4 Skills esperadas de todo desenvolvedor web - Habilidades do desenvolvedor

01/07/2018 às 09:32 Ajuda

4 Skills esperadas de todo desenvolvedor web - Habilidades do desenvolvedor

Com o crescimento dos serviços de TI (Tecnologia da Informação), a área de desenvolvimento de soluções para web ganhou bastante notoriedade nos últimos tempos.

Com isso, muitas pessoas passarão a olhar a profissão de desenvolvedor web com bons olhos e estão investindo nessa função.

Com a evolução da tecnologia, o desenvolvedor web dos dias atuais deve estar preparado e contar com algumas habilidades imprescindíveis.

Diferente do que acontecia no século passado, a profissão tem ficado cada vez mais valorizada, já que empresas de qualquer tamanho ou setor se veem obrigadas a contarem com desenvolvedores para atuarem no mercado digital.

Mas esse texto não tem como foco falar do crescimento da necessidade de desenvolvedores web no mercado e sim em quais habilidades esses profissionais devem ter para conseguirem realizarem projetos de todos os tipos e saírem na frente na briga por vagas de empregos e trabalhos freelancers.

Quem trabalha com o desenvolvimento de soluções para web deve estar cada vez mais antenado e buscar sempre aprender mais sobre a função para não perder grandes chances que vem surgindo quase que diariamente.

Confira algumas habilidades que qualquer cliente cobrará de um desenvolvedor web para fechar um serviço:

Conhecer a fundo as principais linguagens de programação

Saber programar utilizando as linguagens HTML e CSS é essencial para que você consiga sobreviver como desenvolver web no mercado atual. É preciso e saber como aplicar os códigos que estão por trás da construção de páginas de sites, blogs e softwares.

Ter conhecimentos avançados sobre essas linguagens podem lhe ajudar a dar upgrade em sua carreira.

Tenha em mente, que pode não ser sempre, mas vira e mexe você terá que lidar com a construção de páginas em HTML e CSS.

Hoje em dia, até os profissionais de comunicação devem ter conhecimentos básicos nesse assunto para conseguirem mexer em sites e blogs.

A dica para você que já conhece bastante dessas linguagens é continuar a aprender as novas funcionalidades e recursos que vem sendo introduzidas com o passar o tempo.

Confira também qual é a melhor hospedagem de site.

Conhecimento avançado em banco de dados

Quem quer seguir carreira como desenvolvedor web deve saber que ter conhecimentos avançados em banco de dados é extremamente importante, principalmente para quem tem como foco o trabalho com back-end.

O banco de dados é premissa básica para o funcionamento de qualquer aplicação, por isso não há como você ser um desenvolvedor sem saber nada sobre o assunto.

Mesmo que você trabalhe com front-end, onde essa função passa a ser opcional é importante conhecê-la.

No mercado atual, todas as ferramentas são integradas, principalmente se você realiza trabalhos para pequenas empresas, onde geralmente um profissional fica responsável por toda a parte de programação e TI.

Por isso, aprender bastante sobre banco de dados é importante para que você consiga lidar com a infraestrutura de qualquer projeto.

Aprenda como os servidores funcionam com essa função e como se desenvolve de maneira prática um banco de dados.

Estudar também bancos de dados não relacionais é muito importante para se tornar um profissional mais completo. Conhecer os principais comandos para manipular as informações sem dificuldade é uma habilidade que todo desenvolvedor web deve ter.

Conseguir programar em qualquer aparelho digital

Uma das principais características de desenvolvedores web é a curiosidade. Os profissionais dessa área devem querer saber como conseguir mexer em qualquer tipo de aparelho digital, criando familiaridade com seus sistemas para não ter dificuldades na hora de desenvolver um trabalho.

Conseguir trabalhar em qualquer aparelho digital é uma habilidade que toda empresa ou cliente espera de um desenvolvedor web, após a disseminação dos smartphones, tablets e outros dispositivos.

Fuçar todo e qualquer aparelho digital é uma das alternativas mais baratas para aprender novas tecnologias e funcionalidades.

Saber lidar com aparelhos antigos e atuais é o ideal para que um desenvolvedor web seja um profissional completo.

Seu cliente pode querer desenvolver um projeto em qualquer tipo de plataforma e para que você consiga o trabalho, é preciso estar capacitado para tal. Demonstrar uma boa habilidade com qualquer tipo de tecnologia é essencial na hora de se destacar perante a outros profissionais.

Quanto maior for o número de aparelhos que você consiga mexer com facilidade, maior será a possibilidade de conseguir trabalhos na área. Aprenda todos os sistemas operacionais possíveis, não perca tempo!

Conhecimentos em UI e UX

Um bom desenvolvedor web deve conseguir desenvolver trabalhos com diferentes foco. Por isso, é preciso entender e saber como aplicar os conceitos de UX (Experiência do Usuário, em português) e UI (Interface do Usuário, em português).

Isso será um fator determinante para o seu sucesso na área.

Nos dias atuais, as empresas cada vez mais precisam de desenvolvedores que dominem esses conceitos de design para oferecer sites, blogs e softwares com layout agradável e que consigam entregar uma experiência única para os clientes.

Em qualquer projeto, é claro, que tudo deve funcionar com fluidez. Num exemplo prático, se você desenvolvedor uma plataforma de e-commerce, será preciso desenvolver um layout matador para atrair mais clientes, mas também não deve se descuidar dos sistemas de vendas e controle de estoque.

Imagine a frustração dos clientes ao não conseguirem comprar um produto por falhas no sistema.

Por isso, aprender mais sobre esses conceitos e como aplicá-los é extremamente importante para trabalhar como desenvolvedor web.

Como consigo adquirir essas habilidades?

Antes de tudo, saiba que essas são apenas algumas das principais habilidades que um desenvolvedor web deve ter para ter uma carreira de sucesso.

No mais, não se assuste! Identifique em qual estágio de conhecimento você se encontra e trace um planejamento para conseguir aprender mais.

Desenvolver cada uma das habilidades citadas acima leva tempo, mas podem gerar uma trajetória de sucesso em sua carreira como desenvolvedor web, então não desista!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: