Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

3 dicas de como escrever para um blog

28/09/2020 às 18:33 Ajuda Marketing SEO

3 dicas de como escrever para um blog

Hoje em dia é comum o uso da internet na divulgação de todo tipo de negócios, este é o chamado marketing digital. Para este fim existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas como o Google Ads, redes sociais ou blogs.

Este último, é uma excelente forma de investir em marketing de conteúdo: produzir conteúdos relevantes para seu público que virá a te ver como uma autoridade e confiável no seu nicho. Posteriormente adquirindo seus produtos ou serviços.

Entretanto, é muito comum a procrastinação em montar e escrever para um blog. Se por um lado, criar um blog é extremante simples, por outro criar o conteúdo é um trabalho bem mais árduo.

Entre os motivos mais comuns podemos apontar o fato de que muitas pessoas dizem não saber escrever para um blog.

Mas isso não é um bicho de sete cabeças como você pode estar imaginando. Uma solução seria a contratação freelancers para alimentar o blog. Porém, se você não pode investir em terceirizar a produção de conteúdo, é hora de aprender como escrever para um blog.

Esse texto é ideal para você que precisa de um blog sobre seus serviços ou produtos e não pode terceirizar o serviço ou para você que está iniciando como redator. Então, aproveita e já compartilha esse texto com um amigo que está precisando divulgar seu negócio e não sabe como, e segue a leitura!

Escolha um nicho

Se você decidiu escrever para um blog, antes de tudo deve decidir qual será o seu nicho. Se você já é proprietário de um negócio, com certeza já tem o seu nicho bem definido.

Porém, se está começando como redator freelancer, é importante definir um nicho inicial. Isso não significa que você irá escrever apenas sobre este assunto, mas é onde você irá focar no início.

Porém, é extremamente comum a dúvida sobre qual nicho escolher no início. Seja pela variedade de temas disponíveis na internet ou pelos gostos variados do redator. Para facilitar a escolha do seu nicho você pode seguir algumas dicas práticas.

Escolha temas com o qual tenha familiaridade

A primeira dica é procurar escrever sobre temas com os quais já está familiarizado, isto é, possui algum conhecimento prévio.

Existem algumas vantagens de se optar por temas familiares. A primeira delas é a bagagem inicial, que facilitará as suas pesquisas. Acredite, por mais que se possa aprender tudo no Google hoje em dia, uma das grandes dificuldades é saber como realizar essa pesquisa.

Em temas novos, nosso conhecimento pode ser tão pouco que mal saberíamos por onde iniciar uma pesquisa de conteúdo. Além do fato de que ao escrever sobre temas dos quais já se conhece, é possível se aprofundar neles com mais facilidade.

E esta é outra grande vantagem de escolher temas familiares: a possibilidade de redigir conteúdos mais aprofundados.

Escolha temas de seu interesse

Outro meio de escolher seu nicho inicial é optar por temas de seu interesse. Isso é bastante efetivo, já que todo o trabalho de pesquisa e escrita serão feitos com maior prazer.

Além disso, ao escrever sobre temas do seu interesse a maneira de encarar o trabalho de pesquisa e escrita se torna mais fluído e passa a ser encarado mais como um estudo que como um trabalho.

Isso é algo que sem dúvidas irá aumentar a sua produtividade e emprenho.

Mas é importante fazer um adendo aqui. Ao escolher um nicho de seu interesse, se você ainda não possui nenhum conhecimento prévio é preciso um estudo antecipado para criar uma base sólida e assim produzir conteúdo de qualidade.

Defina um tema e crie a estrutura do texto

Uma vez definido o seu nicho, é hora de escolher o tema dentro do nicho. Por exemplo, se o seu nicho é “hospedagem de sites” você pode retirar daí vários temas. Por exemplo:

  • Como criar um site
  • Como criar um blog
  • Dicas de otimização de sites
  • Configurando banco de dados

Viu? Estes são apenas quatro possíveis temas a serem escritos dentro do nicho hospedagem de sites. Inclusive, já falamos sobre alguns aqui na ISBrasil.

Se você não sabe bem sobre qual tema escrever, você pode optar por explorar algumas ferramentas para ter insights sobre o conteúdo. Algumas sugestões de ferramentas que podem ser utilizadas neste processo de brainstorm são:

  • Ubersuggest
  • Keyword Planner
  • Função de auto completar do Google
  • Seguir blogs do mesmo nicho

Com o tempo, o trabalho de criação dos temas se tornará tão natural, que enquanto escreve um texto você conseguirá intuitivamente planejar os conteúdos subsequentes em sua mente antes e então anota-los. Inclusive, dica extra: sempre anote suas ideias.

Criando a estrutura do texto

Quando começar a escrever você pode seguir alguns caminhos. O primeiro é abrir o Word ou seu editor de textos favorito e simplesmente ir escrevendo. Simples, mas na minha opinião não muito produtivo.

O ideal é que você desenvolva um método para a redação dos artigos que escreverá. Para isso você criar a estrutura do texto. Mas o que seria isso?

A estrutura do texto é separar em tópicos ou subtítulos o tema que será tratado nesse texto. Assim, você pode começar definindo o título e a partir daí criar subtítulos com os tópicos abordados em cada um.

Algumas vantagens de se optar em utilizar uma estrutura antes de começar são:

  • Ganho de produtividade
  • Organização de ideias
  • Auxilio de pesquisa

Com a estrutura pronta, você poderá focar suas pesquisas em tópicos e dessa forma enriquecer ainda mais cada tópico do texto.

Pesquise antes de começar

Você deve ter percebido que falamos muito de pesquisa. A pesquisa é uma parte essencial do trabalho.

Mesmo que você conheça e domine o tema ao qual se propôs a escrever, é indispensável realizar uma pesquisa antes para ver o que já está sendo dito sobre o tema, quem são seus concorrentes e principalmente, o que você pode acrescentar de novo ao conteúdo.

Conclusão

Esses são os principais passos para você começar a produzir conteúdos de qualidade para seu blog e desta forma investir no marketing de conteúdo, fidelizando clientes e atraindo novos. Este texto foi útil? Então não deixe de compartilhar e ajude a divulgar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: