Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 Estratégias de Marketing Eleitoral para começar hoje!

14/04/2018 às 10:33 Ajuda

5 Estratégias de Marketing Eleitoral para começar hoje!

Em uma campanha eleitoral, os candidatos possuem tempo bastante limitado para fazer o público conhecer sua identidade e suas principais propostas de governo.

Mas isso não é tão simples de se fazer, já que há vários outros candidatos também estão tentando fazer a mesma coisa.

Se você está passando por isso, precisa conhecer 5 importantes estratégias de marketing eleitoral e usar todos os recursos de comunicação que os candidatos têm à disposição para fazer o eleitor não esquecer da sua imagem. Leia todo esse artigo e saiba como fazer isso.

Pode te interessar saber sobre hospedagem de site barata!

Meios para se fazer uma campanha

Primeiramente, você precisa conhecer os meios usados pelos candidatos para divulgar propostas e conquistar votos.

Horário eleitoral

Trata-se do espaço de propaganda gratuita dedicado às campanhas eleitorais. Como milhares de pessoas ainda assistem à televisão e escutam o rádio, esse é um meio que não pode ser negligenciado pelos candidatos.

As campanhas mais onerosas e de maior tempo conseguem fazer produções de mais qualidade, com belas gravações, trilha sonora, roteiro e narradores. Mas até mesmo as produções mais simples podem ser efetivas e darem resultados. Leia nosso post sobre revenda de hospedagem de site barata.

Debates

Esse é um dos momentos mais delicados de uma campanha, porque é um espaço de confronto de ideias e discussões mais aprofundadas dos principais temas de governo.

O candidato precisa mostrar toda sua preparação, para que consiga passar uma mensagem convincente e positiva ao público. Ao mesmo tempo, ele deve tentar contradizer ou desqualificar as afirmativas de seus concorrentes.

Slogans e jingles

Slogans são mensagens curtas, simples de lembrar e facilmente vinculáveis a uma pessoa, marca ou objeto, além de serem muito usados nas eleições.

Já os jingles são músicas criadas para as campanhas publicitárias em geral e que também são muito usadas em campanhas eleitorais. Essas mensagens podem até não garantir todos os votos necessários ao candidato, mas tem o poder de colocá-lo na disputa eleitoral. Conheça nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Campanha online

Os brasileiros passam boa parte do tempo navegando na internet. O candidato que souber aproveitar esse fato pode conseguir alcançar um grande número de pessoas via online, pois a internet é um espaço de exposição ilimitada.

Se na propaganda na TV ou no rádio, o candidato possui apenas alguns minutos para falar, na internet ele pode ter um site disponível 24 horas por dia.

O único problema é que a atenção dos usuários na internet é limitada, devido ao excesso de informações que chega a todo instante. Por isso, ser criativo é fundamental.

Discurso eleitoral como ficção

O discurso utilizado nas campanhas eleitorais pode possuir uma natureza ficcional, uma vez que o candidato se aproveita de uma interpretação que apenas se aproxima da realidade.

Outro motivo é que não existe nada que garanta a real concretização do futuro prometido nas campanhas. A estratégia mais básica de argumentação usada pelos candidatos é a lógica argumentativa que segue o seguinte padrão:

  • Primeiramente, ela expõe uma leitura específica de como é a realidade atual e depois descrevem um mundo futuro que seja desejável para a maioria dos eleitores.
  • Em seguida, argumenta que suas propostas são a melhor maneira de se alcançar tal mundo futuro desejável que todas as pessoas desejam. Por fim, tentam convencer o eleitor de que a única maneira de se colocar a proposta em prática é votando no candidato. Veja como o candidato pode passar uma imagem mais positiva para o eleitor.

Mostrar os pontos fortes, esconder os pontos fracos

Naturalmente, os candidatos evitam explicitar ao público os assuntos que os adversários tenham mais domínio ou um apoio maior do eleitorado. Fazer com que o eleitor olhe para um lado e não para o outro é crucial no marketing eleitoral.

O motivo é bem simples: cada vez que o eleitor nota um ponto fraco do candidato, a tendência é que ele perca votos. Mas desviar de assuntos em que o candidato está em desvantagem pode não ser suficiente.

O ideal é tentar desqualificar a visão predominante sobre o assunto, evidenciando por que ela estaria errada. Aprimore seus conhecimentos em O que você precisa para ter uma revenda

Menos é mais

Em um debate eleitoral, os candidatos tem inúmeros temas importantes para discutir sobre o futuro do país.

Mas na lógica da disputa eleitoral, o melhor é que o candidato consiga fazer com que todo o debate gire em torno de poucos temas, que sejam do domínio do mesmo. 

Uma boa estratégia é reduzir o número de temas dominantes ao longo da campanha, desde que o candidato seja mais forte do que seus concorrentes nesse tema. Com a atenção da imprensa, dos eleitores e dos candidatos voltada para um conjunto de temas em que a posição dominante pertence a um candidato específico, as chances dessa pessoa vencer a disputa aumentam bastante.

Apelo à emoção

O ser humano não é 100% racional o tempo todo.  A emoção conta bastante na hora das tomadas de decisões, inclusive na hora de escolher em quem votar.

Para a maioria das pessoas, não basta apenas se identificar com a ideologia e propostas de governo da pessoa. É preciso também criar empatia, fazer o eleitor se sentir bem em relação ao candidato escolhido. Candidatos carismáticos tendem a ter grande vantagem apenas por terem essa característica.

É por isso que são frequentes os comerciais eleitorais que, em vez de passar propostas concretas e específicas de melhoria do país de uma forma geral, tentam conquistar o coração das pessoas.

Músicas melodramáticas, textos que remetam a esperança e alegria, além de filmagens que trazem histórias comoventes são apenas alguns dos recursos usados para envolver a emoção das pessoas.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: