Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Ataques por meio de atualizações falsas: Saiba como evitar

29/08/2018 às 19:43 Ajuda

Ataques por meio de atualizações falsas: Saiba como evitar

Quem tem um site ou pelo menos trabalha na internet há algum tempo, sabe que segurança nunca é demais. Os ataques que podemos sofrer são constantes e podem aparecer vindos de qualquer direção.

Muitas vezes só um software antivírus não consegue dar conta sozinho de tantas formas diferentes de ataque e é por isso que você precisa pensar em outras formas de se proteger.

Mas para saber exatamente como se proteger, é importante conhecer bem o perigo e por isso hoje vamos falar sobre ataques por meio de atualizações falsas. Saiba como evitar e fazer com que esse perigo se afaste do seu negócio online.

Você já conhece o nosso serivço de Hospedagem WP? Confira todas as vantagens que você pode ter!

Como esses ataques funcionam?

Os ataques por meio de atualizações falsas podem ocorrer de diversas maneiras. Alguns dos mais simples, como avisos que algum de seu software precisa urgentemente de uma atualização, podem atingir os desavisados e desatentos.

Há também os mais maliciosos que visam atingir até mesmo aqueles que mais prestam atenção nessas horas. São links disfarçados, que oferecem uma interface idêntica às usadas para atualizações comuns e que, por isso, te passam confiança.

Uma vez que esses softwares estão instalados em seu computador ou no sistema do seu site, dependendo da atualização que você fez, eles podem oferecer diversos tipos de risco.

O mais comum é o roubo de informações, já que diversos tipos de vírus conseguem rastrear todos os seus passos e descobrir senhas, por exemplo.

Esse tipo de ataque normalmente está destinado a roubar através de movimentações bancárias que você faz e, na grande maioria das vezes, você acaba sem perceber o que realmente está acontecendo.

Esse é só um exemplo de como muitos desses malwares funcionam e podem afetar você e seu negócio online. Mas então como evitar ataques por meio de atualizações falsas?

Você também pode se interessar: Hospedagem ilimitada existe?

Não deixe de ler hospedagem de site barata!

Quais as melhores formas de evitar?

Vamos listar aqui algumas das melhores formas de evitar ataques por meio de atualizações falsas. É muito importante saber todas elas, até mesmo porque algumas dessas dicas servem também para outros tipos de ataque. Elas são:

  • Entenda o funcionamento das atualizações
  • Atualize softwares sempre da mesma forma
  • Tenha sempre o antivírus
  • Preste Atenção!

Vamos falar sobre cada uma dessas formas de evitar esse tipo de ataque para que você entenda como cada uma delas funciona e porque são tão importantes.

Entenda o funcionamento das atualizações

Existem diferentes tipos de software que são usados para manter um negócio online. Alguns deles exigem uma atualização a cada mês, outros uma a cada três meses, enquanto existem aqueles que possuem atualizações mais frequentes.

Uma das principais dicas para evitar ataques por meio de atualizações falsas é conhecer cada software que você possui, pois assim você vai saber a frequência da atualização de cada um, a forma como ele pede que ela seja feita, a interface do software, etc.

Dessa forma, você consegue evitar um grande número de problemas.

Atualize softwares sempre da mesma forma

Essa dica funciona como uma extensão do tópico anterior. Uma vez que você entende o funcionamento de cada software que você possui, crie o hábito de fazer as atualizações sempre da mesma forma, prestando atenção em cada passo que eles exigem.

Por mais que as atualizações falsas consigam simular a atualização de um software de forma convincente, na maioria das vezes você vai conseguir perceber alguma diferença, seja de cor, de fonte ou da forma como os botões estão localizados.

Interessado em Hospedagem de Sites? O nosso plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Tenha sempre o antivírus

Um software de antivírus sempre está atento a tudo que acontece no seu sistema, seja ele o servidor do site ou seu computador pessoal. Muitas vezes, se você acaba deixando escapar alguma atualização falsa, ele consegue identificar rapidamente que aquilo se trata de um malware e eliminá-lo rapidamente.

É claro que as atualizações dos antivírus precisam sempre estar em dia para que isso funcione com máxima potência, mas ainda assim essa é uma ferramenta que pode te livrar de muita dor de cabeça.

Preste Atenção!

Muitos dos ataques por meio de atualizações podem ser evitados com um pouco mais de atenção.

Como você pôde perceber, muitas das dicas que demos aqui são feitas para que você adquira o hábito de verificar seu sistema e saber como cada um dos seus softwares funciona.

Isso porque dessa forma você acaba conseguindo identificar algo que não é totalmente confiável ou, pelo menos, desconfiar daquilo. A desconfiança é importante porque assim você pode falar diretamente com o desenvolvedor para saber se a atualização é real mesmo ou saber essa informação através de uma pesquisa em sites confiáveis.

Existem muitas formas de evitar ataques por meio de atualizações falsas e é muito melhor evitar do que ter que lidar com o problema mais tarde.

Leia também: Vantagens de criar um blog em Wordpress

Ter um negócio online exige conhecimento em diversas áreas para que você fique dentro de tudo o que acontece em seu site, mas o mais importante de tudo é saber como cada setor está lidando com suas questões.

Ter bons resultados de venda não depende apenas do marketing e de como você lida com os clientes. Existem algo mais profundo, que vai além disso. A proteção é uma questão primária, uma prioridade para que o resto possa funcionar e fazer o site crescer.

Ter a consciência que esse tipo de ataque existe e que é possível evita-lo já é um passo a mais em direção a segurança.

Essa é uma caminhada que não tem fim, é claro, mas que se torna muito mais fácil se você buscar conhecimento.

Gostou de nosso post? Compartilhe: