Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

A importância da gestão de projetos para quem é front freela

25/05/2018 às 08:59 Ajuda

A importância da gestão de projetos para quem é front freela

Em um ambiente corporativo, é preciso lidar com as equipes que trabalham no desenvolvimento de novos sistemas ou produtos de software. Essa relação requer uma habilidade que combina arte e ciência e a isso se denomina gestão de projetos de software.

Mas o problema é que nem sempre essa é uma tarefa fácil. Esse artigo vai te mostrar toda a importância de uma gestão de projetos eficiente para quem é desenvolvedor web freelancer. Leia até o final e saiba tudo sobre esse assunto. 

O que é gestão de projetos?

É um conjunto de práticas que serve como guia para determinado grupo trabalhar de maneira produtiva. Ela compreende métodos e ferramentas que organizam as tarefas, identificam sua sequência de execução e dependências existentes, apoia a alocação de recursos e de tempo.

Além disso, ela permite o rastreamento da execução das atividades e medição do progresso relativo ao que foi definido no plano de projeto.

Três pilares formam a base da gestão de projetos: ter foco no cliente, fazer a equipe trabalhar de forma produtiva e colaborativa e administrar os recursos de tempo, pessoal, financeiro do projeto.

A gestão de projetos de software compreende atividades que visam assegurar que o sistema de software seja entregue ao cliente no prazo pré-definido e esteja de acordo com os requisitos definidos pelo cliente. Leia nosso post sobre Como criar um blog

Essa necessidade da gestão de projetos se deve ao fato do desenvolvimento de software estar sempre sujeito às restrições de qualidade, tempo e orçamento.

Além disso, dada a natureza flexível do software, uma boa prática é adotar um processo de desenvolvimento orientado para arquitetura para que as funcionalidades e restrições existentes no projeto e implementação do sistema possam ser adequadamente tratadas. 

Por que a gestão de projetos é fundamental?

A gestão de projetos é uma atividade à parte das demais atividades de projeto e atua como uma espécie de guia para a execução correta do projeto. Todas as pessoas envolvidas com um projeto tem a necessidade de acesso às suas informações.

Quando você lida com um projeto de médio a grande porte e de natureza complexa, a principal atividade chave é a coordenação. Um gerente de projeto precisa responder as seguintes perguntas:

  1. Que problema preciso solucionar?
  2. Quais recursos necessito para resolver?
  3. Quanto tempo disponho para o projeto e implementação da solução?

Ele ainda precisa estar ciente de que vai precisar de: 

  • Múltiplas pessoas de formação diversa;
  • Múltiplas tarefas onde ocorre relação de dependência;
  • Uso de múltiplos recursos como equipamentos, ferramentas, laboratórios;
  • Decisão e aprovação em múltiplos pontos num projeto;
  • Alocação adequada de recursos humanos e financeiros a tarefas. 

Portanto, é preciso dar visibilidade e compartilhar informações do projeto, pois as decisões precisam ser tomadas com base nas informações bem entendidas e explicitadas. A qualidade resultante de um produto ou sistema é determinada a partir do início de seu desenvolvimento. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Leia ainda no nosso blog o texto sobre hospedagem de site barata!

Uma criteriosa análise feita no início do projeto, visa encontrar erros, identificar inconsistências e averiguar todo o entendimento do problema e a solução trabalhada. Isto torna a gestão de projeto uma atividade essencial à execução de projetos e sucesso de produtos.

A gestão de projetos de software pode ser vista sob duas perspectivas: técnica e pessoal onde a ênfase se dá sobre atividades de planejamento e execução

A importância da gestão visual

Quando se fala em gestão de projetos, ainda existem alguns tabus que precisam ser quebrados quando se trata da execução, pois, ainda se aplicam muitas metodologias extremamente burocráticas e inflexíveis. 
 
Isso acaba se tornando um problema grave, pois as equipes evoluíram bastante mas os processos não acompanharam o mesmo ritmo, fazendo com que a inserção de algumas metodologias encontrem certa resistência para serem inseridas com sucesso dentro das empresas. Aprimore seus conhecimentos em vantagens de Criar um Blog  

É a partir deste contexto que a gestão de projetos utilizando recursos visuais surge para auxiliar as equipes. A gestão visual possibilita aos membros da equipe alguns pontos com significados universais de fácil entendimento.

Gestão visual e suas ferramentas

Nem todas as pessoas são extremamente visuais, algumas conseguem se concentrar mais utilizando outros sentidos Mas quando você vê um aviso de perigo ou olha para uma sinalização em um determinado local, não restam dúvidas de que as linguagens visuais são extremamente relevantes e úteis se forem bem feitas.
 
A mesma ideia serve para plataformas de gestão de projetos. Quando uma sinalização de um sistema é coerente dentro do seu contexto, todas as decisões que precisam ser tomadas ficam muito mais claras 
 
Em muitos casos, as sinalizações são extremamente eficientes e expõe circunstâncias que poderiam passar despercebidas caso a informação fosse disponibilizada apenas por um texto. 

Fases da gestão de projetos

Cinco fases compõem a gestão de projetos: inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento. 

A inicialização, como o próprio nome já diz trata de iniciar um novo projeto onde um gerente de projeto é designado, são identificados os principais envolvidos e interessados, além de finalizar o documento de caso de negócio que trata da solução a ser implementada.

No planejamento, o gerente de projeto define o escopo do projeto e a equipe envolvida, além de um conjunto das atividades mais prioritárias e um cronograma de projeto. 

A fase de execução é dedicada à implementação da solução definida para o projeto, no uso adequado dos recursos e liderança junto à equipe. 

O controle é uma importante fase já que o gerente monitora o andamento do projeto, os resultados alcançados, os artefatos gerados, todo e qualquer desvio que possa ocorrer em relação ao que foi definido no plano de projeto e, estas informações, são usadas para produzir relatório de status e progresso. 

Na fase de encerramento, o gerente é encarregado de obter a aceitação final do cliente, avaliar e relatar as lições aprendidas na execução do projeto.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade! Não medimos esforços para atender o nosso cliente da melhor forma possível. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: