6 motivos para aprender a programar em Python

12/05/2019 às 11:15 Ajuda

6 motivos para aprender a programar em Python

Um programador sabe bem que nunca se deve parar de estudar. Para esses profissionais o aprendizado deve ser constante. Todos os anos surgem novidades, atualizações, novos códigos e para se destacar no mercado da programação é preciso estar em dia com todos esses lançamentos.

Um bom programador estará sempre em processo de aprendizado e com matrículas confirmadas em novos cursos da área.

A linguagem de programação Python já existe há muito tempo, mas só de uns anos para cá é que ganhou destaque no mercado. Muitos programadores já o conhecem, no entanto, outros relutam a aprender.

Para quem quer entrar nessa área começar com Python é fundamental.

Mas por que? Ao longo desse texto vamos explicar a ascensão dessa linguagem e ainda daremos 6 motivos para aprender a programar em Python.  Mas antes, você sabe exatamente o que é essa linguagem?

O que é Python?

Tudo bem, você chegou até aqui mas ainda não sabe o que é Python e nunca ouviu falar nessa linguagem de programação.

Sem problemas, temos aqui uma breve explicação para você. Python é uma linguagem de programação criada nos anos 90 e que se tornou muito popular nos últimos anos.

É uma maneira mais simples de escrever códigos mais complexos, e que tem a capacidade de automatizar coisas triviais permitindo que você possa dar mais atenção para pontos do desenvolvimento que requerem maior atenção.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

6 motivos para aprender a programar em Python

Agora que você já foi introduzido a essa linguagem de programação você deve estar se perguntando por que deve aprender sobre Python.

Abaixo estão os 6 principais motivos que vão te convencer, não apenas a aprender essa nova linguagem, mas também tê-la como a sua preferida. Confira:

  • Ideal para iniciantes;
  • Simples;
  • Considerado obrigatório por muitas empresas;
  • Mercado extenso;
  • Grande comunidade;
  • Aprendizado acessível.

Programar em Python é ideal para iniciantes

Antes de mais nada essa linguagem já é tida como a melhor para quem quer começar a programar. Abaixo você encontrará outros 5 motivos que farão você ter certeza sobre isso.

Programar em Python é acessível, simples, não te obrigada a decorar regras complicadas e a lidar com o compilador, capaz de deixar qualquer iniciante na programação desanimado.

É também a preferida por muitas empresas o que te permite uma colocação rápida no mercado de trabalho.

Simplicidade

A simplicidade é a principal razão para, não apenas os iniciantes escolherem aprender Python, mas também muitas escolas optam por ensinar essa linguagem.

É essencial começar com uma linguagem de programação mais leve, simples que não traga sintaxes e regras muito complicadas.

Além disso, o Python está livre da maioria dos problemas encontrados no JAVA e no C++, como por exemplo com os caminhos de classe.

A sua instalação também é sem complicações. Simples para quem quer começar e fácil para quem já tem experiência em programação.

É considerado obrigatório por muitas empresas

Com um crescimento acelerado, para muitas empresas saber programar em Python já é obrigatório e não apenas um diferencial.

Equipes de tecnologia do Google e da IBM, por exemplo, já trabalham com essa linguagem há algum tempo e se você quer entrar para grandes empresas comece logo a aprender a programar em Python.

Mercado extenso

Por ser considerado obrigatório por muitas empresas o mercado para quem sabe programar em Python é muito extenso e a colocação é rápida.

Há pequenas empresas que estão investindo apenas nessa linguagem, tanto no mercado nacional quanto no internacional. Mas são as grandes empresas que realmente movimentam esse mercado.

E isso vale principalmente para quem tem interesse em aplicar para vagas fora do país, onde os salários são incrivelmente altos. Imagina trabalhar em empresas como Youtube e Nasa?

Grande comunidade

Outro grande motivo para aprender a programar em Python é que existe uma grande comunidade disposta a te ajudar.

Nada melhor para quem está começando do que poder ter um lugar para esclarecer todas as suas dúvidas. Então entre nessa sem medo, há muitos especialistas nessa linguagem que vão poder te auxiliar.

Através dessas comunidades você também poderá encontrar algumas conferências sobre o assunto.

Mais uma grande vantagem dessas comunidades é que você poderá estar em contato com diversas pessoas que já trabalham em grandes empresas e que são influentes.

Leia também: Como criar um blog? Confira o passo a passo

Aprendizado acessível

Desde que essa linguagem começou a crescer no mercado o número de materiais online sobre o assunto cresceu muito! Isso torna o aprendizado acessível para qualquer um que tenha interesse.

Há diversos cursos online, inclusive gratuitos, com durações diversas. Também há muitas opções presenciais. As universidades e faculdades, também estão adotando Python como a linguagem base para o ensino.

Então se você quer aprender sobre Python, saiba que, além de fácil, há muito material de qualidade disponível para todas as pessoas.

Mas se você já sabe programar e não quer perder tempo com introduções e ensinos básicos da programação saiba que também existe cursos e livros sobre Python para quem já tem conhecimento avançado na profissão.

Você também pode se interessar: Hospedagem de site gratuita

Conslusão

Listamos apenas 6 motivos para aprender a programar em Python, mas existem muitos outros! É a linguagem mais popular do mercado, requisito para trabalhar nas maiores empresas do mundo, como o Google e ainda é fácil de aprender!

Realmente é um conjunto maravilhoso para quem vai começar agora no mundo da programação.

Para os mais experientes será ainda mais fácil de aprender. Além disso o aprendizado também é acessível.

Desbrave a internet atrás das centenas de publicações, dicas e informações sobre o assunto, faça um curso online ou presencial, ou se preferir coloque sozinho a mão na massa e descubra como programar em Python é fácil e simples.

Gostou de nosso post? Compartilhe: