Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 ferramentas para criação de protótipos de app

02/10/2019 às 10:14 Ajuda

5 ferramentas para criação de protótipos de app

A cada ano que passa a demanda pelo desenvolvimento de aplicativos cresce. E com isso, cresce também a necessidade de ter projetos mais organizados e melhor apresentados para que possam ganhar vida em um mercado tão competitivo.

E uma das formas encontradas pelos desenvolvedores para facilitar isso é desenvolver um protótipo.

É por isso que hoje separamos as 5 ferramentas para criação de protótipo de app mais usadas no momento. Quer aprender a usa-las e a fazer com que seus projetos tenham mais força? Leia agora! Mas antes, precisamos falar sobre as vantagens desse tipo de ferramenta.

Pode te interessar saber sobre hospedagem de site barata!

Vantagens de criar protótipos de APP

Antes de falarmos das ferramentas para criação de protótipos de app, vamos falar de quais são os principais benefícios e vantagens de usá-las.

Com essas informações, é mais fácil de entender como cada uma das ferramentas funciona, assim como seus principais pontos fortes.

A primeira vantagem clara em usar protótipos de app é a possibilidade de ter novas ideias e de desenvolver uma linha de pensamento lógica a partir de algo já existente.

Dessa forma, um projeto que parecia apenas mais um app, pode criar características únicas e até revolucionárias. E essa é uma enorme vantagem.

Além disso, você também acaba evitando diversos erros que poderiam entrar na versão final do aplicativo e que custariam muito mais caros para serem consertados no futuro. Isso acontece com muito mais frequência do que você imagina e faz com que desenvolvedores economizem um bom dinheiro.

Como última vantagem, podemos também citar a confiança do cliente. Quando você apresenta um protótipo para ele, a imagem do que será o app fica muito mais clara.

Os clientes tendem a ser flexíveis quando veem boas ideias dando certo, o que é ótimo para todos os lados.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? O plano básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, com preços a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

5 ferramentas para criação de protótipos de app

Agora que você já entendeu o que são protótipos de aplicativos e quais são as vantagens de usá-los, podemos falar mais profundamente sobre as 5 melhores ferramentas para se trabalhar dessa forma. Elas são:

  • Invision
  • Adobe XD
  • Marvel
  • Framer X
  • CanvasFlip

Vamos falar separadamente sobre cada uma delas e explicar por que elas são boas ferramentas.

Invision

O InVision é uma ferramenta para criação de protótipos de app criada para designers e por designers. Ela permite criar rápida e facilmente maquetes interativas para seus projetos.

Quando ele estiver pronto, você pode compartilhar esses modelos com sua equipe ou com clientes. Isso facilita muito a apresentação de seus projetos e é muito mais eficaz do que enviar um arquivo em PDF ou capturas de tela, por exemplo.

Uma ótima alternativa para quem busca simplicidade e efetividade nas apresentações.

Você pode se interessar: Passo a passo para criar seu blog

Adobe XD

Além de ser uma ferramenta fácil de usar e que possui um preço acessível, ela carrega o nome da Adobe, que tem dominado o mercado de softwares há alguns anos.

Isso não só inspira confiança, como já é de se esperar que existam diversos plug-ins e funcionalidades que vão surgindo a cada nova atualização do Adobe XD.

Exatamente por isso essa é considerada uma das melhores ferramentas para criação de protótipos de app hoje em dia. E ela ainda tem muito para evoluir.

Marvel

A Marvel é uma ferramenta de criação de protótipos de app online que funciona tanto para designers novatos quanto para avançados, devido ao seu processo simples de prototipagem.

Sua integração com o Photoshop e o Sketch permite a fácil importação de telas, o que é uma bela vantagem.

Além disso, essa ferramenta também possui outros recursos interessantes, como permitir que você envie facilmente seus arquivos de imagem, mesmo em sites de terceiros, como Google Drive, Dropbox, por exemplo.

Ele também suporta diferentes tipos de imagem, seja PSD, JPG e GIF. Uma ótima alternativa para quem quer fugir do convencional, mas com uma ferramenta que pode conversar com todas as mais populares do mercado.

Framer X

O Framer X, ou simplesmente Framer, é uma ferramenta poderosa para a criação de protótipos. O lado negativo, se é que existe um, é essa ferramenta requer um entendimento um pouco mais avançado dos processos de design.

Por outro lado, para quem possui esses conhecimentos, ela pode fornecer muitos recursos úteis que ajudam a criar um protótipo único e realmente eficiente para seus projetos.

Uma das grandes vantagens dessa ferramenta é que cada vez mais usuários tem aderido ao seu uso, o que faz com que as discussões na internet sobre as possibilidades que o Framer X oferece, sejam cada vez maiores.

CanvasFlip

O CanvasFlip é conhecido por permitir a criação de protótipos 4 vezes mais rápida em comparação com outras ferramentas, mas que possui muitos outros recursos notáveis além disso.

Podemos citar, por exemplo, os temporizadores que exibem telas de apresentação, configuração de cabeçalhos e rodapés e camadas para exibir mensagens, pop-ups e muito mais.

Outra notícia boa sobre essa ferramenta é que ela possui uma interface bastante simples, o que faz com que permite que tanto designers iniciantes como avançados possam usá-la.

Leia também: Hospedagem ilimitada existe?

Conclusão

E aí, o que achou dessas 5 ferramentas para criação de protótipos de app? Elas com certeza vão facilitar a não apenas dos desenvolvedores, mas de todos que estão envolvidos no processo de criação de um aplicativo, como os designers e os diretores de arte, por exemplo.

Ter um protótipo ajuda em todo o processo de desenvolvimento do aplicativo porque ele dá um norte, um rumo para esse projeto e deixa mais claro quais são os objetivos.

Em outras palavras, começar um projeto sem um protótipo pode gerar problemas evitáveis. Portanto, use uma dessas ferramentas para que os seus projetos tenham ainda mais força.

Gostou de nosso post? Compartilhe: