Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 Integrações que o gestor de marketing deve fazer

16/07/2018 às 20:06 Ajuda

6 Integrações que o gestor de marketing deve fazer

A tecnologia mudou a cara do marketing digital de uma forma que as descrições de trabalho, as expectativas e as responsabilidades de um gestor de marketing são totalmente diferentes daquelas de anos atrás.

Além das técnicas tradicionais e já consolidadas, para se ter sucesso, o novo gestor de marketing precisa ficar atento à evolução da tecnologia e às tendências que surgem como consequência desses avanços.

Para isso, existem algumas integrações que esse profissional precisa fazer. Ficou curioso para saber quais são? Leia todo esse artigo e descubra as 6 principais integrações que devem ser executadas. 

O que faz um gestor de marketing?

Se o objetivo do marketing é a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, é preciso conhecer esses clientes para poder cumprir o objetivo.

Portanto, uma das principais funções de um gestor de marketing é obter o máximo de informações possíveis sobre tudo que diz respeito a essa área. 

Quanto ao ambiente de marketing, é função do gestor analisar os fatores incontroláveis como as tendências da economia, da política e da demografia.

Tudo isso é necessário para que seja traçado uma estratégia de marketing mais assertiva possível. 

Por exemplo, se o acesso à internet através dos dispositivos móveis está crescendo exponencialmente no Brasil, essa tendência gera uma série de oportunidades para a criação de novas estratégias de abordagem aos clientes.

Conheça as integrações que precisam ser feitas. 

Veja ainda o post sobre hospedagem de site barata!

1. Integração entre os 4 Ps

O gestor de marketing precisa conhecer todo o processo de funcionamento das mídias sociais, dos mecanismos de pesquisas, vídeos e sobre a geração de conteúdo para montar um plano de marketing que realmente ajude a empresa a conquistar seu principal objetivo: vender mais.

Os futuros e atuais gestores de marketing devem bolar uma estratégia de execução das seguintes integrações que podem ser aplicadas em diferentes cenários, indústrias e empresas de médio a grande porte. 

Com relação ao comportamento do cliente em potencial, o gestor de marketing deve conhecer os fatores que influenciam o processo de compra do consumidor. 

Após definir o segmento-alvo e o posicionamento, o gestor de marketing deve tomar decisões em relação às variáveis controláveis de marketing, ou seja, aquilo sobre o que ele pode interferir: os 4 “Ps” que são: produto, preço, promoção e praça

2. Análise de situações

Segundo uma pesquisa recente, a capacidade de ter um pensamento crítico e analisar situações diversas são algumas das habilidades fundamentais de um bom gestor de marketing.

Toda e qualquer situação do setor deve ser analisada por esse profssional, antes de ser feito qualquer tipo de integração. 

O pensamento crítico ou a capacidade de analisar situações ou declarações e determinar a sua validade, é a base sobre a qual os profissionais de gestão modernos criam suas carreiras, permitndo resolver problemas com mais rapidez e eficiência e é exatamente isso que os empregadores buscam em um gestor de marketing. Leia nosso post sobre como ter maior resultado no email marketing

3. Gerenciamento de projetos

Nas empresas de hoje, você não precisa ter o título de gerente de projetos para ser um.

Os projetos podem ser simples ou complexos, a curto ou a longo prazo, mas principalmente no marketing, eles acontecem de forma cada vez mais rápida às oportunidades novas que o marketing digital vem oferecendo.

Os gestores de marketing precisarão aprimorar suas habilidades de gerenciamento de projetos para liderar suas equipes com eficácia e cumprir os objetivos da empresa implementando novas estratégias de acordo com as tendências de mercado.

4. Total sintonia entre os setores de marketing e vendas

Os gestores de marketing bem sucedidos possuem mentes analíticas.

Eles conhecem o valor da grande quantidade de dados que a internet disponibiliza atualmente e estão altamente interessados no que essas informações podem revelar sobre o comportamento do consumidor, a eficácia das suas campanhas de marketing e muito mais.

Por isso, deve haver uma total sintonia entre os setores de marketing e vendas de qualquer empresa.

Todas as estratégias de vendas, previamente definidas pelo setor de marketing com base nas informações da internet, devem ser passadas de forma clara para o setor responsável. 

Os melhores gerentes também sabem como fazer uma análise além dos dados e identificar tendências e padrões que podem levar a esforços de marketing mais bem sucedidos.

Aprimore seus conhecimentos em Como aumentar a conversão com o E-mail Marketing!

5. Integração das técnicas off-line 

O gestor de marketing sempre deve pensar em termos de sistemas integrados e interligados e como eles se afetam.

É necessário integrar as técnicas off-line às novas estratégias do marketing digital para promover a empresa.

É extremamente importante que o gestor consiga enxergar como as relações entre todas as partes de um plano de marketing funcionam e saiba gerenciá-las de forma eficaz. 

Além disso, o gestor de marketing deve ficar atento aos avanços tecnológicos, às mudanças culturais e ao ambiente ecológico ou natural, que também podem causar forte impacto no mercado em que atua e na sua própria empresa. Conheça nosso serviço de Email Marketing

6. Integração entre as principais ferramentas

Como a tecnologia continuará a avançar e influenciar de perto a forma como o marketing é realizado, sempre será importante que o gestor de marketing seja tecnicamente experiente. 

O envolvimento do cliente ocorrerá através de diversas maneiras e por diferentes canais e competir por sua atenção significará entregar os serviços e as informações que eles querem, por meio de aplicativos amigáveis e ferramentas para criação de relacionamento.

Em suma, para entregar o que o consumidor deseja e executar sua estratégia, o gestor de marketing precisa estar familiarizado com as principais ferramentas de marketing e com os benefícios que elas trazem para aspecto do seu plano.

À medida que a tecnologia alimenta a indústria, novas abordagens de marketing digital continuarão a ser desenvolvidas.

Embora seja importante saber como aproveitar oportunidades específicas, o gestor de marketing de sucesso precisa adquirir habilidades específicas que podem ser aplicadas para ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o atendimento ao cliente sempre vem em primeiro lugar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: