Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 características de um bom marketing de relacionamento

09/12/2019 às 13:34 Ajuda

5 características de um bom marketing de relacionamento

Com o avanço das tecnologias e a presença de diversos serviços e lojas online os clientes passaram a ser mais exigentes e a procurar por serviços que não apenas ofereçam qualidade, mas também uma experiência de compra prazerosa e positiva.

A partir disso, o marketing de relacionamento passou a ser pauta dentro das empresas, sejam elas físicas ou apenas com presença online.

Hoje é extremamente importante desenvolver uma relação com o cliente antes, durante e após a compra. No entanto, como você tem investido nesse relacionamento? Sabe qual é a real importância?

Pensando nessas questões separamos 5 características de um bom marketing de relacionamento para você aplicar na sua empresa.

O que é marketing de relacionamento?

Marketing de relacionamento é uma vertente do marketing focada na lealdade e no envolvimento de longo prazo do cliente, em vez de objetivos de curto prazo, como aquisição de novos clientes e vendas individuais.

O objetivo do marketing de relacionamento é criar conexões fortes e até mesmo emocionais com uma marca que possa levar a negócios contínuos, promoção boca a boca gratuita e informações de clientes que possam gerar leads.

O marketing de relacionamento contrasta com a abordagem de marketing mais tradicional, que se concentra majoritariamente no aumento do número de vendas individuais.

Enquanto nesse modelo mais clássico, o retorno do custo de aquisição do cliente pode ser insuficiente, no marketing de relacionamento ele tende a ser muito maior.

É até por isso que o marketing de relacionamento com o cliente está começando a desempenhar um papel cada vez mais importante para as empresas.

Por que investir nisso?

Conquistar novos clientes é algo caro para qualquer empresa. Você precisa atrair a atenção deles, apresentar um argumento convincente e, finalmente, fechar a venda.

A grande sacada é perceber que todo esse trabalho pode custar até cinco vezes mais do que vender para um cliente já existente.

Ao usar o marketing de relacionamento, você pode aumentar a retenção de clientes e a fidelidade à marca, ajudando a evitar altos custos de aquisição de clientes.

Mas é claro que existem muitas outras vantagens que você vai adquirindo ao longo do tempo.

5 características de um bom Marketing de relacionamento

Agora que você já sabe o que realmente é marketing de relacionamento e por que investir nisso é algo tão bom, podemos finalmente falar das 5 características de um bom marketing de relacionamento. Elas são:

  1. Conhecimento sobre quem é o público-alvo
  2. Utilização de e-mail marketing para desenvolver uma relação
  3. Presença nas redes sociais
  4. Atendimento personalizado
  5. Criação de programa de fidelidade

Vamos falar sobre cada uma delas de maneira separada para que possamos explicar com mais detalhes.

Conhecimento sobre quem é o seu público-alvo

Uma das principais características de um bom marketing de relacionamento é sem dúvidas conhecer muito bem quem é seu público-alvo.

É apenas a partir desse tipo de conhecimento que você consegue começar a desenvolver as estratégias para reter clientes e fazer com que eles continuem a comprar de você, além de adquirirem certo apego pela sua marca.

Se esse é o seu objetivo, faça um bom estudo de público-alvo e com certeza terá bons resultados. 

Utilização de e-mail marketing para desenvolver uma relação

O e-mail é talvez uma das formas mais pessoais de se conversar com um cliente hoje em dia. E uma vez que estamos falando em marketing de relacionamento, é quase impossível de se associar uma coisa à outra.

Portanto, se há uma dica que podemos dar nesse sentido é: use o e-mail marketing para criar uma relação real com os seus clientes e fazer com que a sua marca signifique algo a mais em suas vidas.

Você já conhece o nosso serviço de E-mail Marketing? O Serviço de Email Marketing é apartir de R$45,00 mensal com 10.000 disparos (cada plano tem sua quantidade de disparos correspondentes)

Presença nas redes sociais

Quem é que não usa redes sociais hoje em dia? Se a sua resposta foi ninguém, está certo. E por isso essa também não poderia deixar de ser uma das 5 características de um bom marketing de relacionamento.

A melhor parte é que você pode criar diversas postagens com promoções direcionadas a quem já fez algum tipo de trabalho com você.

Isso faz com que as pessoas saibam que vale a pena ser seguidor da sua empresa, o que, consequentemente, aumenta seu relacionamento com eles.

Atendimento personalizado

Se há uma verdade que o marketing de relacionamento pode nos ensinar é que todos nós gostamos de ser bem tratados e sermos vistos como seres humanos que possuem sentimentos, conflitos, acertos e erros dentro de nós.

Quando você entende isso, sabe que seus clientes querem ser tratados de maneira personalizada e de forma que seus problemas sejam não simplesmente resolvidos, mas que tenham a devida atenção.

Quando isso acontece, é natural que eles queiram voltar a comprar com sua empresa.

Criação de programa de fidelidade

Programas de fidelidade não são novidade no mundo de hoje, mas elas ainda assim podem ser uma ótima característica de um bom marketing de relacionamento.

Incentivar as pessoas a comprarem com você para ganharem algo no futuro é uma ótima técnica, mas só isso não faz com que vocês criem um relacionamento.

Por isso, é importante que você adicione alguma outra técnica para que esse programa de fidelidade possa ser algo ainda mais atrativo e mais funcional para sua empresa.

Você também vai gostar: Como aumentar a sua conversão com o e-mail marketing

Essas características de um bom marketing de relacionamento estão presentes na sua estratégia? Conhecer o seu público-alvo é um passo fundamental para o início de qualquer empresa, você precisa saber para quem está vendendo e oferecendo serviços.

No entanto é preciso mais do que isso. É extremamente importante criar um vínculo e, de fato, desenvolver um relacionamento com os seus clientes.

Como vimos, existem diversas maneiras de fazer isso acontecer, e caso você não esteja seguindo nenhuma dessas técnicas ainda, não deixe para depois.

Apesar de ser trabalhoso e exigir bastante atenção vale muito à pena e os resultados provam isso.

Gostou de nosso post? Compartilhe: