Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Atendimento Online: 5 regras básicas para atender

30/05/2018 às 15:25 Marketing

Atendimento Online: 5 regras básicas para atender

Atualmente, existem diversas ferramentas de atendimento online que podem fazer muito pelo seu negócio dentro do marketing digital!

Mas alguns pontos precisam ser trabalhados na sua empresa para que o atendimento online aos clientes seja excelente, para que possa potencializar ainda mais os seus resultados e a satisfação dos seus clientes.

Esse artigo traz 5 regras básicas para que o atendimento online seja satisfatório, resolva o problema do cliente e jamais se torne mais um para ele. Leia até o final e saiba mais sobre o assunto. 

Treinamento da equipe

Uma equipe bem treinada, seja com o sistema de chat ou com outra forma de atendimento online pode definir o sucesso do seu negócio, fechar um grande venda ou qualquer outro tipo de conversão interessante para o seu site.

É importante que todos os colaboradores deste setor se envolvam e tomem conhecimento dos procedimentos relacionados ao atendimento, para que, no caso da falta de alguém, o cliente não seja prejudicado e, consequentemente, seus resultados também não.

Sua equipe deve ser altamente treinada e capacitada para solucionar os diversos problemas alheios.

Um boa dica é conversar com sua equipe pessoalmente e de forma regular sobre o que é ou não um bom atendimento ao cliente.

Além de informação, dê a cada membro da equipe poder para que eles possam sozinhos colocar em pratica os bons costumes do atendimento e entender melhor o cliente.

Seja amigo de sua equipe de atendimento, afinal de contas, são eles que lidam direto com a razão de existir do seu negócio. Leia nosso post sobre fidelizar clientes com email marketing

Agilidade

Atender de forma rápida, de forma clara e demonstrando interesse pela dúvida do cliente é fundamental no atendimento online. Uma conversa em tempo real tem que fazer jus ao nome, ou seja, tem que ser uma conversa.

No momento em que o cliente entra em contato pelo chat, o atendente deve estar de prontidão para começar, manter e encerrar o atendimento de forma clara, além de solucionar o problema ou dúvida pelo qual o chamado foi aberto.

É claro que alguns problemas podem demorar um pouco mais a serem resolvidos, mas agilidade é tudo.

Quando o cliente entra em contato, ele deseja uma solução o mais rápido possível e não via querer ficar esperando 1 ou 2 dias para um retorno.

Ter um ágil atendimento online e que resolva o problema do cliente em menos tempo, é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Seja útil, mesmo que seja somente uma informação corriqueira sobre algum assunto. Aprimore seus conhecimentos sobre Dicas para fazer um e-mail marketing de sucesso

Não deixe de ler hospedagem de site barata!

Organização

Defina com toda sua equipe uma linguagem para a comunicação, os métodos e procedimentos do atendimento online, bem como metas do trabalho realizado. Envolva os seus colaboradores como se fossem uma equipe de vendedores de uma loja física.

Afinal de contas, o canal de venda até pode ser diferente, mas os objetivos são sempre os mesmos. Ser organizado quando se trabalha com atendimento online é fundamental para que a empresa se destaque no mercado.

Vale sempre ressaltar que as pessoas sempre esperam mais do que elas gostariam e no atendimento online isso pode ser percebido facilmente. Não pense que um gesto precisa ser grande para ser eficaz. Organização é tudo!

Oportunidades de vendas

Não perca nenhuma delas, mesmo que implicitamente. Os clientes que buscam atendimento online via chat estão prestes a converter ou a aumentar uma conversão já realizada.

É justamente nessa hora que o lado vendedor do atendente precisa aparecer para aproveitar a oportunidade de apresentar produtos relacionados, novidades ou upgrades naquela compra.

O cliente perguntou sobre algum outro produto? Não perca tempo e mostre todas as vantagens de um upgrade do plano ou de vender um produto com mais benefícios.

Às vezes, era exatamente isso que o cliente estava procurando no atendimento.

Ambos os lados ganhas: o cliente por conseguir o que queria e sua empresa, por fechar mais uma venda, além de proporcionar uma experiência positiva para o cliente.

A questão é saber o momento certo de oferecer os produtos ou serviços, sem irritar o ciente.  Uma dica: nunca faça promessas que não possa cumprir, certo? Conheça nosso serviço de Email Marketing

Escute seu cliente

Confiabilidade é uma das mais importantes palavras-chave para qualquer bom relacionamento e no atendimento online ao cliente não é uma exceção. Jamais faça o cliente duvidar de sua palavra, pois isso pode comprometer todo o seu negócio.

Como foi dito anteriormente, pense bem antes de fazer qualquer promessa, porque nada irrita mais os clientes do que uma promessa não cumprida.

Por um momento, se coloque no lugar do cliente e responda: existe algo mais irritante do que dizer a alguém o que você quer ou o qual é o seu problema e depois descobrir que essa pessoa não prestou atenção e você precisa explicar tudo de novo? Com certeza, não.

Dialogue com seu cliente e mostrar-lhe que você está ouvindo, fazendo as respostas adequadas e sugerindo algumas formas de resolver o problema. Preste atenção no que ele diz e concentre somente em suas questões. 

É claro que ninguém gosta de ouvir reclamações de outras pessoas, mas sua equipe precisa saber lidar com isso para o bem comum de todos os envolvidos.

Somente o fato de você demonstrar que está escutando a reclamação do seu cliente com atenção pode fazer que ele tenha mais consideração pelo seu serviço.

Lembre-se de que quando alguém faz uma crítica contra sua marca, isso significa que ela se importa e está preocupada com a sua empresa.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso Blog ISBrasil você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.

Para nós o atendimento ao cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: