Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 nichos de programação para ficar de olho nos próximos anos

11/12/2019 às 16:27 Novidades

5 nichos de programação para ficar de olho nos próximos anos

O avanço da tecnologia implica em constantes mudanças no mundo da programação. Estar atento a essas transformações será decisivo para o programador, seja para conseguir o tão desejado job, seja para galgar novas posições dentro desse concorrido mercado de trabalho.  

Um dado certo é que o front-end segue com uma relação cada dia mais próxima entre programador e designer. O crescimento de big data e machine learning continua forte no back-end.

 Ficar por dentro dessas e outras tendências é um passo à frente no disputado setor de programação. Para ajudar nessa tarefa, destacamos 5 nichos de programação para ficar de olho nos próximos anos.

Veja ainda sobre hospedagem de site barata

1 - Apps

Em estudo anual realizado pelo Google, o Google Costumer Barometer, em parceria com Kantar TNS, empresa especializada em pesquisas, foi constatado que 62% dos brasileiros usam smartphones.

O grande aumento no uso de aparelhos celulares continua a gerar demanda por desenvolvedores mobile nos próximos anos.

Uma tecnologia bastante utilizada na China são os chatbots – que ganham cada vez mais popularidade.

Muitas instituições apostam nos PWA (Progressive Web Apps), aplicativos em que apenas algumas funcionalidades são instaladas. A maioria dessas utilidades funcionam no lado do servidor.

Você já conhece o nosso serivço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

2 - Front-end

Outro nicho de programação que você deve ficar de olho nos próximos anos é o front-end.

Iremos falar um pouco mais sobre sua importância através dos principais tipos de linguagem que podem ser usadas para ele.

Javascript

Javascript é a linguagem de programação front-end mais utilizada no mundo do desenvolvimento de aplicações web e sua popularidade segue em alta em 2020.

Ela permite a criação de todos os tipos de animações, gerenciamento de multimídia, configuração de botões e muito mais. Javascript é essencialmente a base para o desenvolvimento front-end.

Suas principais vantagens são:

  • Fácil de aprender.
  • Atualizações anuais.
  • Combina perfeitamente com outras linguagens.
  • Como funciona através do browser do lado do cliente, sua performance é altamente veloz.

Já suas desvantagens são:

  • Despendendo do browser, os scripts podem ser executados diferentemente.
  • Ao ter o código executado do lado do cliente, de algum modo isso reduz a segurança do usuário.

Uma característica única do Javascript é seu conjunto de frameworks funcionais. Dessa forma, Node.js com Express.js permitem utilizar essa linguagem de programação para executar scripts do lado do servidor.

Cerca de 80% das empresas recrutam candidatos com conhecimento de Javascript, além de experiência comprovada nesse ambiente.

Esta é mais do que uma boa razão para investir no domínio dessa ferramenta e a tendência é de continuidade para os próximos anos.

Typescript

O crescimento da popularidade do Javascript e de seu uso por companhias ao redor do globo implica em um processo cada vez mais difícil de simplificação da escrita do código e de sua manutenção.

Em função disso, a Microsoft desenvolveu o Typescript, o qual amplia as capacidades do JS. Aplicações escritas em Typescript também podem ser compiladas em Javascript.

Vantagens:

  • Demanda uma quantidade menor de testes em função de sua arquitetura especialmente elaborada;
  • Caixa de ferramentas ampliada;
  • Possui uma descrição completa de cada componente do código, o que elimina a probabilidade de uma violação de um elemento quando modificando outro.

Desvantagens:

  • O código é escrito mais longo do que em JS;
  • Utilizado por apenas alguns profissionais;
  • Para conectar as bibliotecas, faz-se necessário descrever cada módulo de forma a evitar a compilação de erros

Dados estatísticos da PYPL e Github mostram que essa linguagem segue ganhando cada vez mais adesão da comunidade.

Muito bem definida, a documentação possui fácil aprendizado e, apesar das faltas, é bastante provável que suas avaliações cresçam significativamente em 2020.

Leia também: Como criar um blog

3 - Back-end

O terceiro nicho de programação para ficar de olho nos próximos anos que separamos é o back-end. Também falaremos um pouco mais sobre suas linguagens e como elas podem ajudar nesses casos.

Python

Uma das mais populares linguagens de programação do lado do servidor. De acordo com as mais recentes estatísticas PYPL, usuários estão cada vez mais buscando treinamento e assistência no trabalho com Python.

Geralmente, ela é utilizada para escrever scripts e plug-ins. Um exemplo é o uso do Python para a gravação de episódios e ações de personagens em games.

Além disso, a universalidade desta linguagem ocorre em função de seu código de fácil leitura. Em razão de características da sintaxe, programadores precisam realizar cada vez menos ações para criar um plugin do que em Java ou C++.

Marcas como Instagram e Surveymonkey utilizam o Python. Google, Netflix e Quora nada podem fazer sem essa linguagem.

Vantagens:

  • Código muito simples
  • Objeto orientado
  • Gratuito
  • Oferece acesso a várias bibliotecas
  • Fonte aberta
  • Dá a possibilidade de codificação não sincrônica, que alterna a execução de processamento dos ciclos

Desvantagens

  • Requer muitos testes para eliminar completamente os erros
  • Possui fraco desempenho para programação de aplicações mobile
  • Embora possua um modo de escrita de código bastante simplificado, muitos processos levam bastante tempo para serem executados

A utilização do Python é recomendada para quem está no início do aprendizado em linguagem de programação. No tempo ideal, após duas ou três lições, já é possível escrever um código simples.

As avaliações sobre o Python crescem consideravelmente. No passado, seu posicionamento nas buscas flutuava entre o quarto e quinto lugar.  

Em fevereiro de 2019, no entanto, houve um salto para o primeiro lugar na sua procura. Desse modo, podemos assegurar que esta é a principal tendência entre as outras linguagens de programação.

4 - Negócios

Além da habilidade de programar e criar códigos, uma tendência em alta para os próximos anos são capacidades de lidar com estatística e negócios.

É cada vez mais comum que o programador desenvolva aptidões na gerência de empreendimentos, pois isto também vai ajudá-lo na interação com outros membros da equipe.

Leia: Vantagens de criar um blog

5 - Fique de olho em outras linguagens menos conhecidas e que podem fazer toda diferença.

Elas estão em franca ascendência segundo a lista de insights da Stack overflow. Dentre elas, podemos destacar a Kotlin, HCL e Go.

Até agora, elas não figuravam entre as mais populares devido a sua relativa novidade e a preferência pelos métodos tradicionais de companhias que desenvolvem aplicações.

No entanto, seu aparecimento no top do TypeScript indica que o interesse por essas novas metodologias segue em crescimento.

Fique de olho nessas novas linguagens e ganhe um diferencial competitivo na sua expertise.

E aí, o que achou dos 5 nichos de programação para ficar de olho nos próximos anos? Tem alguma outra questão? Sugestão? Dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Gostou de nosso post? Compartilhe: