7 passos para fazer um Email Marketing Impactante

04/02/2018 às 10:50 Email Marketing

7 passos para fazer um Email Marketing Impactante

Não pode-se negar que o e-mail marketing é um dos principais canais de comunicação entre as empresas e os clientes. Além de ser uma maneira extremamente eficiente de entregar as mensagens necessárias ao seu público-alvo e no momento certo, é uma excelente oportunidade de otimizar o crescimento da sua empresa. Mas como fazer um e-mail marketing impactante e que dê resultados satisfatórios? Leia esse artigo até o final e conheça os 7 passos para se fazer isso.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma das várias opções existentes dentro da publicidade online para se comunicar com os clientes. Além disso, ele é uma forma viável de atrair tráfego orgânico para seu site, assim como aumentar as vendas online e manter um saudável relacionamento com seus clientes e futuros clientes.

Em outras palavras, o e-mail marketing é uma ferramenta muito versátil que é responsável pela comunicação direta com todas as pessoas que se interessam pelos os produtos ou serviços oferecidos por sua loja virtual. Além disso, ele é uma ótima opção para enviar promoções, newsletter e campanhas de datas comemorativas, por exemplo. Conheça agora os 7 passos para você criar um e-mail marketing impactante.

Defina o objetivo de sua campanha

Esse é o primeiro passo essencial para que seu e-mail marketing gere resultados. Determinar de forma clara quais serão os objetivos a serem atingidos é de suma importância para sua campanha. Estruture um plano de ação com os objetivos de comunicação e todas as metas para atingir os resultados esperados e siga à risca. Dessa forma, você pode mensurar no final todos os resultados dessas ações. Aproveite e leia nosso post sobre fidelizar clientes com email marketing

Segmente o seu público

Vale sempre lembrar que o e-mail é um canal de comunicação direta com o cliente. Portanto, você precisa criar uma campanha personalizada para seu público-alvo. Não adianta escrever um e-mail marketing falando sobre música clássica para as pessoas que gostam de pop rock. Além de ser uma enorme perda de tempo, esses destinatários poderiam até bloquear sua empresa para não receber mais mensagens. Em suma, segmente sua lista de e-mails de acordo com fatores que considerar importantes como: sexo, idade, compras anteriores, e-mails que abriu, etc.

Crie e-mails marketing com conteúdos relevantes

Essa é outra para criar um e-mail marketing impactante. Criar conteúdos relevantes é um dos segredos do sucesso para qualquer campanha de e-mail.  Ao enviar um e-mail marketing é importante que você se coloque sempre no lugar de quem o recebe e descubra quais serão os benefícios que essas pessoas terão ao abrir seu e-mail. Não se esqueça de usar uma linguagem simples, pessoal, interessante e que faça as pessoas quererem abrir seu site para obter mais informações. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nosso empresa em Email Marketing

Crie um assunto que desperte a curiosidade do cliente

O assunto de um e-mail marketing é a mesma coisa do que o título de um livro. Isso pode ser determinante para o cliente abrir ou não o seu e-mail. De nada adianta ter um conteúdo extremamente relevante se o título é pouco criativo para o cliente. Quais as chances reais dele abrir um e-mail com um título que não desperte sua curiosidade? As mais remotas possíveis. Uma boa dica é que o assunto tenha entre 24 e 50 caracteres. Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis?

Não se esqueça do design

O design de seu e-mail marketing é de suma importância para reter a atenção do leitor depois da abertura da mensagem. Isso pode garantir que ele faça as conversões esperadas, aumentando suas vendas online. Se você recebesse um e-mail com o layout todo desorganizado, cheio de cores extravagantes e textos com tamanhos de fonte totalmente diferentes, se interessaria pelo assunto? Provavelmente não. Um design chamativo também contribui na criação de visual impactante, trazendo retornos positivos para seu negócio. Leia também nosso post sobre Dicas para fazer um e-mail marketing de sucesso

Deixe o call to action bem visível

O call to action (chamada para ação) é o botão que irá levar o leitor ao local que sua estratégia determinou na sua campanha de vendas. Por isso, ele precisa estar muito bem visível para o cliente. Uma boa dica para chamar a atenção do cliente é usar cores e contrastes, deixando o botão de call to action (CTA) destacado do restante do texto. No texto do botão, crie um senso de urgência, ou seja, de uma chance que ele não pode deixar passar.

Monitore e analise os resultados obtidos

Talvez essa seja a principal parte de sua campanha de e-mail marketing. Depois de seguir as dicas acima, você deve monitorar a taxa de abertura de abertura de seus e-mails enviados, bem como a taxa de cliques, a taxa de conversão e outras métricas que julgar importante. Somente com a mensuração é que você vai conseguir avaliar se sua campanha de vendas por e-mail marketing está atingindo os objetivos esperados. Se porventura, seus resultados não estejam sendo positivos, é nessa fase que será possível identificar o problema e saná-lo.

Dicas extras

- Crie suas próprias listas de e-mails e nem pense em comprar listas prontas

- Segmente sua base sempre de acordo com sua etapa no funil de vendas

- Utilize ferramentas eficazes de disparo de e-mail marketing

- Não se esqueça de sempre usar layout simples e responsivos

- Gaste tempo pensando em assuntos de títulos que vão fazer o cliente a abrir sua mensagem

Agora é só se aprofundar no tema e começar a sua estratégia de e-mail marketing, o mais rápido possível. Se você seguir todos os passos acima e as dicas extras, seus resultados serão positivos para sua empresa. Ainda tem dúvidas sobre os 7 passos para criar um e-mail marketing impactante?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: