Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 regras do web design responsivo que todo desenvolvedor deve saber

04/03/2018 às 22:50 WordPress

6 regras do web design responsivo que todo desenvolvedor deve saber

Quem é proprietário de um site e-commerce sabe da importância de se ter um site que seja responsivo, se quiser aumentar as vendas e sobreviver ao concorrido mercado. Por isso a necessidade de contratar um desenvolvedor de sites que seja experiente e domine as regras do web design responsivo. Se você trabalha nessa área e deseja aprimorar mais seus conhecimentos sobre esse assunto, leia esse artigo até o final e conheça as 6 regras para se criar um site com design responsivo.

O que é design responsivo?

Trata-se de uma técnica de estruturação HTML e CSS, que consiste em adaptar o site ao browser do usuário sem que seja necessário definir várias folhas de estilos específicas para cada tipo de resolução, ou seja, é um tipo de design em que todo o layout fica fluído e variante de acordo com a resolução do usuário. Esse tipo de design responsivo nasceu em 2010 com o objetivo de melhorar a experiência de navegação dos usuários de páginas web acessadas através de qualquer dispositivo móvel como celular ou tablet. Leia mais sobre nosso post sobre Hospedagem com WordPress

Por que deve-se usar design responsivo?

Atualmente, todos as pessoas sabem da existência de uma quantidade enorme de dispositivos novos com acesso à internet que surgiram. Além dos já conhecidos desktops e notebooks, os smartphones, tablets, câmeras fotográficas e até mesmo geladeiras chegaram com toda a força querendo seu lugar ao sol. Com base nisso, os desenvolvedores web precisavam ter uma preocupação muito maior de tornar seus sites disponíveis e que proporcionassem uma fácil navegação para esse público.

Foi a partir dessa inovação é que surgiu a importância de se ter um website que seja bem visto em qualquer dispositivo, independente da resolução de sua tela. Mais do que uma simples tendência, o design responsivo é um conjunto de ferramentas e técnicas modernas que definem como o conteúdo será exibido para o usuário que acessa a internet de um simples computador caseiro ou da tela do celular. Conheça agora algumas regras do web design responsivo que podem ajudar o desenvolvedor a fazer um bom trabalho.

Mantenha seu layout limpo

Essa regra pode até soar um pouco banal, afinal de contas, é a primeira coisa que todo desenvolver web deveria saber. O problema é vários desenvolvedores criam seus websites com códigos sujos, muitas vezes gerados automaticamente por softwares e IDE’s que ajudam os iniciantes na criação dos projetos.

É extremamente importante que nessa nova fase dos sites responsivos, que os desenvolvedores façam seus códigos limpos e que escrevam apenas códigos que serão usados de fato, sem muita complicação. Você deve fazer os códigos da maneira mais simples possível, evitando exageros desnecessários como os exemplos abaixo:

Div's desnecessárias

Estilos CSS inlines (use sempre arquivos externos)

JS ou arquivos Flash sem flashback

Position absolute ou posicionamentos float desnecessários

Códigos redundantes ou códigos que não são 100% úteis

Procure usar sempre:

Doctype html5

Use um Reset CSS

Código simples e semântico

Técnicas simples para elementos como barras de navegação e menus

Teste para saber se você está no caminho certo

Remova todo e qualquer estilo CSS de seu site e veja se realmente funciona em seu navegador preferido. Se mesmo assim o seu conteúdo continuar sendo fácil de ser lido e ordenado, você provavelmente está no caminho certo para um bom desenvolvimento de um website responsivo. Vale ressaltar que a fase de testes é muito importante, pois é nessa hora que os prováveis erros aparecem e precisam ser sanados. Aprimore mais seus conhecimentos em Dicas de SEO para WordPress

Use Media Queries

Essa é outra importante regra do web design responsivo que todo desenvolvedor deve saber. Trabalhar com designs responsivos precisa de um foco preciso nas condições de width. Dependendo da largura do conteúdo que vai ser exposto e da resolução do dispositivo que seu cliente estiver acessando o website, deverá ser carregada uma folha de estilos diferente ou uma folha de estilo específica. Conheça nossos serviços de Hospedagem com WordPress

Defina breakpoints

Resoluções comuns podem ser classificadas em seis grandes breakpoints, mas o desenvolvedor pode trabalhar com elas da seguinte maneira, que é bem prática:

<480

Direcione a primeira geração de smartphones em modo retrato com <480px

<768

Use a condição <768px para a maioria dos tablets e smartphones de segunda geração

>768

Notebooks, desktops e televisores usarão a regra >768px.

Resoluções comuns que você sempre deve usar:

<320

Utilize essa largura para baixas resoluções

768-1024

Tablets em modo paisagem deverão usar a regra >768px E <1024px

>1024

Utilize o layout em tela cheia widescreen para desktops, notebooks e dispositivos de altas resoluções >1024px

Faça seu layout flexível

Fazer um layout que seja flexível para organizar todo o conteúdo com a ajuda de colunas, é altamente recomendado.  Os grids flexíveis são excelentes ferramentas para organizar o conteúdo de uma forma prática. Eles usam larguras relativas ao invés das fixas para se adaptarem a largura da tela do dispositivo usado pelo usuário. Vale lembrar que um layout fluido é sempre a melhor forma de estar pronto para qualquer tipo de tamanho de tela ou orientação.

Usando um layout flexível, pouco vai importar se o usuário está acessando o site através de um smartphone, pelo computador do trabalho ou por uma televisão de 42". O layout sempre irá se adaptar à resolução do aparelho do usuário. Para evitar possíveis erros de cálculos, o recomendado é usar medidas como a porcentagem e deixar que o navegador faça os cálculos.

Não esqueça dos Max e Min width

O desenvolvedor ainda não deve se esquecer de usar max-* e min-* como limites aplicados a seus tamanhos relativos. Sua principal função é impedir que o layout aumente ou diminua de uma forma errada quando exibido em um dispositivo realmente grande ou pequeno.

Ainda tem dúvidas sobre as regras do web design responsivo que todo desenvolvedor deve saber? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: