Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

6 dicas de como ser mais criativo no design

24/04/2019 às 07:15 Ajuda

6 dicas de como ser mais criativo no design

Certas profissões exigem bastante da nossa criatividade e produtividade. Porém nem sempre estamos inspirados para criar algo novo e isso acaba se tornando um empecilho no desenvolvimento de alguns projetos.

Para trabalhar em algumas áreas não basta saber fazer, é preciso também saber criar, exercendo constantemente a criatividade.

Esse é o caso dos profissionais de design. Muitas vezes não é possível concluir um projeto porque não surgem novas ideias, a mesmice toma conta e o cliente não aprova a sua ideia.

Isso é um problema muito comum e também muito prejudicial para o designer, que acaba ficando estagnado dentro da própria área. Pensando nisso separamos 6 dicas de ouro para ser mais criativo no design e te ajudar a avançar com os seus trabalhos.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Sites? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet e quer investir em marketing digital, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano). Clique e confira todas as vatagens que oferecemos!

Veja se compensa escolher uma hospedagem de site barata

A criatividade é fundamental para os designers

Há um mito ao redor dos designers de que são profissionais extremamente criativos, o que não é mentira, porém faz parecer que essas pessoas estão o tempo todo tendo várias ideias muito boas, e isso não é verdade.

A criatividade é algo que precisa ser estimulada o tempo todo. É preciso ter em mente que é normal ter momentos em que a produção é mais baixa e a imaginação não flui, principalmente durante períodos de grande estresse e sobrecarga.

Por isso é importante separar alguns minutos do seu dia para exercitar a sua criatividade.

Confira abaixo quais são as 6 dicas de ouro para ser mais criativo no design:

  • ·Converse com outros designers;
  • ·Siga perfis inspiradores no Instagram;
  • ·Faça um brainstorming;
  • ·Busque novas referências;
  • ·Desenvolva projetos pessoais;
  • ·Trabalhe na medida certa.

Converse com outros designers

Trocar experiências é uma ótima forma de exercitar a criatividade. Converse com outros profissionais da área, veja o que eles estão produzindo, quais são os seus desafios e como estão trabalhando.

Essa troca pode te ajudar a encontrar novas oportunidades, conhecer novas pessoas e novas formas de trabalhar.

Procure por grupos de designers nas redes sociais, ou marque encontros semanais com os seus amigos mais próximos.

Esses momentos vão te deixar mais inspirados para começar seu próximo trabalho.

Siga perfis inspiradores no Instagram

Se você ainda não tem uma conta no Instagram crie um perfil profissional agora mesmo.

Nessa rede social você vai encontrar muitos perfis inspiradores, tanto de outros profissionais da área que estão sempre compartilhando seus trabalhos e insights, como também perfis dedicados à compartilhar projetos e dicas de design apenas para inspirar seus seguidores.

Passe alguns minutos do dia rolando o seu feed e veja como a sua criatividade vai aumentar. Além disso, com um perfil dedicado aos seus projetos você também poderá ser notado por outros designers e clientes.

Leia também: Melhor hospedagem de site

Faça um brainstorming

Um novo projeto está para começar e você não tem ideia do que fazer, não consegue pensar em nada. Em equipe ou sozinho fazer um brainstorming pode ser a solução.

Também chamado de Tempestade de Ideias o objetivo é justamente colocar em um papel tudo o que vem na sua cabeça quando pensa em determinado tema. É uma ferramenta muito poderosa e utilizada dentro de várias empresas.

O mais importante do brainstorming é não ter medo de ter ideias ruins, coloque tudo no papel, mesmo aquelas opções que forem horríveis.

Elas também te ajudarão a chegar em uma ideia melhor.

Busque novas referências

Quais são as suas referências? Todo profissional tem os seus mentores, os seus livros preferidos, os seus projetos prediletos. Tire um tempo para estuda-los novamente, para relembrar alguns pontos que te chamaram a atenção.

Busque também por novas referências, encontre novos livros, descubra quem são os novos nomes do design e o que estão produzindo de relevante. O Instagram pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar a encontrar outros bons profissionais.  

Desenvolva projetos pessoais

Tire um tempo para desenvolver seus projetos pessoais. É comum passar muito tempo, semanas e até meses trabalhando em projetos para seus clientes, o que aumenta o tédio, o estresse e faz com que sua produção e criatividade caiam.

Porém é muito importante dar atenção para você e para os projetos que você gosta e quer desenvolver.

Quando você tira algumas horas do dia para focar em algo que você quer produzir tudo fica mais fácil.

Você passa a ficar motivado, sente prazer em buscar referências, estudar conceitos em cima de algo que é seu.

Trabalhe na medida certa

Das 6 dicas de ouro para ser mais criativo no design essa é, sem dúvidas, uma das mais importantes.

A maioria dos designers são freelancer e por isso não tem horário definido para começar e parar de trabalhar e é justamente essa falta de disciplina que pode matar a sua criatividade.

Além de definir um horário para trabalhar também é importante separar alguns minutos para fazer pausas. Descanse, faça outras atividades e tenha um horário específico para fazer suas refeições.

Nesses momentos em que você está mais relaxado, aberto para pensar em outras coisas, observar outros espaços pode surgir uma ideia nova.

Você também pode se interessar: Quais são as vantagens de ter um blog em Wordpress?

Conclusão

Agora que você leu essas 6 dicas de ouro para ser mais criativo no design a sua mente já está voltando a trabalhar?

Tente coloca-las em prática aos poucos, nem sempre é fácil manter a produtividade constante, ter novas e brilhantes ideias o tempo todo, porém é importante saber exercitar a criatividade para que consiga desenvolver os seus projetos, afinal o seu sucesso profissional depende muito dessa sua capacidade.

Portanto não desanime! Essa queda criativa é normal, você só precisa saber como dar a volta por cima e não se manter sempre em baixa.

Gostou de nosso post? Compartilhe: