Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 testes indispensáveis para fazer antes de lançar um site wordpress

10/10/2017 às 16:00 WordPress

5 testes indispensáveis para fazer antes de lançar um site wordpress

Criar páginas html básicas é bem simples hoje em dia, existem muitos recursos que podem te auxiliar e deixar o trabalho um pouco mais fácil de ser concluído, mas fazer com que essa página seja bem estruturada, siga os padrões do html5, esteja preparada para o acesso via dispositivos móveis, além de microdados para buscadores e redes sociais, pode não ser tão fácil assim.

E uma falha pode deixar tudo muito mais difícil, já que performance, otimização e SEO são fatores fundamentais para se ter bons resultados nas buscas e visitas.

Não sabe como criar um blog? Veja o Passo a passo para criar o seu Blog

Se você precisa de tudo isso funcionando de maneira impecável e pretende usar o WordPress como sua base de desenvolvimento, nós sempre estamos reunindo bons artigos que vão te ajudar com todos esses ajustes.

Mas você precisa estar sempre atento na hora das adaptações para a sua realidade, não existe uma fórmula mágica que aumente seus resultados drasticamente da noite para o dia, mas se você entender cada ponto que precisa ser melhorado e ir ajustando aos poucos, vai chegar ao resultado esperado.

Pensando em te ajudar na hora de finalizar o seu site da melhor maneira possível, reunimos uma série de 5 testes que você não pode deixar de fazer antes de trazer o seu site a público, são verificações superimportantes que vão fazer a diferença na hora de conquistar os visitantes, além da velocidade e qualidade da sua Hospedagem com WordPress.

Está fácil de ler?

Veja ainda sobre hospedagem de site barata

Pode parecer uma pergunta muito básica e talvez você deixe esse detalhe passar despercebido, mas tenha certeza de que você nunca mais fará isso quando entender a importância da legibilidade das suas páginas e o quanto isso pode influenciar na permanência dos visitantes em seus textos.

Não basta ter uma boa fonte e separar bem os parágrafos, já foi tempo em que apenas isso bastava para satisfazer buscadores e visitantes.

Você precisa entender claramente qual o impacto de todos os elementos da sua página na leitura, como ela está legível para pessoas com boa visão e para quem precisa da ajuda de óculos, dependendo do seu público, precise de fontes mais limpas e simples, textos resumidos e de simples compreensão.

As cores da sua fonte também vão influenciar muito na hora da leitura, procure usar cores que não se misturem ao restante da página, dê atenção ao texto e deixe para o final elementos que possam tirar a atenção do seu visitante.

Teste todos os navegadores populares

É claro que não é fácil testar cada navegador no mercado, mas você precisa dar prioridade aos navegadores mais populares e mais utilizados pelo seu público.

Nomes como Firefox, Chrome, Internet Explorer, Safari, são alguns dos que não podem faltar na sua lista de testes, verifique toda a navegação como:

  • Itens como menus,
  • Cliques em links,
  • Fontes,
  • Imagens
  • Animações com css,

Tudo o que faça parte essencial da sua experiência de navegação e que não pode faltar para os seus visitantes, teste formulários de contato e qualquer interação com chats e outras ferramentas parecidas, tudo precisa estar exatamente igual em todos os navegadores.

Navegação em dispositivos móveis, tudo está responsivo?

Atualmente o Google está observando de perto a velocidade de navegação de um site e se ele atende perfeitamente telas menores do que as de computadores e notebooks, não é de hoje que o acesso por outros dispositivos vem crescendo, e exatamente por esse motivo o Google vem priorizando quem oferece um site móvel de qualidade e de extrema velocidade.

Inclusive recentemente lançou a ferramenta “Teste meu site” [https://testmysite.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br], que pode ser acessada em português e possui um relatório bem interessante de todos os recursos que estão sendo verificados e quais são os seus resultados, o que precisa melhorar e como realizar essas correções, testes de velocidade, usabilidade, comparativos com outros sites, tudo faz parte da longa lista de verificações.

Leve menos de 5s para carregar

Os testes de performance são mais do que necessários na hora de avaliar um bom projeto, alguns sites têm como tempo de carregamento estimado incríveis 3s, mas sabemos o quanto é trabalhoso otimizar esses detalhes, mas já demos dicas de como minificar seus arquivos de temas, usar plugins de cache, evitar o carregamento desnecessário de arquivos, além de seguir padrões de desenvolvimento que vão te ajudar muito a obter bons resultados.

Segundo estudos, os visitantes começam a deixar sua página se não começarem a ver o conteúdo desejado em pouco tempo, problemas de rendenização, telas brancas por muito tempo, tudo isso interfere na maneira como o público irá reagir a essa espera, muitos começam a sair após mais de 5s de espera sem sucesso, com 7 ou 8s você já está perdendo muitos visitantes, segundo o Teste Meu Site é um resultado ruim dependendo o seu público e de sites com conteúdo semelhante.

Ajustes finais para completar todos os testes

O quinto item de nossa lista pode se dividir em alguns pontos importantes, são ajustes finais que nos ajudam a evitar problemas futuros de navegação e experiências ruins para os visitantes, são eles:

  • Links quebrados – Que podem ser verificados facilmente com o plugin Broken Link Checker.
  • Compatibilidade com seu servidor – O plugin PHP Compatibility Checker fará todas as verificações necessárias para que você rode seus plugins e temas sem problemas, compatível inclusive com todos os parâmetros do PHP 7.
  • Otimização do seu tema – Que pode ser realizada através do plugin Theme Check, que usa as últimas especificações de desenvolvimento dos próprios desenvolvedores do WordPress, trazendo assim certeza de desempenho correto e otimizado.

Conclusão

Não é tão simples ter um site ou blog extremamente otimizado, mas sempre damos as dicas necessárias para que você possa ter um ponto de partida e consiga descobrir mais sobre o seu público e como usar esses auxílios a seu favor para atender bem o seu público.

Um bom trabalho de otimização junto com um provedor de Hospedagem com WordPress de qualidade podem ser o que está faltando para você e seus projetos chegarem aos resultados que sempre esperou.

Gostou de nosso post? Compartilhe: