Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 certificações scrum que podem lhe valorizar no mercado

17/08/2018 às 16:40 Ajuda

5 certificações scrum que podem lhe valorizar no mercado

O Scrum é o framework mas popular do mundo. A ferramenta se destaca por ser bastante intuitiva, flexível e por se adaptar a diversas funções, o que o torna mais ágil e indicado para trabalhos de alta complexidade.

Com o Scrum, é possível apresentar uma nova perspectiva aos clientes, fazendo com que alguns projetos acabem gerando resposta rápida, já nos primeiros meses de atuação no mercado.

Esse framework também é responsável por gerar uma comunicação limpa e mais coletiva.

Com isso, é possível saber quando os resultados de um projeto foram gerados pelo trabalho de uma equipe especializada em Scrum.

O que é SCRUM?

O termo SCRUM chegou ao Brasil ainda nos anos 90 e desde então empresas do ramo de TI vem adotando a estratégia para deixar os projetos mais ágeis.

A ferramenta está bastante ligada ao crescimento tecnológico estrondoso que estamos tendo nos últimos anos.

Muitas empresas têm apostado no Scrum para desenvolver softwares mais rápido sem perder a qualidade.

Ao contrário do que muitos pensam, o Scrum vai muito além de uma metodologia, como já citamos acima, ele é um framework.

Basicamente, o Scrum consiste numa diversidade de práticas que contribuem para tornar o desenvolvimento de projetos mais ágil.

Dissemos que o Scrum não é uma metodologia, por que diferente de uma, ele tem não padrões definidos. O Scrum se aproveitar de outras metodologias conhecidas com o Kanban para otimizar mais o andamento de projetos.

Certificação scrum

Por essas e outras vantagens, certificações Scrum são bastante pedidas no mercado de trabalho.

Existem diversas empresas focadas em certificar profissionais nessa área e é só elas que falaremos neste texto.

Existem diversos tipos de certificação na área, todas elas já bem aceitas no mercado e que focam em objetivos específicos.

Então, a dica é ficar ligado e saber mais sobre elas para ficar por dentro e não perder a oportunidade de adquirir mais conhecimento em busca de uma carreira mais sólida.

Ter especialização na área pode lhe garantir bons trabalhos, então vamos listar abaixo cinco certificações Scrum que vão valorizar o seu currículo no mercado, confira:

  1. SFC scrum
  2. SDC
  3. Scrum Master
  4. SCRUM Alliance
  5.  

Certificações SCRUMstudy

Apesar de ser nova no mercado, a scrumstudy é a empresa que mais vem crescendo nessa área e tem oferecido um bom número de especializações nesse framework, sendo considerada especialista em certificação scrum.

A empresa é responsável por trazer ao mercado o guia mais completo sobre o SCRUM, o chamado Guia SBOK.

Entre as dez certificações que a empresa oferece no Brasil, vamos citar abaixo as três principais da scrum study, confira:

  1. SFC scrum
  2. SDC
  3. Scrum Master
  4. SCRUM ORG

SFC scrum

Essa é a formação básica em Scrum. Ideal para quem ainda não sabe nada ou quase nada sobre esse framework e quer aprender quais são as suas diretrizes básicas.

Curso de scrum gratuito com certificado

Por esse motivo, essa certificação é gratuita e o candidato depende apenas de uma prova simples para consegui-la.

certificação sfc

O SFC é uma opção bastante interessante para quem quer começar a conhecer mais sobre esse mercado e busca referências para tornar os projetos de suas empresas mais ágeis.

SDC:

Já essa certificação é voltada para os desenvolvedores web que quiserem se aprimorar em Scrum.

Assim como a SFC, ela possui uma prova online com a diferença de que o aluno deve possuir uma câmera para ser monitorado por profissionais da SCRUMstudy durante o teste.

Dessa maneira é possível saber que ele não está tentando burlar o sistema para conseguir o certificado.

Scrum Master:

Como o próprio nome já diz, a certificação Scrum Master é voltada para profissionais que desejem assumir papel de gestão em equipes de Scrum.

A prova também é feita nos mesmos parâmetros da certificação SDC.

Todas as certificações da SCRUMstudy estão disponíveis em português.

Certificação scrum gratuita

A dica é aproveitar cursos gratuitos sobre o framework na internet para conseguir adquirir conhecimento para realizar as provas e conseguir os certificados sem grande dificuldade.

SCRUM Alliance

Essa empresa tem grande importância na área e goza de imensa credibilidade no mercado, simplesmente por ter sido criada pelos idealizadores do Scrum.

Isso mesmo! Aqui você estará aprendendo o que os próprios criadores jugam necessário para se tornar um profissional especializado em Scrum.

A principal certificação da Scrum Alliance é a CSM. A sigla, em português, significa Certificação de Scrum Master.

E como o próprio nome já diz é uma especialização para quem quer se tornar um gestor Scrum em empresas de qualquer setor.

Scrum certificação

Para conseguir a certificação é preciso de um processo um mais complicado do que acontece na SCRUMstudy.

O aluno precisa comparecer a um dos centros da empresa no Brasil para realizar um curso de dois dias. Somente depois, o candidato pode fazer a prova e se aprovado retirar a certificação.

Mesmo com obrigatoriedade de um curso presencial, o aluno pode fazer a prova pela internet sem necessidade de ter uma câmera para realizar o monitoramento durante a avaliação.

Como a CSM é uma certificação idealizada pelos próprios criadores do Scrum, ela tem um peso enorme no mercado de trabalho.

SCRUM ORG

A scrum.org brasil também é bem quista no mercado, já que ela foi criada por Ken Schwaber, um dos idealizadores do framework Scrum.

Entre as certificações disponibilizadas pela SCRUM ORG, a principal é a PSM, em português, Certificação de Profissional Mestre em SCRUM.

A certificação está dividida em três partes, que variam de acordo com o nível do usuário, indo do básico ao avançado.

É possível realizar as provas pela internet sem nenhuma dificuldade, basta pagar a empresa.

A principal desvantagem é que as avaliações não estão disponíveis em português, o que pode gerar muita dificuldade para usuários que não dominam outros idiomas.

Certificação scrum gratis

Você pode encontrar algumas certificações scrum gratuitas com uma breve pesquisa no Google. Neste texto mesmo, nós citamos uma! Não deixe de buscar sempre se aperfeiçoar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: