Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

9 passos essenciais para ter e-mail marketing eficiente

29/01/2018 às 19:50 Email Marketing

9 passos essenciais para ter e-mail marketing eficiente

Assim como seu blog, sua lista de e-mails é uma das coisas mais importantes para que seu negócio online prospere. Se você já trabalha com e-mails há algum tempo, provavelmente sabe como é difícil convencer as pessoas a abrirem, lerem e clicarem nos links do sua mensagem. Se você que ter um e-mail marketing eficiente e que aumente as suas taxas de conversão, está lendo o artigo certo. Conheça os 9 passos essenciais para que você consiga aumentar suas vendas online.

Leia ainda no nosso blog o texto sobre hospedagem de site barata!

Não compre lista de e-mails

Se você realmente deseja ter um e-mail marketing eficiente, jamais compre lista de e-mails. Elas não funcionam e podem manchar a reputação de sua empresa. Comprar lista de e-mails é um investimento desnecessário, pois além de difamar sua empresa, você vai alimentar a prática desonesta de entrar em contato com quem nunca te autorizou a fazer isso. Esqueça os tempos do marketing digital pela interrupção, pois hoje o que reina é o marketing da permissão. Jamais envie e-mail marketing para pessoas ou empresas que você não conhece ou nunca ouviu falar. Leia também nosso post sobre fidelizar clientes com email marketing

Seja pessoal

Essa dica é uma das mais importantes na hora de fazer um e-mail marketing eficiente. Seja o mais pessoal possível, sem exageros. Utilize seu nome ao invés do nome de sua empresa ou do site. Afinal de contas, pessoas se conectam com pessoas e seu destinatário se interessa em saber quem está por trás de um site. Isso facilita muito a interação, pois ninguém gosta de se comunicar com uma máquina ou algo virtual. Colocar seu nome no e-mail cria uma conexão mais forte com o leitor, além de ser bem mais pessoal. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Email Marketing

Escreva um título que desperte a curiosidade

Não se esqueça de que o assunto do seu e-mail é o chamariz para o leitor abri-lo ou mandá-lo para a lixeira. O assunto de um e-mail marketing é extremamente importante e é ele que vai determinar as chances de seu público-alvo clicar para abri-lo ou não. Se o leitor não se interessar pelo assunto e não abrir seu e-mail, de nada vai adiantar ter um conteúdo interessante, pois ele nunca será lido. Portanto, gaste um certo tempo com o assunto do seu e-mail marketing para que o leitor se interesse em abrir sua mensagem.

Personalize seus e-mails com o nome do destinatário

Na verdade, tudo na vida é questão de escolha. Você perde por um lado e ganha por outro. Para ter um e-mail marketing que seja eficiente, que tal personalizar seus e-mails enviados com o nome da pessoa que vai recebe-lo? Segundo pesquisas recentes, quando você coloca o nome da pessoa no e-mail, o aumento da taxa de abertura é 14% maior. Quando você faz isso, estreita a sua relação com seu cliente em potencial, que vai sentir que está sendo tratado como ser humano e não como mais um cliente que pode comprar de sua loja online. Aproveite para aprimorar mais seus conhecimentos em Dicas para fazer um e-mail marketing de sucesso

Otimize seus e-mails para mobile

Segundo uma recente pesquisa americana, 38% das pessoas abrem seus e-mails através de dispositivos móveis. Para que o seu e-mail marketing também seja aberto, procure um bom software de e-mail que seja responsivo, ou seja, o e-mail enviado para seu cliente irá se adaptar perfeitamente ao tamanho da tela do dispositivo que ele está usando. Antes de sair enviando e-mails por aí, faça um teste antes e veja como sua mensagem ficará na tela do seu celular. Se ficou legível, você já pode enviar par seus clientes, caso contrário, correções serão necessárias.

Não envie e-mails com alta frequência

Essa dica também é de sua importância para se ter um e-mail marketing eficiente. Tudo em excesso, geralmente é descartado. Para se ter uma ideia de que o exagero nesse caso é prejudicial, 69% das pessoas citam que está é a principal razão para descadastrarem os e-mails recebidos em demasia. Evite o contato diário com seu cliente em potencial e só envie e-mails que são realmente necessários e que ofereçam algo de valor para ele. Se você usa o serviço de envio de mensagens automáticas, tenha bom senso e dê um intervalo de três a quatro dias entre um e-mail e outro.

Evite e-mails muito longos

Essa dica vale para qualquer tipo de comunicação online, seja textos, vídeos ou apresentações. O tempo é algo extremamente precioso e seu cliente não quer perder tempo com informações irrelevantes. Não desperdice o tempo das pessoas e apenas envie um e-mail marketing quando tiver algo útil para falar. Seja o mais breve possível, sem enrolações. Escreva somente o essencial, procurando sempre fazer um e-mail criativo. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis? 

Ofereça uma recompensa

Se você quer se destacar no cenário virtual mediante tanta concorrência, preste atenção nessa dica. Quando for enviar seu e-mail marketing, surpreenda seus leitores com uma recompensa. Faça seus futuros clientes se sentirem bem ao estarem na sua lista de e-mails. Você pode oferecer vários tipos de recompensas para seus leitores como e-books, webinários, vídeos gravados, minicursos online, infográficos ou planilhas. Você deve ser criativo e sempre melhorar o relacionamento com seus clientes.

Evite imagens

Alguns serviços de e-mail pedem ao leitor que faça a confirmação do uso de imagens em e-mails, o que se torna uma barreira entre o seu conteúdo e o cliente. Se seu e-mail marketing tiver muitas imagens, ele não aparecerá corretamente, pois alguma imagem pode não carregar por completo, diminuindo a taxa de cliques. É claro que imagens são necessárias, mas não precisa colocar várias em seu e-mail, pois isso pode parecer que você está com preguiça de escrever ou não se preocupa com o cliente.

Ainda tem dúvidas sobre os 9 passos essenciais para ter um e-mail marketing eficiente? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: