Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 problemas mais comuns do servidor dedicado

07/07/2017 às 09:00 Hospedagem de Sites

4 problemas mais comuns do servidor dedicado

Contratar um serviço que te oferece um servidor dedicado pode ser um grande alívio. Você tem muito espaço, tem liberdade para modificar o seu site da maneira que mais se sente confortável e pode fazer praticamente qualquer coisa, uma vez que ele é o “seu território”. Mas não se engane pensando que só por causa disso nenhum problema vai aparecer para você.

A verdade sobre o mundo da internet é que problemas existem em todos os lugares, a diferença é se você pode resolvê-los ou não. Os problemas mais comuns do servidor dedicado podem muitas vezes ser previstos e evitados para não haver nenhum dano em seu site, blog ou loja virtual. Mas para que isso aconteça, você tem que estar atento ao que pode acontecer e saber como resolver caso algum desses problemas apareça para você. Separamos uma lista com os 4 problemas mais comuns do servidor dedicado para você entender um pouco mais sobre como esse tipo de servidor pode afetar negativamente o seu site e como você pode resolver ou até mesmo antecipar e evitar que esses problemas aconteçam.

Confira também o nosso texto sobre hospedagem de site barata!

Ataque de hackers

Esse é apontado como um dos principais problemas do servidor dedicado, pois muitas pessoas acabam negligenciando possíveis ataques e ameaças de vírus por acharem que apenas por ter o seu próprio servidor totalmente dedicado estão livres desse problema, o que pode acarretar em muitas outras dores de cabeça, como problemas com contas de clientes, por exemplo.

A solução para isso é simples, mas algumas vezes usar o antivírus para remediar um ataque que já aconteceu não resolve o problema completamente. O ideal é que você esteja sempre preparado para ataques, com antimalwares funcionando o tempo todo e sempre com backups de suas informações para que você não perca nenhum arquivo do seu site. Em caso de lojas virtuais, onde o seu negócio guarda informações de clientes, a atenção deve ser redobrada e as proteções aumentadas ainda mais. Prevenir é sempre melhor do que remediar quando o assunto é seu negócio online.

Falta de memória

Muitas pessoas leem na internet que os servidores dedicados são perfeitos para quem tem sites muito grandes e que precisam de muito espaço, isso acaba fazendo com que elas comprem serviços de servidores dedicados sem saber exatamente quanto espaço terão para utilizar. Isso é um dos problemas mais comuns do servidor dedicado, já que nem todos possuem a mesma quantidade de memória e nem a mesma potência. Por isso uma das principais dicas é fazer uma boa pesquisa levando em conta todos os aspectos do servidor antes de fazer a sua compra. Nunca compre baseado apenas no preço, pois isso pode acabar gerando problemas que você não previa, como a falta de memória, por exemplo, que é um problema bastante comum de ocorrer.

Conhecer o seu próprio negócio online é importante para traçar objetivos e entender as necessidades do seu site. Somente com um conhecimento completo de tudo o que o seu site é e oferece para os seus clientes é que você consegue evitar erros como a falta de memória, já que vai saber exatamente qual pacote de serviços deve contratar e ficar atento a todos os possíveis problemas que podem aparecer.

O problema do spam

O spam é talvez o campeão dos problemas do servidor dedicado ou servidor compartilhado. Diversas pessoas reclamam que estão tendo esse tipo de problema quando gerenciam contas de e-mails. Existem diversas formas e diversos softwares específicos que te ajudam a resolver esse problema em alguns passos, mas a primeira coisa que você deve fazer é identificar o que está acontecendo e como esses spams estão sendo enviados para depois resolver o problema.

Apesar de ser um problema que tem uma resolução fácil, porém demorada (depende de como os spams estão afetando o seu servidor), o spam é realmente comum em servidores dedicados e gera muitas dúvidas. O mais recomendado para evitar que esse tipo de problema aconteça é proteger o seu site ao máximo com antimalwares que consigam detectar qualquer ameaça antes delas causarem algum dano ao seu negócio online.

Problemas de hardware

Os problemas de hardware muitas vezes acabam afetando o seu servidor dedicado e o pior de tudo é que você simplesmente não tem controle sobre o que acontece com o hardware. A primeira coisa a se fazer quando algo do tipo acontece é acionar o suporte para que resolvam o problema o mais rápido possível, o que geralmente acontece. Mas o mais rápido possível pode não ser tão rápido assim. Servidores dedicados são normalmente máquinas muito potentes e que exigem muita memória, o que torna a manutenção de seus hardwares não só cara, mas também uma operação delicada, já que qualquer erro que ocorra durante esse tipo de operação pode ser fatal.

Todos esses 4 problemas mais comuns do servidor dedicado podem acontecer com qualquer um que adquira um serviço desse tipo. Mas se existem os problemas, com certeza a solução também existe e também vai estar ao seu alcance. O seu foco deve estar no melhor rendimento de seu negócio online e em como você pode melhorar e prosperar com o seu site ou blog. Conheça a fundo tudo o que precisa saber sobre o seu negócio e esteja atento a todos os problemas mais comuns do servidor dedicado. Eles podem aparecer e provavelmente irão aparecer de uma forma ou outra em seu servidor, mas isso não é motivo para pânico.

Apesar de apresentar alguns problemas de vez em quando, é inegável que há também muitas vantagens quando se fala em usar um servidor dedicado. O mais importante é você prestar atenção no que pode acontecer e antecipar qualquer grande problema que possa afetar o seu negócio online. Sites, blogs ou lojas virtuais precisam de estruturas sólidas e um ótimo suporte para oferecer o melhor serviço possível para os clientes e assim conseguir prosperar. Não é difícil seguir em frente e fazer o seu negócio crescer com um servidor dedicado, mas você deve prestar atenção para evitar os problemas mais comuns que ocorrem com esse tipo de servidor.

Gostou de nosso post? Compartilhe: