Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

7 dicas para melhorar a programação para Android

04/06/2019 às 20:12 Ajuda

7 dicas para melhorar a programação para Android

A profissão de programador mudou muito nos últimos anos, há quem diga que foi uma das que mais se modificou, inclusive.

Para se ter uma ideia, há 10 anos atrás quase não se falava em programar aplicativos, muito menos em se especializar em sistemas como IOS e Android.

Fato é que os tempos mudaram e qualquer programador que queira se manter no mercado precisa se especializar e entender um pouco mais sobre todas essas áreas.

Pensando nisso, separamos 7 dicas para melhorar a programação para Android. Quer saber como elas podem te ajudar? Leia até o fim e confira!

O que é o sistema Android?

Antes de mais nada, é importante darmos uma breve explicação sobre o que é o sistema Android e mostrar porque ele é tão importante para a programação hoje em dia.

O Android é, basicamente, um sistema operacional feito primeiramente para smartphones e tablets, mas que já atua até mesmo em carros inteligentes, além de ser concorrente direto do IOS, sistema operacional da Apple.

Uma das coisas mais interessantes do Android é o código aberto parcialmente que o Google disponibiliza, o que faz com que diversos programadores possam modificar esse sistema de diversas formas, o alimentando com novas ideias e o fazendo evoluir.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Sites? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

E agora que você já teve mais informações sobre o que é esse sistema, podemos finalmente falar sobre as 10 dicas para melhorar a programação para Android.

Leia códigos de outros programadores

A maioria dos programadores não separa parte do seu tempo para ler o que outros programadores estão escrevendo, ou simplesmente não lê nada.

E isso faz com que eles passem a maior parte do tempo escrevendo o que já sabem. Mas isso com certeza não ajudará você a crescer como um programador de Android, ainda mais se você agir como a maioria.

A única maneira de realmente se tornar um programador melhor é ler códigos de desenvolvedores mais experientes.

Você deve começar a olhar para outros aplicativos e bibliotecas de código aberto, onde descobre muitas técnicas de codificação e implementações de recursos das quais você não tinha nenhuma ideia antes.

Aprenda Java Design Patterns

Se há uma coisa importante para qualquer um que queria melhorar a programação para Android, o Java Design Patterns é ela.

Sempre que você tenta resolver um problema crítico de programação, os padrões de projeto podem ser um salva-vidas.

Seguir os padrões que esse guia possui e conhecer cada vez mais deles não é apenas importante, mas essencial para qualquer um que queira crescer como programador.

Sem dúvidas, essa é uma das principais dicas para melhorar a programação para Android.

Use o Google

Quando se trata de criar projetos e conceitos de aprendizado, a internet te oferece uma boa gama de aliados, como o próprio Google.

Pode até parecer simplório dizer isso, mas o buscador é um ótimo lugar para encontrar bibliotecas e até mesmo trechos de código escritos por outras pessoas na comunidade de desenvolvimento do Android.

O que você deve fazer com isso? Ler, aprender e aprender mais. E depois aplicar todo esse conhecimento em seus projetos para que possa crescer como programador de Android.

 Você também pode gostar: Hospedagem de site gratuita

Comece um com projeto fácil

Tentar aprender como funciona todo desenvolvimento do Android de uma vez só resultará em dores de cabeça, acredite.

Então, para não dar um passo maior do que a perna, uma boa dica é tentar criar aplicativos simples. Nele você pode colocar em prática tudo o que você vem estudando e aprendendo e com certeza ajudará você a ver não apenas como tudo funciona, mas também a mostrar por que isso é útil.

Essa dica não é importante para que seu desenvolvimento seja feito de forma gradual, que é a correta, mas também vai te manter motivado, já que uma serie de decepções seguidas não ajuda a carreira de ninguém.

Assista a vídeos tutorias para aprender mais

Essa dica para melhorar a programação de Android pode ser irrelevante para alguns, mas nós acreditamos no poder que esse tipo de vídeo possui, principalmente hoje em dia.

O Youtube está repleto de canais com tutoriais sobre os mais diversos temas e a programação para Android com certeza é um deles.

Assim, sempre que você tiver um problema e não saber exatamente como resolver, um vídeo tutorial pode te ajudar de maneira bastante fácil.

É claro que é importante saber separar o que é bom do que não é, mas isso não é uma tarefa difícil.

Ouça podcasts sobre o tema

Todas as dicas para melhorar a programação de Android que damos aqui têm a ver com o tempo de alguma forma, ou seja, com a velocidade do seu aprendizado.

E que tal usar o seu tempo livre para aprender ainda mais? Quando você está viajando, na academia, dirigindo ou cozinhando, seu cérebro genial não está sendo muito exigido. Podcasts sobre programação para Android podem ajudar e muito nesses casos.

Não tenha medo de perguntar

Por último, mas não menos importante, temos que falar das situações em que todo mundo passa. Ninguém chega a lugar nenhum sozinho e você precisa estar ciente disso.

Isso significa que fazer perguntas para pessoas que possuem esse conhecimento é importante. Pode ser um amigo, um colega de trabalho ou você pode usar ferramentas online como os inúmeros fóruns sobre o assunto para saber sobre o que se passa.

O mais importante é não ter medo de perguntar e aprender mais sobre programação para Android.

Leia também: Passo a passo para criar um blog

Conclusão

E aí, o que você achou das nossas 7 dicas para melhorar a programação para Android?

Temos certeza de que com elas, seus conhecimentos podem avançar muito mais, fazendo com que sua carreira como programador seja cada vez mais valorizada.

Lembre-se que, quando você é programador, é necessário estudar muito, mas também fazer aplicações práticas de seus conhecimentos para testá-los e aprimorar as ideias que você possui.

É assim que se cresce, evolui e aprende mais em um mercado que se modifica tanto.

Gostou de nosso post? Compartilhe: