Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 Truques de Freelancers experientes para manter a concentração no home-office

29/06/2018 às 09:18 Ajuda

6 Truques de Freelancers experientes para manter a concentração no home-office

Quando se é freelancer e o local de trabalho é um escritório dentro da própria casa é preciso, muitas vezes, fazer um grande esforço para manter a concentração no home-office. A falta de concentração no trabalho em que se está realizando pode levar à um acúmulo de tarefas, gerando atrasos nas entregas para os clientes.

Aquela correria enorme para entregar tudo em dia nos últimos minutos já era. Esse artigo vai te dar 6 dicas infalíveis de freelancers mais experientes para manter a concentração no trabalho home office, sem estresse ou desgastes. 

Fuja das distrações

A distração é a pior inimiga do freelancer que trabalha home office e quando ela é maior do que a concentração, a quantidade de trabalho produzido cai, levando a um menor retorno financeiro no final do mês. 

Sem mencionar que poderia sobrar mais tempo para seu descanso ou para os momentos em família. Diante dessa situação, em que a maioria dos freelancers enfrentam no início de sua carreira, é preciso criar formas de como se manter concentrado durante o trabalho home office. 

Checar as redes sociais de vez em quando, olhar o celular a cada 15 minutos e verificar o e-mail com frequência durante o trabalho. Essas são algumas distrações que fazem com que a concentração diminua e a produção caia bastante Você até não percebe, mas um tempo precioso do seu dia é roubado por conta das redes sociais e outras distrações.

Quando for sentar para trabalhar, não deixe abas de e-mail e redes sociais abertas no seu computador e desative as notificações do seu celular. Além disso, estabeleça um horário do dia para tirar um tempo e ver as redes sociais e o celular. Só não vale fazer isso enquanto estiver trabalhando.  Leia nosso post sobre Hospedagem de site gratuito

Tenha um bom descanso

Quando o assunto é mente cansada, ter um bom descanso durante a noite é essencial para acordar bem e disposto para enfrentar um dia inteiro de trabalho. Mas para manter a concentração não basta só dormir 8 horas e pronto!

Crie uma rotina de trabalho, com horário para começar e terminar, sem se esquecer das pausas para alimentação e descanso. Dessa forma, fica muito mais fácil cumprir os horários estipulados.

Ao criar uma rotina de horários, você começa dar mais valor ao tempo e comprometer mais como trabalho para não desperdiçá-lo. Afinal de contas, você é seu próprio chefe e precisa ser responsável consigo mesmo.

Use a técnica Pomodoro

Uma ótima maneira de manter a mente mais concentrada é praticar a técnica Pomodoro. Ela consiste em fazer intervalos de 5 minutos a cada 25 minutos trabalhados. Depois de alguns ciclos desses, você pode aumentar o tempo do intervalo.

Dessa forma, você vai dar uma pausa para a sua mente descansar e voltar mais disposto e concentrado para o trabalho. Vale lembrar que é essencial fazer apenas uma tarefa por vez, para que toda a sua atenção fique voltada para ela. A tendência é que você a termine bem mais rápido. Aprimore seus conhecimentos em hospedagem ilimitada existe

Escute músicas

Existem pessoas que só conseguem se concentrar no silêncio e outras ao som de uma boa música. Isso varia de pessoa para pessoa e é você quem deve descobrir em qual das duas situações sua concentração melhora.

Se você só consegue se concentrar escutando música, crie uma playlist que melhore sua concentração e foque no trabalho. Tirar esse tempo é fundamental, caso contrário, quando você perceber, o texto está parado enquanto você procura uma música diferente.

Você pode usar programas como Spotify, Youtube e Deezer para criar sua seleção de músicas. Outra opção é baixar para o computador e montar as playlists em pastas. Fica a seu critério, mas o que não pode é levar o dia inteiro para fazer isso. 

Personalize seu horário

Algumas pessoas se sentem mais produtivas à tarde, enquanto outras à noite ou pela manhã. Em suma, cada pessoa precisa analisar seu dia a dia e perceber em quais horários a concentração é maior e em quais ela decai e adaptar as tarefas ao seu horário biológico.

Por exemplo, se uma pessoa não consegue se concentrar tanto no período da manhã para escrever seus textos, ela pode responder os e-mails, fazer a gestão financeira ou alguma revisão do que já foi escrito antes.

Os períodos em que a concentração está no seu ápice, devem ser reservados para a criação de conteúdo. Com um horário personalizado, é possível aproveitar melhor os momentos de maior concentração para render mais. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Faça respiração alternada

Se mesmo com todos os conselhos, você não consegue se concentrar no trabalho home office por causa da ansiedade, siga as dicas abaixo:

  • Sente-se com a coluna ereta e os ombros relaxados;
  • Posicione o dedo indicador e o médio na testa, um pouco acima do encontro das sobrancelhas;
  • Com o polegar tampe a narina esquerda e inspire lentamente;
  • Destampe a narina esquerda e tampe a narina direita com o dedo anelar e expire lentamente;
  • Sem destampar a narina direita inspire;
  • Destampe a narina direita e tampe a narina esquerda com o polegar e expire;
  • Repita 10 vezes os passos do 3 ao 6 em cada narina, permanecendo de olhos fechados durante toda a respiração;
  • Ao término você vai notar que sua mente estará mais relaxada e centrada. Dessa forma, será mais fácil retomar o que estava fazendo e manter a concentração.

Conclusão 

Agora que você já sabe algumas formas de manter a concentração no seu trabalho home office e aproveitar dos períodos em que ela está em seu máximo é hora de aplicar no dia a dia e ver os resultados aparecerem. Bom trabalho!

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade!
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: