6 dicas para trabalhar com influenciadores em sua agência

11/11/2019 às 18:34 Marketing

6 dicas para trabalhar com influenciadores em sua agência

Existem muitas opções de negócios na internet que podem ser lucrativas hoje em dia, se você souber usar as estratégias corretas, é claro.

Porém, uma agência digital tem sido uma das mais visadas nos últimos tempos, muito por conta do trabalho que exige uma combinação de criatividade, disciplina e muito esforço.

E quando novos clientes chegam para somar, é importante que você saiba lidar com eles.

Vamos dar hoje 6 dicas para trabalhar com influenciadores em sua agência e conseguir os melhores resultados com eles. Quer saber quais são? Então confira agora!

O que são influenciadores?

Antes de mais nada, é importante definirmos o que o termo influenciador quer dizer, já que ele pode ser um tanto abstrato.

Um influenciador nada mais é do um alguém que tem o poder de, como o próprio nome diz, influenciar as decisões de outras pessoas.

Isso porque o influenciador é alguém que tem autoridade e que tem conhecimento sobre determinado assunto, e mais do que isso, alguém que sabe se relacionar com o seu público constantemente. 

Estão presentes nas redes sociais e tratam sobre um assunto específico. Seus seguidores são, quase sempre, pessoas que tem interesse no assunto abordado.

No entanto, é preciso ressaltar que um influenciador não é uma ferramenta de marketing, mas sim pessoas que podem colaborar com as estratégias de marketing de determinada empresa, empresa essa que tem interesse em atingir aquele tipo de público.

Conheça o serviço de E-mail Marketing. O Serviço de E-mail Marketing é a partir de R$45,00 mensais com 10.000 disparos. (Cada plano possui sua quantidade de disparos correspondentes).

6 dicas para trabalhar com influenciadores em sua agência

Agora que você já descobriu o que esse termo significa, podemos finalmente dar as mais importantes dicas para trabalhar com influenciadores em sua agência. Elas são:

  • Conheça o público de cada um deles
  • Tenha um bom planejamento
  • Saiba trabalhar com o material que já tem
  • Use e abuse da criatividade
  • Faça monitoramento de desempenha
  • Foque no longo prazo

Vamos falar sobre cada uma separadamente e mostrar por que são tão importantes.

Leia também: Dicas para fazer um e-mail marketing de sucesso

Conheça o público de cada um deles

Uma das principais dicas para trabalhar com influenciadores em sua agência é conhecer bem o público de cada um deles.

Isso envolve uma pesquisa não só do influenciador, mas também do público, e principalmente, dos números de engajamento.

Não adianta escolher alguém apenas pelo número de seguidores, você precisa analisar o comportamento dos seguidores, afinal são essas pessoas que as marcas querem atingir.

O que eles gostam? O que eles compram? São pessoas que gostam de gastar ou preferem investir em produtos e serviços mais em conta? Como convencer esse público?

Como falamos acima, o influenciador é apenas o meio que você irá utilizar para conversar e atingir o público. Portanto, escolha um bom influenciador, mas faça essa escolha baseado principalmente no público e no seu comportamento na internet.

Tenha um bom planejamento

Ter um bom planejamento é fundamental para qualquer negócio dar certo. Defina bem os objetivos das campanhas e qual será a estratégia de marketing utilizada.

Estude bem o público-alvo e veja quem são seus influenciadores preferidos. Analise cada um deles e entre em contato com uma proposta bem trabalhada e clara.

Uma agência que não se programa, não sabe conversar com o influenciador tem grandes chances de desenvolver uma campanha publicitária ruim e que não traga resultados. Por isso, foque nas etapas necessárias para desenvolver esse trabalho de forma eficiente. 

Saiba trabalhar com o material que já tem

A terceira dica para trabalhar com influenciadores na sua agência é saber trabalhar com o material que você já tem à sua disposição.

Para isso você precisa ter um controle de todas as campanhas desenvolvidos, com as métricas de público-alvo e informações sobre o influenciador.

Ao ter isso em mãos o seu trabalho se torna muito mais fácil, já que você pode simplesmente voltar a entrar em contato com um influenciador que já trabalhou com você antes e entende como tudo funciona. Isso otimiza o seu tempo, já que não será necessário fazer uma nova busca por um novo perfil.

Use e abuse da criatividade

Agência é sinônimo de criatividade, no caso de trabalhar com influenciadores não é diferente. É preciso pensar em formas criativas de atingir o público e mais do que isso, de convencê-los.

Apostar no simples e no óbvio pode ser a solução em alguns casos, porém é muito importante pensar fora da caixa. Elabore novas estratégias e abordagens, faça alguns testes e você terá uma campanha original e, consequentemente, mais eficiente.

Faça um monitoramento de desempenho

Assim como ter um bom planejamento é fundamental, o monitoramento de resultados é essencial. Não tem como você medir o sucesso das suas campanhas sem analisar os dados.

Por isso, mantenha contato com o influenciador e busque ter acesso a todas as métricas de engajamento. Faça anotações do que deu certo e do que não deu. Essas informações são muito importantes para o aprimoramento e criação de novas estratégias. 

Foque no longo prazo

Por fim, foque no longo prazo. Estratégias de marketing quase nunca trazem resultados imediatos. Portanto, não adianta pensar no agora, desenvolva um trabalho com influenciadores e tenha os pés no chão para saber que os resultados só aparecerão mais pra frente. E claro, monitore tudo! Para pensar em longo prazo é preciso analisar os dados em tempo integral.  

Você também pode gostar de: Como ter maior resultado no e-mail marketing

E aí, o que você achou das nossas dicas para trabalhar com influenciadores em sua agência? Se você souber usá-las da forma correta, pode ter certeza de que os resultados vão aparecer.

E a consequência disso não é apenas ter casos de sucesso, mas ter um nome maior dentro de um mercado que é tão concorrido, além de também atrair novos clientes e fazer o seu negócio crescer.

Trabalhar com influenciadores é sempre um desafio, mas é daqueles que vale a pena encarar. E os resultados desse trabalho vão te provar isso!

Gostou de nosso post? Compartilhe: