Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 Princípios fundamentais para Títulos de E-mail Marketing:

19/06/2018 às 14:36 Email Marketing

6 Princípios fundamentais para Títulos de E-mail Marketing:

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o e-mail marketing continua sendo uma poderosa ferramenta do marketing digital. Mas para fazer um e-mail marketing eficiente, é preciso prestar atenção em alguns elementos, inclusive no título.

Mas como fazer um título realmente cativante, que faça com que o público queira abrir e ler o seu e-mail até o final? Essa dúvida paira sobre a cabeça de muitos profissionais da área. Através desse artigo, você vai conhecer 6 princípios fundamentais para criar um título de e-mail marketing que seja irresistível. Leia até o final e saiba mais.

Veja ainda o texto sobre hospedagem de site barata!

O e-mail marketing está mais vivo do que nunca

Muitas pessoas consideravam o fato do e-mail marketing ser uma estratégia de vendas ultrapassada e o achavam inadequado. Mas na verdade, ele continua sendo bastante eficaz, principalmente quando é combinado com mídias sociais e conteúdo. Além disso, em muitos casos, ele continua sendo a melhor maneira de entrar nos nichos mais conhecidos e lucrativos. 

Quando se trata de e-mail marketing, o título funciona como o título de um conteúdo. A função é a mesma, ou seja, atrair a atenção do leitor e garantir ao seu e-mail uma chance de ser lido. Dessa forma, pode-se dizer que as estratégias fundamentais usadas com os títulos também se aplicam aqui. Leia nosso post sobre Dicas para fazer um e-mail marketing de sucesso

Mas é preciso salientar que o contexto é diferente. A boa notícia é que o e-mail lhe dá a oportunidade de ter um relacionamento especial com seu leitor e é justamente esse relacionamento que fará com que suas mensagens sejam lidas, desde que tenham títulos atraentes. Conheça os princípios para se fazer um título irresistível. 

Abordagem em “U”

Quando você estiver escrevendo o título de um e-mail marketing, experimente a abordagem em “U” e responda as perguntas abaixo: 

  • Útil: a mensagem é valiosa para o leitor?
  • Ultra específico: o leitor sabe o que está sendo prometido?
  • Único: a mensagem é surpreendente e convincente?
  • Urgente: o leitor sente necessidade de ler o e-mail imediatamente?

Se você realmente quer convencer alguém de que vale a pena investir alguns minutos lendo a sua mensagem, é essencial que o título incorpore esse 4 elementos, impreterivelmente. Aprimore seus conhecimentos em fidelizar clientes com email marketing

As regras específicas

Esses são os pontos relacionados especificamente ao título do seu e-mail marketing que você precisa observar:

  • Identifique-se: desde o começo, as pessoas precisam saber rapidamente que você é uma fonte confiável. A melhor forma de fazer isso é ser bastante claro no campo “De” ou começar o título sempre do mesmo jeito.
  • Útil e específico: procure focar no útil e ultra específico, mesmo que precise abrir mão do único e urgente. Focando nos dois últimos, você pode correr o risco de ser confundido com spams e sua mensagem ir parar na lixeira. 
  • Urgência: se todas as suas mensagens forem urgentes, no final das contas, nenhuma será urgente de fato. Use um título urgente apenas quando for necessário, por exemplo, quando houver um prazo ou uma ação a fazer logo.
  • Menos é mais: quanto mais compacto e simples for o seu título do seu e-mail marketing, melhor. Tente não deixar de ser útil e ultra específico, mas tente comprimir essas características em uma promessa mais poderosa possível.

Confiança é tudo

Conseguir convencer alguém a confiar em você o suficiente para lhe dar seu e-mail não é uma tarefa simples e as pessoas estão cada vez mais desconfiadas de tudo. Por outro lado, se você conseguir ganhar e nutrir essa confiança, as pessoas provavelmente lerão seus e-mails, mesmo que os seus títulos não sejam atrativos.

Nesse estágio, confiança e consistência passam a ser mais importantes. Naturalmente, se você aliar grandes títulos ao sólido relacionamento que o e-mail marketing constrói, sua empresa terá resultados muito melhores. A dica é começar a estabelecer esse relacionamento já nos primeiros e-mails. Conheça nosso serviço de Email Marketing

Quer ser convidado para a caixa de entrada do seu público-alvo? Você só precisa se esforçar para entregar além do valor esperado para ele. Isso lhe transformará em um visitante querido e será sempre convidado a voltar.

Faça perguntas

É claro que não basta ser uma pergunta comum no título do seu e-mail marketing. Tem que ser algo que instigue a curiosidade do lead, ou o desafie. Veja o exemplo abaixo: 

Você sabe mesmo como criar títulos para e-mail marketing?

Seja específico

Este tipo de título de e-mail marketing é ideal para que uma venda seja racional e focada em um público analítico. Vale lembrar que, para você ser específico, tenha seu público-alvo bem definido e com total certeza. Veja o exemplo de um título específico: 

As 4 etapas para construir o título de e-mail marketing perfeito

Surpreenda seus leads

Escreva algo que seu lead nunca esperaria que alguém escrevesse, mas você o surpreendeu escrevendo algo inesperado. As chances do seu lead abrir um e-mail com o título do exemplo abaixo são enormes: 

Chega de tantos títulos de e-mails ruins: aprenda a fazer direito

Fale diretamente com o lead

Uma boa dica é sempre usar a palavra “você” no título. As pessoas gostam e até preferem que você se dirija diretamente a elas. O tom mais pessoal é sempre melhor nesse tipo de abordagem por e-mail. Veja o exemplo: 

15 dicas de títulos de e-mail marketing para você turbinar suas campanhas de vendas

Proibições

Deixe claro que existem algumas coisas que podem prejudicar o lead e você sabe quais são e está ensinado a eles. Certamente, as chances de abertura serão altas. Veja o exemplo: 

Os 10 erros mais comuns ao escrever um e-mail marketing

Instigue o curiosidade do lead

Passe a ideia de que realmente existe algo surpreendente que ele precisa conhecer, além de ser muito útil. É difícil resistir a um título de e-mail que desperte a curiosidade. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o atendimento ao cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: