Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 motivos para entender os trabalhadores da geração Y

04/03/2018 às 12:07 Ajuda

6 motivos para entender os trabalhadores da geração Y

Fala-se muito hoje em dia sobre as gerações X, Y e Z e as peculiaridades de cada uma. Isso abrange praticamente todas as pessoas que estão na fase produtiva da vida profissional, sendo a geração Y, a que abrange o maior número de profissionais que estão presentes nas empresas do Brasil. O maior problema enfrentado profissionais pelos dessa área é que muitas pessoas de outras gerações não entendem a filosofia de trabalho deles e acabam criando um atrito desnecessário. Leia todo esse artigo e conheça os 6 motivos para entender os trabalhadores da geração Y.

Geração Y  

Compreende todas as pessoas que nasceram entre os anos de 1981 e 1994. Considerada a geração da liberdade e inovação e que desenvolveu-se em uma época marcada pelo avanço da tecnologia e prosperidade econômica. As crianças da geração Y cresceram tendo acesso a coisas que seus pais não tiveram como TV a cabo, videogames, computadores e outras tecnologias. A geração Y cresceu rodeada de facilidades oferecidas pelos pais e teve o privilégio de conviver com todo o tipo de tecnologia, desde pequenos.

As pessoas pertencentes à geração Y tendem a ser multifuncionais e podem ao mesmo tempo: trabalhar em um projeto, responder e-mails, acompanhar notícias através de um site, conversar com os colegas de trabalho, mexer nas redes sociais e ainda bater um papo com quem estiver online.  Esses jovens tendem a conseguir o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e tem muita ambição, desde pequenos. Conheça agora os motivos para entender melhor os trabalhadores dessa geração.

Querem fazer a diferença logo no primeiro dia de trabalho

Logo quando um trabalhador da geração Y é contratado, ele já quer fazer algo que seja importante para a empresa. Esse vontade de se envolver o mais rápido possível com a empresa é uma qualidade extremamente valorizada pela maioria dos empregadores brasileiros. O envolvimento com ambiente organizacional é a melhor atitude que se pode esperar de uma pessoa que acabou de ser contratada. Afinal de contas, ela vai passar por um período de experiência e essa determinação em fazer algo que seja útil e que faça toda a diferença para a empresa, é de suma importância na sua avaliação. Leia também nosso post sobre Como criar um blog

Eles desafiam o status quo

Esse é outro forte motivo para entender os trabalhadores da geração Y. Esses profissionais tem um ávido desejo de mudar e reinventar processos no ambiente de trabalho. Eles condenam as práticas usadas e trazem uma visão alternativa para várias questões. Isso é fundamental para a inovação de que as empresas tanto precisam. Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, questionar o status quo se tornou mais importante do que nunca. O mais interessante é que eles não tem receio de sugerir mudanças que, em sua maioria, são bastante eficazes e produtivas. Aqueles processos defasados podem ser substituídos por ideias inovadoras e realistas.

Eles podem ter um repertório muito vasto

O pessoal da geração Y, são dotados de extrema habilidade para investigar e descobrir qualquer informação na internet e são muito bem informados com tudo que acontece no Brasil e no mundo. Como estão acostumados à conectividade entre pessoas, empresas e ideias, os jovens dessa geração são capazes de saber muita coisa sobre vários assuntos. Isso é fundamental para qualquer empresa que quiser sobreviver ao mercado. É claro que nem todos são as chamadas enciclopédias ambulantes e existem exceções. Uma boa dose de esforço será necessária para ter acesso a todo esse conhecimento, mas nem todas as pessoas fazem ou tem interesse em fazer, por vários motivos. Aprimore mais seus conhecimentos em vantagens de Criar um Blog

Eles olham além da remuneração

Outro característica que distingue a geração Y é a preocupação com qualidade de vida. Eles fazem questão de que o emprego, por melhor que seja, permita algum espaço para sua vida pessoal e não abrem mão disso. Eles são abertos a acordos sobre remuneração e benefícios e essa flexibilidade para negociação pode ser boa tanto para o funcionário quanto para a empresa. Além disso, as pessoas dessa geração tem plena consciência de que há coisas mais importantes do que o dinheiro. Isso contribui para que muitos delas sejam chefes mais compreensivos. Saber motivar as equipes de forma mais sutil e sofisticada do que pela mera promessa material, costuma trazer muito mais resultado que colocar o dinheiro na frente de tudo.

Eles são ótimos em colaboração

Mais um motivo para entender os trabalhadores da geração Y. Eles estão acostumados à dissolução das fronteiras trazida pela internet e por isso, típico representante da geração Y tende a não respeitar hierarquias e prefere o trabalho colaborativo, que é muito mais produtivo. Esse jovem não gosta do organograma em pirâmide e prefere um modelo mais orgânico, em que todos participam do resultado final com um todo. Contar com funcionários que tem esse tipo de perfil é essencial para as empresas, já que o todo trabalho funcionará cada vez mais de forma eficiente. O resultado é mais pessoas trabalhando em uma maior sintonia, deixando o clima organizacional cada vez mais propício para se trabalhar. Conheça mais sobre o serviço de Hospedagem de Site

Eles se preocupam com o propósito do trabalho

Enquanto as pessoas das gerações anteriores enxergavam seus empregos como uma forma de subsistência, os profissionais da geração Y enxergam o trabalho como uma parte essencial de suas identidades. Por essa razão, eles rejeitam vagas que não estão alinhadas com os seus objetivos e crenças pessoais ou profissionais. Graças ao interesse desses jovens pelo propósito e pelo impacto do seu trabalho, as empresas são estimuladas a atualizar as suas práticas e desenhar projetos cada vez mais sustentáveis.

Ainda tem dúvidas sobre os 6 motivos para entender os trabalhadores da geração Y? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para atender bem todos os nossos clientes.

Gostou de nosso post? Compartilhe: