Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

A importância da mobilidade para a pequena empresa

29/07/2018 às 11:34 Ajuda

A importância da mobilidade para a pequena empresa

É notório a evolução que a tecnologia trouxe para todas as pessoas e o aumento da preocupação em criar ferramentas e soluções diversas com foco na melhorias dos processos e na maximização dos resultados nas empresas.

Diante desse cenário, a mobilidade vem se desenvolvendo drasticamente e ficando cada vez mais popular por causa dos seus diversos benefícios nos âmbitos profissional e pessoal.

Mas o que é mobilidade e qual a importância dela para as pequenas empresas? Leia todo esse artigo e saiba mais sobre o assunto. 

O que é mobilidade?

Trata-se de uma tecnologia que permite toda a movimentação do usuário enquanto é utilizada e acompanha o mesmo para todos os lugares.

Uma prova da mobilidade é o considerável aumento do uso de celulares e tablets. 

A mobilidade surgiu com o propósito de facilitar o dia a dia de todas as pessoas, através do desenvolvimento das telecomunicações, como os smartphones, tablets, notebooks e redes wi-fi. 

Esse tipo de mobilidade é uma necessidade dentro de todas as empresas e sua evolução se deve à possibilidade de acesso a qualquer tipo de informação de qualquer lugar e a qualquer hora que precisar. Leia nosso post sobre Hospedagem de site gratuito

Como aplicar a mobilidade nas empresas?

Empresas de todos os portes e segmentos notaram que o advento da mobilidade trouxe inúmeras melhorias na gestão dos negócios.

Ela permite uma maior conectividade e interação entre pessoas e setores diversos dos empreendimentos. 

E não é somente isso. A possibilidade de fechar mais negócios e estabelecer parcerias ficou muito mais fácil com o advento da mobilidade.

No entanto, para que ela possa ser implementada nas empresas com sucesso e oferecer seus benefícios, é necessário pensar nas estratégias e não simplesmente como mais um recurso extra oferecido pela tecnologia.

Antes de sua empresa adotar a mobilidade, leve em consideração alguns fatores:

Leia ainda no nosso blog o texto sobre hospedagem de site barata!

Conectividade

Os proprietários e gestores precisam contar com ambientes tenham uma conexão com a internet que seja segura entre a base de dados da empresa e todos os equipamentos envolvidos no processo.

Vale ressaltar também que esse ambiente deve estar favorável ao desenvolvimento e a gestão de todos os aplicativos que serão responsáveis pelo processamento de todas as informações. Aprimore seus conhecimentos em hospedagem ilimitada existe

Ferramentas

Além da necessidade de um ambiente que permite uma conectividade eficaz, segura e assertiva, as empresas precisam de ferramentas que sejam adaptáveis às suas reais necessidades. 

Elas devem ter uma boa relação custo-benefício e oferecer a possibilidade de ser integradas a outros ambientes utilizados para o desenvolvimento dos aplicativos que serão usados. 

Aplicativos

O desenvolvimento de aplicativos móveis contribui para que todos os processos dos negócios sejam mais simples e práticos para todos.

Por exemplo, a gestão das equipes virtuais e o atendimento aos clientes deve funcionar perfeitamente. 

Mas essas aplicações podem ser criadas com objetivo de facilitar o dia a dia dos funcionários através do uso dos tablets, por exemplo.

Com esse planejamento, a empresa passa a contar com uma estrutura condizente para que sejam criadas estratégias de mobilidade escaláveis e controladas. 

Tudo isso deve ter um acompanhamento de todos os resultados que permite que os gestores avaliem se o desempenho geral está satisfatório ou quais são as falhas que precisam ser ajustadas ou reparadas. 

Com o relatório em mãos, os responsáveis tem uma maior facilidade para montar o planejamento de ação de melhorias. 

Benefícios da mobilidade

Como já foi citado anteriormente, a mobilidade que foi previamente interpretada com uma estratégia já definida, traz diversos benefícios para empresas de qualquer tamanho e segmento de mercado.

Conheça alguns deles que a tecnologia móvel trouxe para todos: 

Disponibilidade integral de informações

Quando o assunto é mobilidade ou tecnologia móvel, um dos mais óbvios benefícios é a possibilidade de acessar as informações de qualquer lugar e a qualquer hora. 

A gestão de equipes virtuais e a interação com os clientes são as principais vantagens que as empresas tiveram com o advento da mobilidade. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Portanto, mesmo que tais atividades não sejam necessárias no cotidiano da empresa, pode-se destacar o imenso auxílio dos colaboradores que fazem trabalhos externos ou até mesmo nos casos de reuniões realizadas fora da sede da empresa. 

Maior agilidade na comunicação

Com a possibilidade de transmitir, acessar e alterar dados em tempo real e a todo momento, a mobilidade proporciona uma velocidade jamais vista por nenhuma empresa. 

Tudo isso implica em uma comunicação com muito mais fluidez e assertividade, além de uma maior sintonia entre equipes e mais rapidez na solução dos problemas e falhas.

Tomada de decisões mais assertivas

Toda essa agilidade no processo das informações proporciona aos proprietários e gestores muito mais confiança e segurança em relação à atualização dos dados que foram acessados.

Tudo isso é aliado à grande agilidade proporcionada à comunicação em geral, permitindo que todas a tomadas de decisão sejam feitas da forma mais assertiva e adequada possível, sempre em acordo com as preciosas informações disponíveis.

Serviço de alto nível para os clientes

A rapidez e a grande autonomia proporcionadas pela tecnologia móvel influenciaram de forma positiva tanto os processos quanto os seus respectivos resultados. 

Agora já possível transmitir aos seus clientes uma imagem muito mais profissional e uma preocupação com a qualidade de todos os serviços prestados, em especial, nos atendimentos online, por exemplo. 

Acesso à nuvem

Exatamente por se tratar de tecnologia móvel, a mobilidade impede que os todas as informações e aplicativos fiquem restritos ao equipamento utilizado pelo colaborador. 

Isso faz com que os todos dados possam a ser compartilhados em nuvem, o que traz inúmeros benefícios.

Os serviços cloud proporciona ainda mais segurança às todas as informações, além de fácil integração e uma considerável redução de custos com softwares, infraestrutura e equipes de TI.

Conclusão

Como você pode perceber, a mobilidade não se limita somente a facilitar a comunicação em geral e não serve apenas como um recurso extra que garante acesso integral aos dados.

Se o empreendedor tiver uma visão mais estratégica, é possível transformar os processos empresariais, a forma de trabalho, a comunicação das equipes e até mesmo o relacionamento com os clientes.

O resultado de tudo isso? Enormes possibilidades de ascensão no disputado mercado. 

Ainda tem dúvidas?

Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: