Afinal, o que são fake news e por que você precisa saber disso?

11/05/2018 às 10:21 Ajuda

Afinal, o que são fake news e por que você precisa saber disso?

Nos últimos tempos, tem surgido muitas notícias falsas na web. Com isso, muitos boates sem um pingo de verdade tem sido espalhados e prejudicado instituições e pessoas. Estes são os chamados fake news, que tem confundido bastante os usuários que pesquisam no Google e checam direito o seu feed de notícias em redes sociais.

Isso se deve a falta de apuração de notícias e também a tentativa de atração de likes e de tráfego através de notícias sobre situações extraordinárias.

E não são apenas veículos de informações tradicionais como jornais, revistas, TV e rádio que divulgam estas informações como também blogs e sites de internet, além de muitos usuários utilizarem seus próprios perfis para disseminar inverdades.

Se você é um produto de conteúdo para internet deve se atentar cada vez mais ao conteúdo que você gera para a web. O ideal é intensificar o processo de pesquisa e apuração dos fatos para não errar nas informações fornecidas aos seus leitores.

Este é o caminho para se criar um conteúdo relevante, de alto valor visando informar e fazer seus clientes comprarem seus produtos. Por isso, é preciso tornar seu conteúdo cada vez mais a prova de qualquer má informações, tornando-o cada vez mais robusto.

Sabe o que é revenda de hospedagem? Conheça aqui a Revenda de hospedagem com cPanel e descubra como desfrutar desse serviço!

O que são fake news?

O fake news como já citamos vagamente acima é um conteúdo falso, com informações inverídicas ou também pode ser uma notícia que conta os fatos de uma forma diferente, omitindo ou invertendo situações e fatos.

Com o aumento do uso de blogs na internet, hoje em dia qualquer usuário da rede pode escrever notícias e por isso o número de notícias falsas cresceu tanto na web nos últimos tempos.

O advento da tecnologia apesar de facilitar e dar voz aos usuários que queiram gerar conteúdo, também deu ferramentas para que possam ser geradas fake news com qualidade profissional.

Uma das técnicas mais utilizadas para a criação do fake news são as pós verdades, que são notícias que parecem muito serem reais, ou seja, são fatos que poderiam ter acontecido. Usar este método na hora de escrever um conteúdo é o objetivo dos criadores de fake news para deixar os leitores mais estimulados a ler seus conteúdos.

Conheça aqui 5 Estratégias de Marketing Eleitoral que preparamos para você conhecer!

Qualquer usuário de rede social, com certeza, já compartilhou ou já teve amigos que compartilharam publicações de fake news com notícias totalmente falsas, mas que em certos momentos fariam sentido para muitos usuários.

A divulgação desse tipo de informações atingem principalmente figuras públicas, principalmente da área de entretenimento como atores, atrizes e profissionais da empresa e também tem grande disseminação na área política, ajudando a criar inverdades sobre certo candidato em época de eleição.

A promoção de fake news é algo que gera um forte debate nas redes sociais, promovendo discussões em cima de informações falsas. Geralmente, muitos usuários mesmo após saberem que as notícias não são verdadeiras, costumam manter suas posições, por questões ideológicas para ganhar os debates, o que é um erro.

Com tanta desinformação na internet, é preciso combater fortemente a divulgação de fake news e por isso muitas redes sociais e sites de geração de conteúdo na internet estão utilizando filtros para coibir a promoção das notícias falsas, atuando como uma verdadeira “polícia da internet”.

Por que preciso saber o que é fake news?

A resposta é óbvia, mas vamos lá: Para não ser enganado! Os criadores desse tipo de conteúdo geram esse tipo de notícia para enganar usuários, fazendo-os consumirem seu conteúdo e se aproveitando para ganhar com isso através de publicidade online, entre outros meios de geração de lucro.

Com a massificação da internet mundial é importante estar atento como usuário a qualquer tipo de informação. Afinal, esse tipo de publicação não visa apenas a divulgação de ideias e fatos falsos, mas também podem enganar diversos usuários através de golpes que são usados para tirar dinheiro de quem dá crédito a esse tipo de conteúdo.

Confira mais dicas sobre revenda de hospedagem.

Como consigo identificar fake news?

Confira abaixo nossas dicas para conseguir identificar informações falsas na internet para não divulgar as notícias em suas redes sociais, ajudando a dar voz a fake news.

Não compartilhe nenhuma publicação antes de ler

Um fato muito comum, principalmente nas redes sociais, é o compartilhamento e as reações em conteúdos sem ler o que está contido nele. Com o mundo andando cada vez mais rápido, muitos usuários curtem e compartilham notícias em seus perfis apenas por verem títulos chamativos.

A leitura é essencial para conseguir identificar alterações importantes ou suspeitas no conteúdo, isso inclui informações falsas, imagens falsas ou o uso de certos trechos postos fora de contexto.

Também é importante checar a data de produção do conteúdo, se há nele muitos erros gramaticais e ortográficos e conferir se é possível saber quem escreveu o conteúdo.

Faça uma pesquisa sobre a reputação do veículo

A disseminação em massa de fake news fez com que muitos usuários taxassem certos sites e blogs como “criadores de notícias falsas”, manchando a reputação destes veículos online. Diferente de sites como o Sensacionalista que criam notícias falsas para gerar humor e não boatos, muitos sites já são conhecidos para serem criadores de polêmicas falsas.

Nestes casos, o ideal é pesquisar no Google e nas redes sociais se existe um indício de reputação duvidosa quanto ao site que divulgou o conteúdo. Isso fará com que você já tenha uma noção de quem costuma divulgar fake news na internet.

Além das dicas dadas acima, o mais importante é que você utilize o bom senso e se ponha no lugar de outras pessoas. Afinal, você não gostaria que boatos a seu respeito fossem criados e ganhassem destaque na internet, não é mesmo?

Por isso, use todos os recursos disponíveis para identificar esse tipo de notícias e não apoie essa prática, sempre buscando informações através de fontes oficiais ou confiáveis.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: