Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 pontos que todo mundo deveria conhecer antes de abrir uma empresa

10/07/2018 às 08:39 Ajuda

6 pontos que todo mundo deveria conhecer antes de abrir uma empresa

Você sempre quis empreender e acha que chegou a hora de montar seu próprio negócio?

Saiba que abrir uma empresa, de qualquer segmento, não é algo tão simples e que vai muito mais além da vontade de trabalhar e conquistar o mercado.

Através desse artigo, você vai conhecer 6 pontos fundamentais que todas as pessoas deveriam conhecer antes de se aventurar em abrir uma empresa. Leia até o final e fique por dentro, evitando um processo de falência sem necessidade. 

Veja ainda o texto sobre hospedagem de site barata!

Planejamento do negócio 

Primeiramente, você deve se perguntar se o mercado que você escolheu para atuar é realmente o melhor.

O valor de quanto você ganha em cima de cada produto é suficiente para sua empresa ter viabilidade econômica? Por exemplo, quantos cupcakes são necessários vender por mês para você pagar o seu aluguel? A sua ideia faz sentido?

Responda todas esses perguntas com a máxima sinceridade. 

O grande problema na maioria das empresas abertas é que isso ocorre impulsivamente e em função disso não há um plano de negócio estabelecido, público alvo e estrutura necessária.

Antes de qualquer coisa é necessário analisar o que se pretende e como se objetiva atingir. Muitas vezes, após essa primeira análise se percebe a necessidade de uma capacitação maior.

Atualmente, tem-se um grande número de cursos de capacitação para futuros empreendedores.

Pesquise também todo o seu mercado de atuação e faça uma análise direta de todos os seus possíveis concorrentes para ver em qual nicho de público sua empresa pode se encaixar. Leia nosso post sobre vantagens de Criar um Blog  

Definição da estrutura física e produtos

Além de definir o local onde será o empreendimento, é necessário também que se adquira toda uma estrutura para o funcionamento da empresa.

Isso vai depender de cada ramo de atuação que pode ir desde maquinário até material de escritório.

Sobre o local de instalação da empresa é importante que você analise se o endereço está em um local estratégico e que seja viável para seu público-alvo.

Tudo vai depender do seu ramo de atuação para a escolha do local. 

Mas se a grana ainda está curta, pergunte-se se você precisa mesmo de um ponto comercial ou de uma loja física.

O que você acha de começar vendendo seus produtos ou serviços para seus amigos mais próximos, utilizando indicações e a internet para isso? Comece sempre seu negócio o mais enxuto possível. Aprimore seus conhecimentos sobre Como criar um blog

Se você optar por vender serviços ou produtos digitais, vai ficar livre de uma série de problemas, como produção, espaço físico e entrega.

A internet pode ajudar sua empresa ser escalável, ou seja, vender mais gastando menos. 

Ela é uma excelente maneira de começar, pois você irá gastar menos e terá menos problemas com seu empreendimento.

Se você trabalha com prestação de serviços, não se preocupe, você pode montar um pequeno home office em casa. 

Custos envolvidos

É preciso que se tenha em mente que para colocar uma empresa para funcionar haverá custos que vão além dos que já se conhece no dia a dia de um negócio.

Você não deve se esquecer de que toda a parte burocrática para se abrir uma empresa custa caro ao proprietário. 

O valor do aluguel, por exemplo, pode inviabilizar imediatamente o seu negócio. Se o seu plano de custos não sair do óbvio você terá um pesadelo imenso pela frente.

Diversos empreendedores fazem contas fora da realidade do mercado e tudo vai por água abaixo. Se você acha que dominar 0,1% do mercado é fácil, é melhor rever seus conceitos para seu negócio não fechar as portas. 

Formalização

Para toda empresa funcionar é imprescindível que se elabore um contrato social. É através desse documento que estão relacionadas todas as informações sobre o funcionamento da empresa. 

Os pontos primordiais que devem estar no contrato social são informações como nome, endereço e atividade, capital social, qual a relação entre os sócios e como se dá a divisão dos lucros.

Geralmente, o registro de um contrato social pode ser agilizado através da Junta Comercial da sua cidade e todo o processo pode ser finalizado em até 24 horas.

Regime tributário da empresa

Atualmente, você tem 3 opções de regime de tributação diferentes e sua empresa deve se encaixar em um deles.

A opção pelo tipo de tributação que a empresa utilizará deve ser feita até o início do próximo ano. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

Mas todas as análises devem ser realizadas com antecedência para que se tenha certeza da opção, diminuindo as chances de erros.

Vale frisar que cada caso deve ser analisado individualmente, evidenciando que não existe um modelo exato para a realização de um planejamento. 

Tudo vai depender da previsão de faturamento da sua empresa para optar pelo modelo certo de tributação.

Um boa dica e contratar os serviços de um contador para cuidar dessa parte burocrática. 

Obtenção de registros e licenças 

No Brasil, a burocracia é imensa para as empresas e a maioria não possui todos os registros e licenças necessárias para o funcionamento de acordo com a lei.

Mas isso se configura em um risco jurídico para tais negócios. Já que você leu até aqui, que tal baixar nosso e-book gratuito? 

Dentre os registro necessários estão a autorização da prefeitura para que ele possa ser habitado e o alvará de funcionamento.

Além disso, o Corpo de Bombeiros precisa emitir um laudo técnico informando que o imóvel pode ser usado, dentre outras licenças necessárias dependendo da atividade da empresa. 

Tudo isso gera despesas que devem ser incluídas no planejamento antes de colocar a mão na massa. Está vendo como abrir uma empresa vai muito além da vontade de trabalhar duro?  

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Não medimos esforços para atender nosso clientes. Entre e navegue à vontade!

Gostou de nosso post? Compartilhe: