Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 Soft Skills necessárias para o mercado de trabalho

18/11/2019 às 09:11 Ajuda

5 Soft Skills necessárias para o mercado de trabalho

A indústria de recrutamento tem se renovado a cada ano, e como uma grande consequência disso, empresas e recrutadores valorizam traços da personalidade de candidatos.

As Soft Skills (termo usado em inglês mesmo) se referem às competências sociais e comportamentais de um profissional, e são fundamentais não só para melhor exercer um cargo, mas também para garantir que o perfil combine com o ambiente da empresa.

Habilidades técnicas são importantes, mas de nada adianta o candidato ser formado em uma renomada universidade e ter experiência comprovada, se não demonstrar habilidades intangíveis que contribuem para o trabalho fluir com mais harmonia, garantindo metas de produtividade e de qualidade com mais facilidade.

Descobrindo suas soft skills

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, desenvolver suas soft skills pode ser uma boa estratégia de crescimento na carreira. É importante fazer uma autoanálise para determinar quais são aquelas aptidões que você naturalmente possui para saber usá-las a seu favor. Fazer este exercício vai te ajudar tanto em uma entrevista de emprego como em uma avaliação de desempenho com seu superior. 

Apesar de cada empresa priorizar uma habilidade mais que outras de acordo com sua cultura ou por função exercida, o site de emprego Adzuna selecionou as cinco soft skills mais buscadas por recrutadores para você considerar:

Veja ainda sobre hospedagem de site barata

  1. Trabalho em equipe

Empresas desejam profissionais com boa interação pessoal, sejam com colegas, superiores, subalternos, clientes, pacientes, ou qualquer colaboração para realizar uma tarefa.  Melhor ainda se souber motivar e inspirar outras pessoas denotando liderança.

  1. Capacidade de comunicação

Independente da função, saber se expressar e articular bem suas ideias é essencial. Um bom comunicador também sabe ouvir outros.  Se a empresa for multinacional, saber se comunicar em outro idioma é praticamente obrigatório.

  1. Resolução de problemas 

Em um ritmo de trabalho cada vez mais acelerado, os profissionais que conseguem resolver dificuldades com autonomia, sem envolver terceiros ou interromper a produtividade são muito bem vistos.

  1. Flexibilidade 

Considerando que a única constante é a mudança, as empresas buscam profissionais que saibam se adaptar à novidade rapidamente, como novas tecnologias, corte de pessoal ou de orçamento, mudança de cidade, etc., sem perder o foco.

  1. Criatividade

Com orçamentos cada vez mais apertados, recrutadores valorizam profissionais que conseguem enxergar soluções criativas e inovadoras, seja para diminuir custos ou aprimorar um produto ou serviço.

Sabendo enfatizar suas soft skills, você se destaca de outros candidatos durante uma entrevista. Busque vagas de acordo com seu perfil pela Adzuna e cresça na carreira!

Gostou de nosso post? Compartilhe: