A importância do servidor para uma estrutura escalável

01/06/2018 às 10:33 Hospedagem de Sites

A importância do servidor para uma estrutura escalável

Você já ouviu falar em escalabilidade? Se sua resposta for não, está lendo o artigo certo.  Esse conceito tão valorizado pelas startups, permite que qualquer empreendimento adentre o mercado com uma vantagem enorme: a de atingir milhares de pessoas ao mesmo tempo, obtendo um bom faturamento sem gastar muito. 

Vender produtos ou serviços que podem ser consumidos por milhares de pessoas ao mesmo tempo, independentemente de onde esses consumidores se encontram é uma das principais vantagens.

Um dos segredos para isso é ter um bom servidor de hospedagem. Mas porque ele é tão importante para seu negócio? Leia até o final e saiba mais. 

O que caracteriza e como funciona a escalabilidade?

A escalabilidade pode ser conceituada como a capacidade que uma empresa tem de oferecer a mesma solução para uma quantidade enorme de consumidores sem perder as características do produto ou serviço vendido.  

A maior vantagem é que ter uma estrutura escalável praticamente não onera muito os custos de operação. 

Um negócio com estrutura escalável é aquele que consegue replicar seu produto ou serviço diversas vezes, elevando seu faturamento sem gerar custos adicionais. Dessa forma, a qualidade e a satisfação do cliente são garantidas.

A maioria das empresas ligadas à área de tecnologia da informação (TI)  acabam tendo mais possibilidades de se tornar escaláveis Afinal de contas, a internet oferece a capacidade de distribuir suas soluções globalmente, facilitando todo o processo. Leia nosso post sobre hospedagem ilimitada existe

A empresa Netflix é um ótimo exemplo. Trata-se de uma plataforma que disponibiliza centenas de vídeos para todas as pessoas que quiserem assisti-los, desde que uma taxa mensal seja paga.

Os vídeos sempre estão lá, gerando o mesmo custo de manutenção da plataforma. 

O que varia é a quantidade de usuários que a acessam os mesmos. Se os custos são praticamente fixos, quanto mais usuários cadastrados pagarem a taxa mensal, maior será o lucro da empresa.

Outro exemplo é a empresa Microsoft, que passou muito tempo oferecendo o conhecido pacote Office como um produto de um alto custo para os usuários.

A empresa, ao perceber a falha, migrou para uma solução escalável e muito mais barata com um servidor dedicado cloud. 

Dessa forma, quem quiser instalar o Office pode pagar mensalmente pela solução e ainda ter os serviços disponíveis não só no desktop como também no smartphone e no tablet.

Mais um ótimo exemplo de escalabilidade é a maior rede social do mundo, o Facebook. É uma única plataforma que tem bilhões de usuários transitando por ela todos os dias.

A grande diferença é que a receita dessa rede social vem da publicidade e não diretamente de seus usuários. Aprimore seus conhecimentos em Hospedagem de site gratuito

Quais as vantagens de ter uma empresa escalável?

A primeira motivação que você deve ter envolve trabalhar em uma área de que realmente se identifica, independentemente da capacidade de escalabilidade do negócio. Se a área escolhida for possível de ser tornar escalável, você não vai perder a chance, certo?  

Existem diversas vantagens em tornar sua empresa com soluções escaláveis. Um bom servidor é o primeiro passo para isso. Confira outras vantagens que ter servidores robustos trazem para sua empresa. 

Alcance amplo

Uma estrutura escalável não tem limites. Por isso, ela pode ser ofertada para uma quantidade ilimitada de pessoas, ampliando toda a capacidade de expansão da empresa, por um custo mensal praticamente fixo. 

Apoio

Alguns investidores estão sempre atentos em empresas que tem modelo de negócio escalável, porque o retorno financeiro nesse caso é sempre maior. É claro que isso também constitui uma vantagem na hora de captar recursos.

Empresa enxuta

Empresas que tem estrutura escalável com servidores robustos sempre tem uma equipe altamente capacitada e enxuta, o que melhora toda a coesão e o alinhamento estratégico do negócio.

Faturamento

O faturamento das empresas que tem estruturas escaláveis tende sempre a aumentar conforme a expansão do mercado, já que o modelo é replicável e impacta pouco nos custos de produção.

Para isso, é essencial desenvolver uma visão sistêmica da empresa, do seu funcionamento integral. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Como saber se é possível escalar seus negócios?

É claro que nem toda empresa tem a possibilidade de ter uma estrutura escalável. Uma indústria pode melhorar significativamente sua capacidade de produção, mas, em contrapartida, sempre haverá um custo agregado em virtude da aquisição de novos equipamentos e da contratação de pessoas, dentre outras variáveis. 

Nessa mesma linha de raciocínio, uma empresa de consultoria de negócios teria dificuldades para se tornar escalável, pois depende do conhecimento dos seus consultores e de sua capacidade de atendimento aos clientes para gerar vendas e oferecer valor aos mesmos.

Dentro dessa perspectiva, para se tornar uma empresa escalável, é fundamental avaliar a capacidade de automação de processos, com o objetivo de assegurar mais agilidade e eficiência ao negócio.

Automatização do processos

A partir da automação, você padroniza as atividades a serem desempenhadas, garantindo a qualidade do produto ou do serviço final, que é uma das principais características dos negócios escaláveis.

Posteriormente, você deve avaliar se é possível replicar o mesmo produto ou serviço diversas vezes impactando pouco nos seus custos.  

Um determinado software, por exemplo, pode ser oferecido para milhares de empresas ao mesmo tempo, com a plataforma e os recursos sendo desenvolvidos uma única vez. 

Nesse caso, tudo o que você precisa ter são servidores robustos que comportem a quantidade de informações inserida pelos seus clientes. O segredo está sempre em buscar soluções que melhorem sua capacidade de atendimento às demandas do mercado. 

Além dos softwares de gestão, que são essenciais para tornar uma empresa escalável, é importante treinar sua equipe para que ela ganhe agilidade no atendimento. 

Para isso, identifique as falhas da sua operação para acabar com as barreiras que impedem que sua empresa se torne mais eficiente.  

Um bom mapeamento dos processos, com sessões de brainstorming para identificar soluções e alternativas costumam contribuir bastante para enxugar sua estrutura e dar maior velocidade ao trabalho.

Ainda tem dúvidas?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: