto físico

O projeto físico tende a ser uma das etapas mais longas e que precisa de muita atenção do programador.

Por se tratar da fase final do projeto de programação é a hora de também definir todos os detalhes restantes.

Aqui é definido a segurança desse novo sistema, quem poderá acessá-lo e como funcionará a rotina de backups.

Além disso, é nessa parte do projeto que o sistema ganha forma e são definidos os softwares utilizados, como será feito o armazenamento dos dados, o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) utilizado e os scripts, e vale ressaltar que para a escolha do script é preciso saber qual melhor se encaixa no seu projeto e como ele deverá ser executado, já que há diversos modelos disponíveis.

Leia também: Como criar um blog

Como puderam perceber o projeto começa a se desenvolver através das ideias apresentadas e termina com a implementação e funcionamento do sistema, respeitando uma estrutura complexa, mas necessária.

Ao começar um projeto de programação de banco de dados seguindo todas essas etapas a chance de criar um sistema de sucesso é cada vez maior.

Claro, é preciso que tudo seja muito bem alinhado com o cliente para que não haja necessidade de correções no sistema, já que isso pode ser mais trabalhoso do que a própria criação.

Esperamos não só que você tenha aprendido melhor como começar um projeto de programação de banco de dados, mas que você também possa utilizar todas essas dicas para aplicar em outros segmentos de sua vida profissional.

Afinal, é assim que se evolui!

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: