Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

8 dicas para melhorar o layout do seu site

01/06/2019 às 19:27 Ajuda

8 dicas para melhorar o layout do seu site

Qual é a primeira coisa que te chama a atenção quando você entra em um site? O que te faz continuar nele? O que te faz sair dele rapidamente? Para muitas pessoas, a resposta para todas essas perguntas é uma só: O layout site.

Por isso, é essencial considerar o layout site na hora que pensar em como criar um blog.

Essa estrutura, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, vai muito além das simples estética e pode influenciar diretamente nos objetivos do seu negócio online e só acertando no layout do site você vai aproveitar todas as vantagens de criar um blog.

Pensando nisso, criamos uma lista com 8 dicas para melhorar o layout do seu site. Quer saber quais são elas e por que elas são tão importantes? Confira agora!

  1. Tenha um plano definido
  2. Cuidado com a escolha de imagens
  3. Escolha a tipografia correta
  4. As cores que você usa
  5. Pense na navegação
  6. Aposte no simples
  7. Não tenha medo de inovar
  8. Cuidado com SEO

Tenha um plano definido

Antes de sair por aí alterando botões, cores e formas do seu site, é necessário que você tenha um plano muito bem definido sobre quais são os seus objetivos.

Para que essas dicas para melhorar o layout do site sejam eficazes, você precisa saber em que direção quer caminhar.

Por isso, gaste um bom tempo pensando em estratégias, em objetivos concretos e em passos para que esses objetivos sejam alcançados.

Isso fará com que você tenha uma visão muito mais clara e limpa sobre como avançar com o seu negócio.

Cuidado com a escolha de imagens

Quando você já sabe exatamente onde cada informação se encaixa dentro do seu site, é importante que as imagens estejam muito bem sincronizadas.

Mas o que isso quer dizer?

Primeiramente, que as imagens devem estar em tamanhos condizentes com os locais onde elas estão inseridas. Nenhum tipo de público gosta de ver imagens cortadas, grandes ou pequenas demais.

Tome cuidado com essa parte. Além disso, a escolha das imagens também é importante. Faça com que todas tenham alguma ligação, seja na estética ou até mesmo na qualidade, isso faz toda a diferença.

Escolha a tipografia correta

Outra coisa que pode parecer besteira para alguns, mas que é uma dica essencial para melhorar o layout do seu site.

A tipografia, ou seja, o tipo de fonte que você vai usar, tem que estar ligado de alguma forma com as cores, com as imagens e com o tom que você vai adotar para o seu site.

Fontes mais arredondadas, por exemplo, costumam passar mensagens mais leves e menos sérias, já as que possuem letras mais retas, costumam passar mais seriedade e são muito mais usadas para fazer negócios com empresas, por exemplo.

Como dissemos, isso não é apenas um mero detalhe.

As cores que você usa

Também ao contrário do que muitas pessoas pensam, a escolha das cores que farão parte do layout do seu site não pode ser feita de maneira aleatória.

Hoje já temos o conhecimento sobre muitos estudos que mostram o quanto as cores certas afetam psicologicamente as pessoas, trazendo sensações de felicidade, de motivação, entre muitas outras coisas.

Para além desse tipo de estudo, é necessário que você tome essa decisão a partir de um conceito.

O seu site quer transmitir tranquilidade? Quer passar uma sensação de segurança? Quer ser uma referência para o futuro?

Todas essas questões precisam ser pensadas. A escolha da cor não é qualquer coisa.

Pense na navegação

Essa é, sem dúvidas, uma das principais dicas para melhorar o layout do seu site. Coloque-se no lugar de um usuário e navegue em seu site como se você fosse uma pessoa que estivesse atrás de determinado serviço, produto ou conteúdo.

O que pode ser melhorado na navegação? Quais são os elementos que podem fazer com que você desista de uma compra? O que pode ser um fator decisivo? Tudo isso faz parte da navegação e é de extrema importância.

Aposte no simples

Uma grande dica para melhorar o layout do seu site que podemos dar é essa: aposte no simples. Muitas vezes nós pecamos pelo excesso.

Se você tem um site que vende determinados produtos, ao invés de ter 3 ferramentas diferentes que podem realizar as vendas, tenha apenas uma, mas funcional.

Aposte na divulgação do seu produto e no diferencial que você tem. Fazer as coisas da maneira simples pode te livrar de diversas dores de cabeça no futuro.

Não tenha medo de inovar

Essa dica pode até parecer contraditório, visto que acabamos de falar sobre apostar em coisas simples, mas você vai perceber que não.

Quando falamos em não ter medo de inovar, queremos falar sobre dar um passo que você nunca deu, realizar uma mudança brusca que seu site nunca fez e, resumidamente, sair da zona de conforto.

Isso não significa que você tenha que ter ideias mirabolantes, mas que você não tenha medo de dar um passo com responsabilidade em direção a um caminho ainda não trilhado.>

Cuidado com o SEO

Ao fim de tudo, todos os elementos que citamos aqui precisam estar ligados com o SEO do seu site de alguma forma.

O seu objetivo é fazer com que as pessoas ajam de determinada maneira dentro da construção de layout que você estabeleceu, correto?

Então ganhar pontos com os principais buscadores da internet parece ser a ideia mais sensata para que isso ocorra.

Nunca esqueça de posicionar todos os ícones, conteúdos, imagens e elementos do site em geral de uma forma que seja agradável para o público e que faça com que o SEO do seu site se mantenha com muitos pontos.

Conclusão

Ao utilizar essas 8 dicas para melhorar o layout do seu site, você vai conseguir não apenas ter um site mais agradável esteticamente, mas que também funcione para gerar cliques, vendas e conversões reais para você.

É claro que nem sempre as coisas acontecem do dia a para a noite. Realizar essas mudanças e melhorias no layout do seu site pode levar um tempo, assim como também pode levar um tempo para que os resultados comecem a aparecer.

Mas tenha certeza, quando eles aparecerem, você vai perceber o quanto essas dicas foram úteis.

Gostou de nosso post? Compartilhe: