Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

5 áreas da TI que todo gestor deveria conhecer

15/01/2018 às 09:15 Novidades

5 áreas da TI que todo gestor deveria conhecer

Todas as pessoas sabem que a tecnologia é uma área que está em constante evolução e mudando diariamente. Diante desse cenário, todos os profissionais que desejam ter uma longa carreira na área de TI devem se atualizar praticamente todos os dias. Mas se você é o gestor de alguma empresa, por acaso conhece a fundo essa importante área? Leia esse artigo até o final e conheça as 5 áreas da TI que todo gestor deveria conhecer, para que os processos sejam otimizados de forma mais rápida e eficiente.

Que tal aprender a escolher uma hospedagem de site barata? Leia mais!

Segurança da Informação

Essa é uma das áreas da TI mais importantes dentro do ambiente empresarial. Afinal de contas, segurança é item essencial em qualquer organização. O analista de segurança é o profissional responsável por toda a proteção dos dados da instituição em diversas vertentes. Ele precisa criar barreiras que protejam todos os equipamentos, sistemas operacionais de servidores e clientes. Além disso, precisa monitorar e impedir todas as tentativas de ataques de hackers.

Caso algum tipo de ataque ocorra, essa área deve eliminar possíveis ameaças, o mais rápido possível. É uma das áreas da TI que exige um grande domínio em protocolos como o TCP/IP, inter-redes, ferramentas de monitoração e configuração de redes. Além disso, o analista deve estar sempre atento a todas as novidades do seu setor. Esse setor é por onde passam todas as informações confidenciais de empresa e deve estar sempre funcionando, a todo vapor, praticamente 24 horas por dia. Aproveite e leia também nosso post sobre  vantagens de Criar um Blog

Suporte técnico

Mais uma das áreas da TI que todo gestor deveria conhecer. Tão indispensável quando a área de segurança da informação, o suporte técnico é o responsável direto pela solução de todos os problemas ocorridos no dia a dia da empresa. O suporte técnico deve sanar questões rotineiras como acesso aos sistemas operacionais, conserto de computadores, entre outros.

O profissional desse setor deve entender sobre estrutura de redes em geral, sistema de gestão de banco de dados, hardwares e softwares, além de se manter sempre atualizado. Dependendo do porte e do ramo de negócio da empresa, o setor de suporte técnico geralmente funciona 24 horas por dia, pois nunca se sabe quando sistemas e máquinas podem apresentar defeitos.

Programação

É uma área da TI muito abrangente e como existem diversas linguagens de programação, o profissional pode pender para vários setores de atuação, dentro do mesmo nicho. Essa área é a responsável por desenvolver todos os softwares utilizados pela empresa, pela criação de sites ou aplicações web e ainda fazer a manutenção periódica de qualquer um desses. Os profissionais que atuam nessa área precisam dominar os códigos relacionados com a internet como HTML, CSS, entre outros.

Além disso, eles precisam saber como fazer o site ter uma boa performance, entender sobre sistemas de backend, etc. A área de programação é uma das mais complexas do ramo de TI, pois envolve profissionais que tenham domínio das linguagens de programação e que ainda tenham criatividade para desenvolver uma aplicação que realmente funcione, que seja interativa e que ainda proporcione uma agradável experiência ao usuário. Conheça mais sobre os serviços oferecidos por nossa empresa em Hospedagem de Site

Qualidade de software

Mais uma área da TI que todo gestor deveria conhecer. Apesar de ser um pouco menos conhecida nesse complexo mundo da tecnologia da informação, a área de qualidade de software tem similaridade com a área da programação. Depois que os softwares são desenvolvidos e colocados no ar, os profissionais dessa área entram em cena fazendo diversos testes com o objetivo de detectar possíveis falhas ou erros nos programas.

A função desse profissional é importantíssima, pois é ele que vai garantir o bom funcionamento de todos os aplicativos antes deles chegarem no mercado para serem comercializados. Sem uma equipe de testes competente, é muito provável que os usuários finais não fiquem satisfeitos com a utilização do programa. Para ser um bom tester é necessário ter domínio de algumas linguagens de programação e ferramentas de automação, para que todo o trabalho seja feito da melhor forma. Afinal de contas, sua empresa não pode vender um software que não funciona direito, certo? Aprimore mais seus conhecimentos em Como criar um blog

Administração de Redes

Atualmente, estar conectado à internet é tão importante quanto a própria conexão local da empresa. Essas duas funções são de responsabilidade do administrador de redes. Esse profissional faz todo o gerenciamento das redes de computadores da empresa e também deve estar atento aos recursos computacionais ligados à mesma. Essa é uma das áreas da TI que mais exigem conhecimento técnico, pois o profssional deve saber identificar cabeamentos, equipamentos e softwares com muita facilidade e rapidez.

Na maioria das vezes, quem trabalha com administração de redes tem uma boa bagagem no mundo da tecnologia e alguns profissionais são até especialistas no assunto. Algumas certificações da gigante Microsoft são de suma importância e até consideradas obrigatórias para os administradores de redes. Essa área é responsável pela instalação, manutenção e ampliação de toda a rede de computadores da empresa.  Esse complexo processo envolve funções como a orientação aos administradores, e dependendo da política da empresa, até aos usuários. Além disso, essa área ainda é responsável por todo o acompanhamento e controle de performance, prática de segurança de dados, etc. Está vendo com a área da TI é complexa e extremamente importante para os negócios da empresa darem certo? Por isso, ela é uma das áreas que deve ter investimento constante para que tudo funcione como deveria.

Ainda tem dúvidas sobre as 5 áreas da TI que todo gestor deveria conhecer? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Para nossa empresa, o cliente vem sempre em primeiro lugar. Não medimos esforços para prestar um atendimento de qualidade a todos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: