10 Principiais erros de todo Empreendedor Iniciante

19/06/2018 às 17:01 Hospedagem de Sites

10 Principiais erros de todo Empreendedor Iniciante

É impossível fazer tudo certo no mundo dos negócios, principalmente se você estiver começando o seu primeiro empreendimento online. Mas isso não quer dizer que você precise cometer erros crassos.

Um pouco de capacitação antes de empreender pode evitar muita dor de cabeça no futuro. Esse artigo vai trazer os 10 principais erros mais comuns cometidos pela maioria dos empreendedores iniciantes. 

1 — Superestimar o crescimento do seu negócio

Outro erro comum é subestimar a concorrência e considerar que sua empresa conseguirá uma alta participação de mercado logo nos primeiros meses de vida. Na maioria das vezes, você não conseguirá esse feito e cada ponto percentual será conquistado duramente.

É preciso levar em consideração que essa demora poderá afetar o capital de giro da empresa e a necessidade de mais dinheiro em caixa. Leia nosso post sobre vantagens de Criar um Blog  

2 — Achar que empreender trará dinheiro rápido

Muitos iniciantes, inspirados por histórias de sucesso, acabam acreditando que ter um negócio próprio é a melhor solução para ganhar dinheiro de forma rápida. Isso é um ledo engano, pois seu empreendimento pode demorar meses, e até anos até dar algum lucro.

Vale lembrar que um negócio é sempre pensado a longo prazo. É preciso ter em mente que o caminho é longo e os desafios serão muitos.

3 — Ignorar o poder do Google e das redes sociais

Outro erro é desprezar o poder que o Google e as redes sociais tem para impulsionar as vendas do seu negócio, por meio de pouco investimento. A todo o instante, alguém está em algum mecanismo de busca procurando por um produto ou serviço que você pode oferecer.

Esse consumidor tem alta propensão em adquirir o seu produto ou da concorrência. Você deve possuir estratégias de comunicação que acionam os consumidores que estão no estágio de aquisição do seu produto e serviço nos mecanismos de busca. 

4 — Não saber ao certo o seu diferencial

É essencial compreender o diferencial do seu empreendimento online. A partir desse claro entendimento, será muito mais fácil abordar os consumidores, fornecedores e investidores.

Muitas empresas erram na hora da abordagem comercial, o que diminui possibilidades de bons negócios. Conheça nosso serviço de Hospedagem de Site

5 — Esperar que os clientes venham até você

Esse é outro erro diário de muitos empreendedores iniciantes. Não investir no famoso follow up pode levar sua empresa ao fracasso em pouco tempo. Se você não fizer um esforço para ir atrás do seu cliente que acessou seu site e saiu sem comprar nada, não é ele que vai atrás de você, certo? 

As pessoas são bombardeadas por milhares de informações dia a dia e elas não tem tempo para gerir a quantidade de decisões que precisam tomar. Por isso, crie estratégias relevantes e inteligentes para estreitar o relacionamento com aqueles que demonstraram interesse em comprar seus produtos ou serviços, mas que ainda não concretizaram a venda. 

6 — Deixar de lado o caixa da empresa

Além do capital de giro, é preciso estar sempre atento ao fluxo de caixa diário da empresa, ou seja, as receitas e despesas. No começo de um negócio, em que as receitas ainda não são recorrentes, essa é uma tarefa ainda mais importante.

O controle de caixa, com prazos de pagamentos sempre alongados e manutenção de uma estrutura enxuta é importante para não expor a empresa a dívidas ou até mesmo a interrupção de suas atividades. 

7 — Desistir na primeira dificuldade

Mais um erro dos empreendedores iniciantes é desistir do negócio diante do primeiro obstáculo. Quando estiver deprimido ou desanimado com seu negócio, pare e pense se essa não é só uma fase que vai passar ou até mesmo um problema pequeno que todo mundo enfrenta. 

Lembre-se de que você está abandonando um projeto que levou anos para ser criado, apenas por falta de vontade ou mais disposição para trabalhar. Para empreender é preciso ter não apenas foco, mas muita determinação e persistência. 

8 — Investir muito dinheiro em qualquer tipo de marketing

Outra falha é a empresa não investir um centavo em comunicação e não conseguir consumidor para comprar seu ótimo produto ou serviço. Outro problema é investir muito dinheiro em uma abordagem de marketing errada, comprometendo a sobrevivência da sua empresa.

Colocar muito dinheiro em qualquer veículo de mídia para qualquer tipo de público não é só uma péssima estratégia de marketing que afeta seriamente o caixa do seu negócio. Para não errar, invista em uma estratégia de marketing que envolva resultados mensuráveis. 

9 — Empreender em uma área totalmente desconhecida

Você não precisa ser um expert no mercado em que você irá atuar. Mas você não pode abrir um empreendimento sem pelo menos ter pesquisado mais sobre sua área de atuação. Para ser empreendedor, você precisa dominar seu ramo de negócio, ou seja, saber o que você irá fazer, como irá fazer, qual seu posicionamento e o que os concorrentes fazem.

A dica é investir tempo em análises de mercado, de concorrência, de precificação e de diferenciais. Com isso, suas chances de erro são reduzidas e seus desafios a enfrentar ficarão mais claros. Aprimore seus conhecimentos em Como criar um blog

10 — Desconsiderar o capital de giro no seu orçamento

Outro erro cometido por empreendedores iniciantes é esquecer do capital de giro, que é aquele dinheiro reservado para a sobrevivência do negócio enquanto o lucro não vem. Os empreendedores se preocupam muito com investimentos de longo prazo, como retorno do capital inicial investido. 

O problema é que poucos se lembram do capital de giro que será necessário para a novo empreendimento, como os produtos do estoque, impostos, pagamento de salários, prazos de recebimento de clientes e pagamentos de fornecedores. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Entre e navegue à vontade!
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: