Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Aumente o valor do seu serviço de freela desenvolvendo suas habilidades

30/07/2018 às 18:28 Ajuda

Aumente o valor do seu serviço de freela desenvolvendo suas habilidades

Desde cedo, somos educados para não fazermos nada de errado e sermos os mais assertivos possível, em todos os aspectos. As pessoas costumas enxergar muito mais os nossos defeitos do que as qualidades.

Com o freelancer é a mesma coisa. Mas como esse profissional pode desenvolver algumas importantes habilidades e aumentar o valor do seu serviço? Esse artigo vai tratar exatamente disso. Leia até o final e saiba mais. 

O que é habilidade?

Quando nos tornarmos empreendedores, buscamos sempre o crescimento e as realizações para o êxito do nosso negócio.

Mas é nesse momento que surge uma barreira que parece ser algo intransponível: a identificação e o desenvolvimento de nossas melhores qualidades, ou seja, das nossas habilidades. 

A palavra habilidade significa capacidade, ou seja, é uma qualidade da pessoa que é aperfeiçoada, treinada e desenvolvida.

Em outras palavras, é o saber fazer algo muito bem. 

As habilidades de um freelancer é tudo aquilo que você faz melhor do que ninguém e faz com muita paixão, ou seja, é aquela solução que você entrega para seu cliente e recebe a aprovação de 100% dele.

Sabe aquele tema que você estuda à exaustão e aprofunda mais do que seus concorrentes? Isto é habilidade. Leia nosso post sobre hospedagem ilimitada existe

Desenvolvendo as habilidades

Não existe uma receita mágica para o freelancer desenvolver suas habilidades e nada cai do céu.

O segredo para que isso é dedicação, esforço e trabalho árduo. Mas algumas dicas podem te ajudar bastante com isso.

Auto avaliação

Faça uma auto avaliação identificando quais são suas principais qualidades e como elas podem te ajudar na sua carreira de freelancer empreendedor. 

Para ajudar, faça um lista com suas principais habilidades. Você pode, por exemplo, criar um sistema de pontuação e classificar quais delas merecem mais atenção e precisam ser mais trabalhadas. 

Domínio de ferramentas online

O domínio de ferramentas online é uma habilidade essencial quando o assunto é serviços freelancer.

Mas você sempre deve ir além. Aprimore seus conhecimentos em Hospedagem de site gratuito

Não deixe de ler hospedagem de site barata!

Por exemplo, se você é um expert em diagramação, pense nas possíveis soluções para os clientes que essa habilidade pode gerar. 

Vivemos na era da internet e você precisa estar familiarizado com todas as ferramentas que esse meio proporciona para facilitar o seu trabalho. 

Foque nas atividades que mais gosta

Outra dica bacana é focar nas atividades que estão conectadas com os seus objetivos de vida e que te dão mais prazer em serem feitas.

A maioria das pessoas fazem com muito mais perfeição aquilo que gostam do que o contrário. Pense nisso e invista em algo que gosta de fazer! 

Especialize-se, sempre!

Outra forma de desenvolver suas habilidades é determinar um tempo durante o dia para especializar nos assuntos da sua área.

Vale de tudo: e-books, sites, blogs e até aquele velho livro sobre designer que você estudou na faculdade, por exemplo. 

O que não vale é ficar de braços cruzados esperando o conhecimento cair do céu.

Almejar novas habilidades e tentar aprender coisas novas também é muito bem-vindo na vida de um freela. 

Saiba reconhecer as oportunidades

O freelancer vive do seu trabalho e saber reconhecer as oportunidades e se especializar em pelo menos uma área é fundamental.

Lembre-se sempre de que atrás de cada projeto pode ter uma ótima oportunidade de trabalho e grande parte do sucesso como freela está em saber reconhecer e abraçá-la. 

Seja um freelancer ativo na sua área e não perca a chance de aumentar o seu networking, pois ele é fundamental para você ter mais chances de negócio.

Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Fique sempre por dentro das últimas tendências do mercado e ative seu olhar crítico, pois isso o ajudará a reconhecer todas as oportunidades que podem estar bem perto de você. 

Comunique-se com clareza

Um bom freelancer deve ser um ótimo comunicador. Ele deve ser bastante claro, direto e conciso.

Além disso, saber escutar os clientes e aceitar os feedbacks é essencial para aprimorar as habilidades. 

Por isso, comunicar-se sempre de maneira clara com os seus clientes é fundamental para que o projeto saia de acordo com o esperado por eles e por você. 

Quanto mais claro o freelancer for, melhores serão os resultados, pois uma comunicação inconsistente leva à confusão e a total falta de satisfação dos seus clientes. 

Saiba negociar o preço

Saber colocar um preço em seu trabalho é um dos grandes desafios de vários freelancers.

Na verdade, é uma faca de dois gumes:  se você coloca um preço salgado demais, o cliente pode preferir o concorrente que cobra mais barato e se você coloca um preço muito baixo, leva o cliente a duvidar da qualidade do seu trabalho. 

O segredo é saber dosar o preço: nem muito caro e nem barato demais.

Saiba negociar com seu cliente de forma que o preço seja interessante para ambas as partes e não só para o freelancer. 

Saiba quando dizer não

Diversos profissionais acreditam que dizer não é sinal de fraqueza, falta de profissionalismo ou até mesmo ganância.

Mas é exatamente o oposto e para ser um freelancer bem sucedido na profissão escolhida, é preciso saber quando dizer não na hora certa. 

Os motivos podem ser vários: prazos apertados de entrega, dinheiro ou até falta de conhecimento em desenvolver alguma tarefa no job. 

Aceite somente os trabalhos que realmente você sinta que esteja preparado para fazer com maestria e que vai entregar um ótimo resultado. 

Jamais se sobrecarregue de trabalho por medo de perder seu cliente, pois tudo pode ser negociado em tempo hábil. Lembre-se de que toda solução deve ser viável para ambos. 

Aprenda a gerenciar o seu tempo

Se você é freelancer e trabalha em casa, as chances de sua improdutividade aumentar são altas se você não começar a se impor limites. 

As distrações estão por toda parte e tudo só depende de você procurar uma forma de eliminá-las e deixá-las para a hora do almoço ou depois das atividades. 

Sua produtividade está diretamente ligada à essa habilidade de gerenciar seu tempo. Saber administrar seus horários é um enorme desafio para quem trabalha home office. 

Conclusão

Desenvolver suas habilidades profissionais pode trazer diversos benefícios a curto prazo. Vale ressaltar que cada habilidade adquirida já traz um ganho para sua carreira.

Dessa forma, você pode se promover melhor, aumentando o valor do seu serviço de freela e prosperar na carreira. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: