Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 tipos de bibliotecas JavaScript que você não pode deixar de conhecer

25/05/2018 às 15:27 Ajuda

5 tipos de bibliotecas JavaScript que você não pode deixar de conhecer

Para criar um site não basta ter uma hospedagem de site. Todo desenvolvedor web sabe da importância que a linguagem JavaScript para a construção de sites e blogs. Junto com a linguagem HTML e CSS, o JavaScript é responsável por boa parte dos layouts dos sites da internet.

É por isso que é muito importante conhecer todos os tipos de bibliotecas de JavaScript para que o programador consiga trabalhar e desenvolver projetos em alta performance. Nessa tríade de linguagens de programação, o JavaScript é responsável por dar mais dinâmica a sites e blogs, tendo como suporte o HTML para o conteúdo e o CSS para melhorar o visual de uma página.

Juntando essas três linguagens é possível criar sites completos. Através do JavaScript, por exemplo, se torna possível transformar um site em uma página mais atrativa para os visitantes, com a criação de animações complexas, entre outras funcionalidades. É claro, que para que todas as funções funcionem de forma plena é precios ter a melhor hospedagem de site.

Como toda e qualquer linguagem de programação web, a JavaScript vem sendo atualizada e tempos em tempos e a cada novidade apresentada, ela se torna uma das linguagens mais importantes. Nos dias atuais, muitos desenvolvedores têm apostado nessa linguagem para incrementar seus projetos.

Por isso, nos últimos anos, surgiram várias novas bibliotecas para quem quer trabalhar com JavaScript e é importante conhecer cada uma delas para que seu trabalho com essa linguagem seja bem mais prático e fácil.

Boa parte destas bibliotecas pode ser encontrada de graça na internet, muitas ainda possuem código aberto. Por serem bastante acessíveis e editáveis, essas bibliotecas se destacaram e passaram a ser fundamentais em qualquer projeto de desenvolvimento web.

O uso de certos frameworks, outro nome dados as bibliotecas, já é bastante comum em pequenas e grandes empresas e o conhecimento dos mesmos são essenciais na hora de conquistar uma vaga na área de programação.

Isso apenas dobra a importância de conhecer e aprender sobre esses tipos de bibliotecas, afinal isso pode garantir um bom emprego ou bons jobs para desenvolvedores freelancers.

O que é e como surgiu a linguagem JavaScript?

Essa linguagem foi criado pelo programador Brendan Eich em 1995 e foi desenvolvida na época para ser utilizada no Netscape Navigator, aplicação produzido pela empresa onde o autor trabalhando.

No início, o JavaScript servia para dar suporte aos desenvolvedores em ações mais complexas no desenvolvimento web, ações que outras linguagens não conseguiam tornar mais dinâmicas ou viáveis.

Depois de um ano no mercado, a linguagem JavaScript foi adotada pela gigante Microsoft, o que ajudou no desenvolvimento e nas atualizações dessa linguagem, fazendo com que atualmente ela seja uma das principais linguagens no mundo da programação.

O JavaScript atua de maneira diferente das demais linguagens, conseguindo rodar programas localmente, o que traz a possibilidade para processar e modificar dados, facilitando a interação com o HTML e o CSS.

Os scripts dessa linguagem pode atualizar conteúdos específicos sem a necessidade de carregamento de páginas inteiras. Essa ação permite que vários programas consigam oferecer uma grande gama de funcionalidades diversas.

Como já dissemos acima, hoje em dia não seria possível desenvolver sites e aplicativos dinâmicos sem o uso ou o conhecimento avançado em JavaScript. Confira quais são as principais bibliotecas de JavaScript que você precisa conhecer:

jQuery

Essa biblioteca está entre as mais utilizadas no mundo da programação. Geralmente, quando um desenvolvedor web tem conhecimento sobre essa biblioteca e domina JavaScript, ele costuma utilizar seus elementos para qualquer tipo de projeto, principalmente os mais complexos.

A jQuery é bastante usada por que é uma linguagem com codificação simplificada, o que a difere de outras bibliotecas que tem códigos mais extensos. A contrapartida é que por conta dessa facilidade, aprender e saber mexer com a jQuery não faz tanta diferença para quem quer seguir uma carreira de desenvolvedor web.

O aprendizado de jQuery costuma ser bem rápida por causa da facilidade e da grande variedade de componentes. Usar os elementos dessa biblioteca garante um projeto de boa qualidade e fornece muitas funcionalidades com códigos simples.

React

Para falar em bibliotecas JavaScript, temos que falar no React. Hoje, esse framework é mantido pela equipe de Mark Zuckerberg, dono do Instagram, do Facebook e de outras redes bastante conhecidas na internet.

Essa biblioteca é usada para criar interfaces dinâmicas para sites e blogs, sendo uma boa ferramenta para front-end. O código da react é limpo e pode ser reutilizado, sendo bem simples como o jQuery.

A React é uma das bibliotecas JavaScript pioneiras no mundo de desenvolvimento web.

Prototype

Essa biblioteca é bastante utilizada por ter suporte a Ajax e facilitar a interação com o DOM, o que garante uma boa organização de projetos mais robustos. Assim como as outras duas bibliotecas citadas acima, a Prototype tem codificação simplificada.

Podendo ser usada para tarefas comuns no ramo de programação, o que faz o desenvolvedor ganhar em eficiência e economizar tempo.

Vue.js

Essa biblioteca é uma das principais tendências em JavaScript para os próximos anos. Isso por que apesar de novata no mercado, sua comunidade de desenvolvedores é bem extensa e principalmente bastante ativa, o que fez a Vue.js ganhar notoriedade mundial em pouco tempo.

Node.js

Essa biblioteca permite que a linguagem JavaScript seja utilizada também aplicações desenvolvidas diretamente em servidores e não apenas em navegadores. Há quase 10 anos no mercado, a Node.js tem o código aberto e possui aos desenvolvedores a execução de aplicações em JavaScript de maneira remota, ou seja, de qualquer lugar por desktops ou dispositivos móveis.

Muitos grandes serviços conhecidas na web atualmente como o site de cupons de descontos Groupon e serviço de pagamento online Paypal, utilizam o Node.js para oferecem seus serviços na internet.

Estas são apenas algumas das principais bibliotecas utilizadas para desenvolver projetos em JavaScript. Se você já é ou quer ser um desenvolvedor web deve se aprofundar no conhecimento destes frameworks para poder competir de igual para igual no mercado digital.

 

Gostou de nosso post? Compartilhe: