4 dicas para formar um time de marketing eficiente

02/08/2019 às 09:17 Marketing

4 dicas para formar um time de marketing eficiente

O marketing é uma das áreas mais importantes de uma empresa, não importa qual seja o segmento. Ainda assim, muitas vezes é difícil de entender exatamente quais são as suas necessidades e saber lidar com esse setor da melhor maneira possível.

E é aí que muitos empresários têm dificuldades para crescer. E exatamente por isso, preparamos uma lista com 4 dicas para formar um time de marketing eficiente.

Dessa forma você vai aprender quais são as melhores estratégias para criar um grupo que realmente renda. Mas antes de conferir as nossas dicas, é necessário entender exatamente qual é sua função e como ele funciona.

Qual é a função de um time de marketing?

Em resumo, um time de marketing tem a função de promover seu negócio e impulsionar as vendas de seus produtos ou serviços. Essa equipe fornece a pesquisa necessária para identificar seu público-alvo e outros tipos de públicos que podem se tornar clientes.

Dependendo do tipo de organização da empresa, o líder desse setor pode ser chamado de diretor de marketing, gerente de marketing ou outros tipos de nomenclatura.

Em algumas empresas, um vice-presidente de vendas e marketing supervisiona os departamentos de marketing e vendas com um gerente forte que lidera cada departamento.

É importante manter um time de marketing forte, independentemente da economia, para que você permaneça visível e mantenha a empresa vendendo.

O Serviço de Email Marketing é apartir de R$45,00 mensal com 10.000 disparos (cada plano tem sua quantidade de disparos correspondentes). Confira já todos os benefícios! 

4 dicas para formar um time de marketing eficiente

Agora que você já entendeu qual é a verdadeira função desse departamento, podemos falar mais profundamente sobre as nossas 4 dicas para formar um time de marketing eficiente. As que separamos foram:

  • Tenha um bom treinamento
  • Cuidado com a carga de trabalho
  • Tenha objetivos claros
  • Use as ferramentas certas

Quer saber como cada uma delas pode te ajudar? Vamos falar separadamente sobre elas agora!

Tenha um bom treinamento

Treinar uma equipe de marketing internamente, definitivamente não é tarefa fácil. É uma tarefa que, dependendo da situação, pode levar vários meses ou até um ano, ainda mais quando falamos de uma equipe grande e com objetivos a longo prazo.

Por isso, é crucial que você tenha tempo e dinheiro para dar a eles um treinamento adequado.

Você também pode se interessar: Como ter maior resultado no e-mail marketing

Para que o treinamento tenha resultados, é necessário dar um resumo completo de tudo o que você espera desse time e de todos os aspectos do seu negócio.

São diversas as formas de realiza-los e você deve fazer um estudo com os líderes do setor para entender quais são as principais necessidades e como realizar treinamentos mais eficazes.

Cuidado com a carga de trabalho

Se você possui uma equipe que realiza um bom trabalho, é evidente que existe uma relação de confiança. Mas isso não significa que você pode colocar todo o trabalho sobre eles de uma só vez.

Uma carga de trabalho muito alta pode ser muito mais prejudicial do que você imagina, diminuindo consideravelmente a produção do setor e fazendo com que diversas estratégias não deem certo.

Se você não ficar atento a esse tipo de questão, a empresa inteira pode acabar se prejudicando.

Tenha objetivos claros

O estabelecimento de metas é importante para todos os tipos de times de marketing, pois é o que fornece estrutura para todas as suas atividades.

Um objetivo claro traz o foco para a equipe e inspira as pessoas a fazer o que for preciso para alcança-lo. Se você ainda não estabeleceu metas claras e mensuráveis para sua equipe, faça isso o mais rápido possível. É uma das principais dicas para formar um time de marketing eficiente.

Também é importante compartilhar os porquês de ter esses objetivos. A resposta não deve ser "é isso que eu acho que podemos fazer".

Seja o mais específico possível sobre o que acontecerá se o objetivo for atingido, ou seja, quais são os benefícios que ele pode trazer. Fazer algumas perguntas pode ajudar nesse sentido, por exemplo:

  • O que muda na empresa?
  • Quais vidas são afetadas?
  • Como elas são afetadas?
  • Por que atingir essa meta melhora o futuro da empresa?

Saber responder esses questionamentos coloca você em um patamar acima e leva a sua equipe para um marketing que realmente gera resultados.

Use as ferramentas certas

Profissionais de marketing precisam ficar o tempo todo de olho nos concorrentes, no desempenho do seu site, nos custos dos projetos e nos calendários da empresa.

Algumas de suas tarefas são criar campanhas de e-mail marketing, realizar postagens em blogs, escrever textos concisos e precisos, pesquisar os consumidores e colaborar uns com os outros e, principalmente, com os clientes.

A verdade é que os profissionais desse setor fazem muitas coisas diferentes. Por isso, uma dica para formar um time de marketing eficiente é utilizar as ferramentas certas.

Saiba como utilizar um bom e-mail marketing, ter uma boa hospedagem de site e um bom servidor para que todas essas atividades sejam feitas da melhor forma e aproveitadas ao máximo.

Baixe agora o nosso Ebook 9 Dicas para ter sucesso no Email Marketing!

É possível afirmarmos que esse setor é uma união entre técnica e sabedoria, mas o marketing vai muito além disso. Como você pôde perceber, são diversas as questões que envolve o setor e são muitas as formas que você pode fazer com que ele seja mais eficiente.

Porém, um primeiro passo é identificar as necessidades para saber como corrigir os erros.

Leia também: Como fidelizar clientes com e-mail marketing

E aí, o que achou das nossas dicas para formar um time de marketing eficiente? Tem alguma coisa que acrescentaria? Tem alguma coisa que acha que deve ser mudada?

Existem muitas divergências sobre o que é mais importante dentro dessa lista, porém, é necessário saber que todos esses itens são valiosos e que fazem toda a diferença na hora de você formar um time que realmente renda.

E com essa tarefa concluída, fazer a sua empresa crescer fica mais fácil.

Gostou de nosso post? Compartilhe: