Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Backup online, qual a importância para a segurança?

28/08/2017 às 09:00 Hospedagem de Sites

Backup online, qual  a importância para a segurança?

Uma das questões mais importantes quando se fala em ter seu próprio site é sem dúvida a segurança. Quem é que nunca sentiu medo de ser atacado e prejudicado em seu site, blog ou loja virtual? Esse medo existe porque o perigo é real e nós sabemos que todo cuidado é pouco para cuidarmos dos nossos negócios e deixá-los a salvo de qualquer tipo de ataque ou malware que possa vir a tomar conta dele. Também sabemos que hoje em dia não basta apenas ter um bom software de antivírus, pois eles também têm suas falhas e ataques podem vir de diversos lugares. Por essa razão, hoje em dia não é só importante saber como se proteger de tais ataques, mas também saber como agir caso seja vítima de algum deles. E é nesse momento que começamos a ter noção da importância de um backup online para a segurança do seu negócio online.

O que é backup online?

O backup online tornou-se essencialmente o mesmo que o backup em nuvem. Antes do uso do termo nuvem, o backup on-line significava apenas fazer backup através da hospedagem de site. Hoje em dia, esse site é quase sempre algum tipo de nuvem. Os clientes podem pagar um provedor para lidar com backups, com os preços variando de acordo com a capacidade, frequência e tamanho de backups; Largura de banda e também número de usuários. As empresas também podem usar o software de backup tradicional para mover dados para uma nuvem pública. O processo é semelhante ao backup convencional, feito em uma mídia física, exceto que os dados passam pela rede para o site do provedor.

Veja também nosso post: A importância do backup

O grande diferencial dos serviços usados antigamente para o termo "nuvem", é a democratização do uso desse serviço. O serivço de nuvem criou uma revolução tecnológica para pequenas empresas e empreendedores online, oferecendo acesso a uma variedade de recursos que normalmente apenas grandes empresas poderiam pagar anteriormente. Usando uma conexão à internet e um navegador, as pequenas empresas podem aproveitar o software e os serviços que precisam e pagar o que eles usam mensalmente como serviços de utilidade. Você, como uma pequena empresa ou empreendedor online, pode se juntar à nuvem para acessar tudo, desde backup de dados até sistemas de gerenciamento de relacionamento com clientes. Então começamos a entender melhor como um backup online se tornou mais importante e mais aberto para todos nos últimos anos.

Como o bakcup online ajuda na segurança?

À medida que seus dados são armazenados na nuvem, você não está sujeito às ameaças típicas como incêndio, inundação ou roubo de servidores. De fato, os dados que são armazenados na nuvem geralmente são armazenados em servidores e sistemas seguros e criptografados, o que minimiza os riscos que seus dados podem correr. No entanto, é necessário lembrar que, embora alguns armazenamentos de nuvens ofereçam serviços de criptografia, você ainda pode se sentir não muito seguro e dependendo do tipo de dados que você deseja armazenar, você ainda tem a possibilidade de investir em serviços adicionais de segurança na nuvem.

Fazer backup para uma unidade de HD ou USB pode ter pouco valor, se estiver danificado ou perdido, assim como o seu computador. Sempre há diversos riscos, como fogo, vírus de computador, roubo, inundações e falhas de hardware quando você armazena cópia de backup em um local remoto, longe do seu computador. A importância de um backup online para a segurança se dá a partir do momento que não há nada físico que possa se danificar ali. Seus arquivos estão à salvo na nuvem.

Um backup online pode te ajudar com o tempo

Um serviço de nuvem pode ajudar a garantir que você possa recuperar as versões mais recentes de seus dados no caso de um falha no sistema do local ou um desastre, como já citamos anteriormente, como um incêndio ou uma inundação. Você pode escolher um serviço baseado em nuvem para fazer backup de seus dados de forma frequente ou automática em um local seguro, de modo que, se ocorrer o inesperado, você pode fazer o backup em poucos minutos. Muitos provedores oferecem backup geo-redundante, um tipo de bakcup onde seus dados são salvos em vários centros em vários locais, para melhorar a segurança. Assim, é possível compreender de forma mais concreta qual a importância do backup online para a segurança de seu negócio online. Não é fácil ter que se preocupar com tantas questões de segurança ao mesmo tempo em que precisa garantir o bom funcionamento do seu site. Por isso, um bakcup online é importante não só para a segurança, mas também para te ajudar a administrar o seu tempo e conseguir se ocupar com outras questões, mesmo quando algo ruim acontecer com o servidor.

Conseguiu entender qual é a importância de um backup online para a segurança de seu negócio? É sempre importante saber que, por mais que você se proteja, ataques podem acontecer a qualquer momento e você precisa estar preparado para saber como lidar e reverter a situação. Um backcup online vai servir justamente para te deixar mais tranquilo e evitar que você se prejudique de qualquer forma. Também é importante lembrar que o backup online também pode te salvar caso haja problemas com o servidor e você perca seus arquivos. Ainda que raros, esses casos existem e nesse momento um backup online também pode aparecer como um "salvador da pátria".

Saber se proteger e usar estratégias para se recuperar é essencial hoje em dia para quem possue negócios online. É claro que o backup online não é a única delas, mas com certeza é uma das mais úteis e muito usada por trazer segurança e tranquilidade para muitos. De qualquer forma, é sempre bom saber que você tem uma segurança, seja para o caso de um ataque ou por algum acidente com servidor. São diversas as vantagens e funções de utilizar esse tipo de serviço, por isso é sempre bom estar atualizado e atento a todas as novidades que surgirem sobre o assunto.

Gostou de nosso post? Compartilhe: