5 dicas para ir de programador a empreendedor

02/04/2020 às 10:32 Hospedagem de Sites

5 dicas para ir de programador a empreendedor

Todo profissional busca crescer dentro do mercado de trabalho, não importa qual seja sua área de atuação ou dos seus objetivos.

A verdade é que nunca estamos totalmente confortáveis em nossos lugares atuais. E isso é ótimo, pois demonstra que temos ambição de procurar mais e evoluir em nossas vidas.

Por essa razão, no texto de hoje vamos dar 5 dicas para ir de programador a empreendedor. Afinal, o que é necessário para atingir o posto que você tanto busca? Confira agora!

Um programador pode se tornar empreendedor?

A primeira questão que vamos trabalhar aqui é sobre se deter os conhecimentos técninos da profissão é o suficiente para gerir uma empresa.

E a resposta, obviamente, é não. Porém, esse conhecimento é essencial para que você possa ir de programador a empreendedor.

Criar uma empresa exige muitos outros tipos de conhecimento, mas sua experiência como programador sempre será a base de tudo. Portanto, a resposta para essa questão é sim. Um programador pode se tornar um empreendedor.

Você já conhece o nosso serivço de Hospedagem de Site? Os planos básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

5 dicas para ir de programador a empreendedor

Com essa questão resolvida, vamos agora às nossas 5 dicas para ir de programador a empreendedor. Elas são:

  • Tenha certeza do que você quer
  • É necessário desenvolver seu próprio estilo
  • Tenha um verdadeiro espírito de liderança
  • Aprenda a compartilhar os erros e os acertos
  • Pense em si mesmo

Vamos falar mais profundamente sobre cada uma delas e mostrar como você pode usá-las a seu favor.

Tenha certeza do que você quer

A primeira das 5 dicas para ir de programador a empreendedor tem a ver com os seus objetivos na profissão.

Isso porque você não precisa se tornar um gerente ou um dono de empresa. Nem todos têm essa ambição. E tudo bem.

Muitas vezes seus objetivos são outros e suas conquistas estão focadas em projetos diferentes.

É muito importante ter certeza de que você realmente quer se tornar um empreendedor, pois isso implica em saber de todos os riscos que você corre e de todas as preocupações e responsabilidades que você deve ter.

É claro que com isso, todos os benefícios também surgem, mas ter noção desse equilíbrio é vital para o seu sucesso.

É necessário desenvolver seu próprio estilo

Ao começar a abrir sua própria empresa, você tem que ter em mente que ela não é a primeira que oferece serviços desse tipo.

E nem será a última. Portanto, a busca por um diferencial sempre terá que existir dentro da sua empresa. Isso significa, inevitavelmente, que você deve buscar o seu próprio estilo.

Através dele é que você vai conseguir criar uma identidade da sua empresa e fazer com que ela tenha um diferencial em um mercado tão concorrido como o de programação.

Não é especialmente difícil desenvolver o estilo de sua empresa, principalmente se você já tem uma carreira sólida como programador.

Tudo o que você precisa é transportar as principais características que você possui como profissional para um nível maior, o de uma empresa.

É claro que essa transição pode ter seus problemas, mas o núcleo, a essência do que você é, não muda. E isso é ótimo.  

Leia também: Vantagens de criar um blog

Tenha um verdadeiro espírito de liderança

Se você quer ser um empreendedor, é necessário saber também ser um líder. E essa pode ser uma das tarefas mais difíceis para você.

Isso porque, muitas vezes, ter espírito de liderança não é algo exigido para programadores. Há diversos casos de carreiras inteiras em que o programador foi parte importante de muitas equipes, mas que nunca teve que, de fato, guiar outras pessoas.

É claro que ter experiência como líder de um setor ou de um projeto ajuda muito nesse sentido, mas apenas ela ainda não é o suficiente.

A verdade é que você vai passar por testes diários para desenvolver um espírito de liderança dentro da sua empresa.

É uma jornada longa e que muitas vezes obstáculos complicados deverão ser ultrapassados. Mas tudo isso faz parte da vida de quem quer ir de programador a empreendedor.

Aprenda a compartilhar os erros e os acertos

Provavelmente todos já tivemos um chefe que recebeu todo o crédito pelo trabalho duro e pelo sucesso da equipe, certo?

Este não é um exemplo que você deve ser, se quiser ter uma boa empresa de programação. Um líder eficaz é aquele que fica mais do que feliz em compartilhar a glória e o crédito por um trabalho bem feito com a equipe.

É muito importante não apenas entender, mas também demonstrar que o sucesso e as realizações se devem aos esforços conjuntos de toda a empresa.

Um empreendedor é tão bom quanto a equipe (ou as equipes) por trás dele. Ao compartilhar os créditos e os acertos, um líder eficaz pode ganhar a admiração e o respeito de seus funcionários.

E isso significa um grande crescimento para sua empresa.

Pense em si mesmo

Por último, mas não menos importante, é necessário pensar em si mesmo. E quando dizemos pensar em si mesmo, não queremos dizer que seus funcionários não importam ou que a opinião deles não deve ser ouvida.

Essa frase significa que é importante que você sempre imagine o futuro da sua carreira dentro da empresa que você está montando.

Por isso, mesmo os pequenos problemas precisam ser resolvidos com o máximo de eficiência, já que eles podem acabar afetando a sua carreira.

Pense em si mesmo. Concentre-se nos seus objetivos. Organize sua vida profissional através da sua nova empresa e entenda como cada funcionário, cada setor, cada cliente e cada projeto podem contribuir para o seu bem.

No fim das contas, pensar em si mesmo é mais do que necessário para que a empresa possa sobreviver.

Leia: Passo a passo para criar um blog

Conclusão

Se você busca ir de programador a empreendedor, essas dicas com certeza te ajudarão e farão com que você reflita e entenda melhor como é esse caminho, que nem sempre é fácil, mas que pode gerar frutos inimagináveis para sua carreira.

No fim das contas, todos nós sempre buscamos o sucesso e essas dicas são partes desse processo.

Gostou de nosso post? Compartilhe: