4 Soft skills fundamentais para programadores

04/03/2020 às 11:06 Ajuda

4 Soft skills fundamentais para programadores

Todo e qualquer trabalho exige diversas habilidades que vão além das técnicas e operacionais que estamos acostumados a líder.

Mesmo que trabalhemos sozinhos ou mesmo que nosso trabalho não exija tanto convívio com outras pessoas, desenvolver essas habilidades não só faz com que você seja um profissional melhor, mas também te ajuda no desenvolvimento pessoal e dentro do mercado de trabalho.

Trabalhar como programador não é diferente e, em alguns casos, essas habilidades podem ser um verdadeiro diferencial. Por isso hoje vamos mostrar para você quais são as 4 soft skills fundamentais para programadores. Quer saber quais são? Confira aqui agora! Mas antes, você sabe exatamente o que são soft skills?

O que são softskills?

Soft skill é um termo em inglês já incorporado no mercado de trabalho brasileiro e que significa basicamente uma habilidade social, atributo pessoal, um traço de personalidade, e outros tipos habilidades necessárias para o sucesso no trabalho. As soft skills caracterizam como uma pessoa interage em seus relacionamentos com outras pessoas dentro de um ambiente profissional.

Diferentemente de outros tipos de habilidades aprendidas, as soft skills são mais semelhantes às emoções ou ideias que permitem que as pessoas “leiam” outras pessoas.

Por isso elas são muito mais difíceis de aprender, pelo menos da forma tradicional. Isso faz com que seu desenvolvimento se dê de uma forma diferente para cada pessoa. E por essa razão, elas também são muito mais difíceis de medir e avaliar.

Alguns tipos de softs kills são adaptabilidade, atitude, comunicação, pensamento criativo, ética no trabalho, trabalho em equipe, trabalho em rede, tomada de decisão, positividade, gerenciamento de tempo, motivação, flexibilidade, resolução de problemas, pensamento crítico e resolução de conflitos.

Existem muitos tipos e muitas formas de ver cada um deles, por isso é necessário focar nas mais importantes dentro do nosso tema de hoje.

Você já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Site? Os planos básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

4 soft skills fundamentais para programadores

Agora que você já entendeu melhor o que são soft skills e para que elas servem, podemos finalmente falar das 4 mais importantes para todo programador. Elas são:

  • Empatia
  • Comunicação
  • Espírito de equipe
  • Perseverança

Vamos falar separadamente sobre cada uma delas e explicar como podem te ajudar.

Empatia

Ser capaz de ter emparia com as pessoas que você trabalha permite entender completamente os problemas que eles enfrentam e encontrar uma maneira de fazer determinado projeto funcionar para todos.

Sugerir novas ideias é muito mais fácil quando há um entendimento entre os membros de uma equipe de que não haverá represálias, não importa como alguém se sinta em relação a uma ideia.

A empatia permite que possamos prever como outras pessoas possam reagir ao que dizemos, o que significa que podemos pensar melhor na forma como falamos com os outros.

Se você não gosta ou não concorda com a ideia de alguém, pergunte-se por quê. Então, quando você der um feedback, comece dizendo algo positivo sobre essa sugestão.

Depois do que você não gosta, termine com outro positivo. Esse tipo de abordagem faz muita diferença para a pessoa para quem você está dando feedback e faz com que ela entenda realmente os prós e os contras de suas ideias, sem ficar ressentido com os aspectos negativos.

Além disso, ter empatia com o usuário do produto para o qual você trabalha também é importante, porque permite que você veja as coisas do ponto de vista deles.

Eles são os que usarão seu produto, então você deve sempre tentar ver as coisas do ponto de vista deles antes do seu. Só porque você gosta de como algo parece, isso não significa que seus usuários gostem. A tomada de decisão deve ter mais do que preferência pessoal. E esse tipo de pensamento é o que faz você ser uma pessoa mais empática.

Leia também: Passo a passo para criar um blog 

Comunicação

Essa é outra soft skill fundamental para qualquer programador. A comunicação eficaz é essencial. Tanto na vida profissional quanto na pessoal.  

Todo programador é parte essencial de uma equipe e deve estar sempre disposto a se manifestar em reuniões, estejam eles com funcionários ou clientes. Por isso, é importante saber se comunica de uma maneira eficaz.

Fale com clareza e convicção, mesmo que não tenha certeza de si mesmo. As pessoas prestarão mais atenção ao que você diz se você diz com confiança.

Outra dica importante é aprender a ouvir. Ouça. Os melhores comunicadores passam tanto tempo ouvindo quanto conversando.

Também não interrompa pessoa falando. Deixe que eles digam o que querem dizer e depois fale com seus pensamentos. Isso demonstra respeito pelas ideias dos outros e um tipo claro de construção de pensamento.

Espírito de equipe

Embora programadores passem uma parte considerável do dia trabalhando de forma independente, a colaboração como parte de uma equipe ainda é vital, pois geralmente é a melhor maneira de criar um produto coerente.

Todo programador deve permanecer consciente dos objetivos da equipe e interagir regularmente com os colegas, mesmo que eles não trabalhem no mesmo ambiente físico que você. Até por isso, essas interações não precisam necessariamente ser pessoais. As ferramentas de comunicação, como Trello ou Slack, por exemplo, são maneiras fantásticas de manter contato e atualizar os projetos mais recentes.

É possível desenvolver espírito de equipe de várias maneiras.

Leia também: Hospedagem ilimitada existe?  

Perseverança

A última das 4 soft skills fundamentais para programadores é também uma das mais importantes da lista.

Isso porque a vida de um programador pode exigir muita paciência de vez em quando. Apesar das melhorias na tecnologia dos últimos anos, quando um software trava, você pode ter uma verdadeira luta para conseguir resolver esse problema.  

Programadores que possuem perseverança são mais atraentes para empresas que focam em projetos mais ambiciosos. Lembre-se disso.

E aí, o que achou dessas 4 soft skills fundamentais para programadores? Tem alguma que adicionaria à lista? Deixe nos comentários quais foram suas percepções!

Gostou de nosso post? Compartilhe: