Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 dicas para ser freelancer sem dor de cabeça

11/11/2017 às 16:50 WordPress

6 dicas para ser freelancer sem dor de cabeça

Confira 6 preciosas dicas que podem te ajudar da começar sua carreira de freelancer sem dores de cabeça

Desde 2015, com o desemprego só aumentando devido à crise econômica que assolou o Brasil, muitas pessoas estão apostando na carreira de freelancer. Mas o que é ser freelancer? Esse é o termo designado para os profissionais que trabalham por conta própria e que prestam serviços de qualquer natureza para pessoa física ou jurídica. É uma excelente opção para profissionais que desejam se recolocar no mercado mas estão com dificuldades de encontrar um emprego formal. Se você tem vontade de ser freelancer e ainda está sem saber por onde começar, leia essa artigo até o final e conheça 6 dicas valiosas que podem te nortear em sua carreira.

Leia também: hospedagem de site barata

Monte seu portfólio

Se realmente você quer ser freelancer comece montando um bom portfólio. Mas o que é isso? Trata-se de uma coleção de trabalhos realizados por um profissional ou por uma empresa que demonstra toda a sua capacidade na área em que pretende atuar. O objetivo do portfólio é impressionar o cliente mostrando para ele que você é capaz de prestar um serviço de qualidade e que merece ser contratado para tal.

É claro que se você está começando agora, pode utilizar os últimos trabalhos da faculdade como seu portfólio inicial.  Existem alguns sites que podem te ajudar a montá-lo, mas tenha muito cuidado e só coloque apenas os melhores projetos ou trabalhos que você desenvolveu, combinado? O seu futuro cliente deve ter uma excelente impressão sua. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem com WordPress

Determine um preço justo

Assim que você adquirir um certa experiência e um portfólio diversificado, você já pode estabelecer um preço para seus trabalhos como freelancer. Essa talvez seja uma das maiores dúvidas dos freelancers: quanto cobrar do cliente pelo seu trabalho? Mesmo que apareçam diversas oportunidades para você, não aceite um preço muito baixo que vai desvalorizar seu tempo, dedicação e esforço que você empregou para fazer o trabalho.

Também não vale cobrar preços caros demais, que estão acima da média de mercado e que não condizem com o que está oferecendo. Uma boa dica para precificar o seu serviço é analisar o mercado ou o seu próprio trabalho. Veja quanto os seus concorrentes cobram por determinado serviço e fique sempre atento para estipular o preço de acordo com a lei da oferta/demanda do seu serviço. Esteja sempre atento as necessidades dos seus clientes. O ideal é cobrar um preço que seja justo, tanto para você quanto para seu cliente.

Escolha seu local de trabalho

Se você quer realmente ser freelancer, pense em um local que seja estratégico para a realização de todas as suas atividades. Você pode trabalhar na empresa em que tiver prestando serviço ou em casa, no estilo home office. O ideal é encontrar um lugar que seja silencioso e que você consiga produzir bem para entregar todo o trabalho para o cliente dentro do prazo. Muitos freelancers preferem trabalhar home office por ter várias vantagens, já outros preferem alugar uma sala comercial para trabalhar. Conheça mais sobre esses e outros assuntos clicando em Hospedagem para WordPress

Faça seu networking

Essa talvez seja uma das principais dicas para ser freelancer. O profissional deve estabelecer uma rede de contatos e manter sempre atualizado o seu networking. Nessa forma de trabalho, muitas oportunidades que aparecem são através de indicações de amigos ou parentes. Troque informações sobre sua área de atuação com seus contatos. Além disso, essa atitude proporciona melhores oportunidades de trabalho para o freelancer.

Uma boca dica para aumentar seu networking é participar de eventos ou até conversando com outros profissionais da área. Use e abuse das redes sociais, que podem te ajudar a divulgar seu portfólio e seu perfil profissional. A ferramenta LinkedIn, por exemplo, é uma rede social que é totalmente voltada para as relações de trabalho, o que pode ser uma excelente forma de criar e manter uma rede de contatos. Aproveite e leia também nosso post sobre Dicas de SEO para WordPress

Faça o que você gosta

Muitas pessoas estão insatisfeitas com seu emprego e decidem começar a sua carreira de freelancer. Se você se enquadra nessa situação, encare isso como uma oportunidade e foque nas atividades que gosta e que realmente tenha prazer em desenvolver. Você pode optar por trabalhar com algo que você tenha afinidade e como freelancer, você tem várias oportunidades para explorar.

Uma das vantagens disso, é que você não precisa necessariamente de ter uma formação em economia ou contabilidade para escrever sobre o assunto, por exemplo. Basta que você pesquise o máximo de informações sobre o tema, estude e se atualize, além de ter interesse e desenvoltura! Que tal baixar nosso e-book totalmente grátis?

Formalize-se

A melhor opção para as pessoas que desejam trabalhar como freelancer é formalizar-se como MEI (Micro Empreendedor Individual). Os profissionais que se formalizarem com MEI terão direito a alguns benefícios com emissão de nota fiscal, aposentadoria, empréstimos e obtenção de CNPJ. Alguns clientes exigem que o freelancer emita nota fiscal antes de contratar seus serviços e isso pode ser um diferencial perante seus concorrentes, já que muitos profissionais não estão a par dessa questão.

Ser formalizado traz duas grandes vantagens para o freelancer: a primeira delas é que você pode prestar serviços para grandes empresa como pessoa jurídica, pois você pode emitir nota fiscal e a segunda vantagem é você pode passar a impressão para seu cliente de que é uma pessoa confiável e que ele pode ficar tranquilo que todos os serviços serão entregues dentro do prazo. O aumento da confiabilidade por parte do cliente é de suma importância nessa área. Se você realmente quer se tornar um profissional freelancer, siga à risca as dicas dadas acima, combinado?

Ainda tem dúvidas sobre como ser freelancer sem dores de cabeça? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nós o cliente sempre vem em primeiro lugar e não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade.

Gostou de nosso post? Compartilhe: