Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

10 motivos para criar um blog

05/08/2016 às 11:30 WordPress

10 motivos para criar um blog

Já ensinamos você como criar um blog passo a passo, mas por que criar um blog? O que eu ganho com isso? Quais são as principais (e reais) vantagens?

Em meio a tantas opções, criar um blog é uma alternativa fácil, viável e prática para qualquer pessoa que deseje investir em marketing digital.

Basta ter um bom planejamento, vontade de trabalhar e uma boa hospedagem de sites para que a plataforma cresça, e com algum tempo de dedicação para que as coisas comecem a dar certo e o site renda bons frutos nesse meio que está em constante ascensão.

Pensando nessas dúvidas frequentes, listamos 10 motivos para criar um blog – leia e comece já!

Será que hospedagem de site barata vale a pena? Descubra no nosso blog!

1. Ser responsável pelo próprio trabalho

Quem nunca pensou em largar um emprego ‘comum’ para se dedicar a algo que gosta e seja totalmente responsável? Gerenciar seu próprio trabalho é inspirador e muito gratificante, montando estratégias e tomando decisões.

Um blog funciona como uma empresa, e nesse caso você é o chefe (seu próprio chefe) e ainda pode ter uma equipe formada por profissionais como redatores, designers, programadores, social media, assessores de imprensa, etc.

2. Trabalhar em casa

Imagina trabalhar em casa todos os dias, sem se preocupar em ter que sair para cumprir horários, lidar com congestionamentos e transportes lotados, lidar com pessoas estressantes, além de fazer seu próprio horário? Essa é mais uma vantagem de ter um blog: dá para fazer tudo online, de modo confortável e sem estresse.

Porém, é preciso ter bastante disciplina e foco para não acabar se auto sabotando.

3. Conhecer pessoas

Assim como você, uma infinidade de pessoas pensa em investir em um site próprio ou já está nessa faz tempo, inclusive gerando renda.

Conhecer indivíduos que têm planos em comum com os seus é ótimo, pois a troca de informações e conhecimento pode gerar um bom resultado para ambos.

Por isso, é ideal pesquisar bem, visitando fóruns, grupos e redes sociais para ter contato com quem também está nessa.

4. Fazer parcerias

Que tal criar um blog em parceria com uma empresa? Hoje em dia, uma das formas de ganhar dinheiro na internet é por meio desse sistema.

Além dos chamados ‘publiposts’, no qual você faz um post patrocinado sobre um produto ou serviço específico, há ainda a possibilidade de divulgar anúncios e publicidade de vários grupos em uma parceria.

Quanto mais seu blog fica visível e popular, esse sistema crescerá ainda mais. É assim que funcionam muitos sites de moda, beleza e saúde na rede.

arte jovem escrevendo um blog

5. Aumentar o leque de conhecimento

Muitos blogueiros iniciantes começam com um tema comum e pessoal, tanto para investir em algo que gosta e se sente à vontade para escrever.

Quantas histórias não vemos por aí que pessoas que começaram com um site pequeno e hoje já são verdadeiras celebridades da web?

Pois bem, a partir do momento que a popularidade aumenta, mais chances de investimento você tem, criando outros blogs e plataformas de integração, navegando até em assuntos que não está acostumado.

Com isso, claro, seu leque de conhecimento aumenta, tanto para algo novo quanto para contatos.6. Ganhar dinheiro pela internet

É claro que esse quesito não poderia faltar, já que é o principal objetivo de muita gente que começa a investir em um blog.

Assim como todo trabalho, é preciso pensar também em ganhar dinheiro e gerar lucro, embora isso não seja tão fácil como a maioria imagina.

Mas, com um trabalho constante e o foco nas estratégias certas, é possível faturar vendendo anúncios, em programas de afiliados ou com parcerias.

Inclusive, já falamos sobre como ganhar dinheiro com blog!

7. Escrever sobre o que gosta

Para muitas pessoas, um blog pode significar uma forma de se comunicar melhor e compartilhar ideias.

Quem gosta e se sente à vontade para falar de determinado assunto inspira outros indivíduos e os ajuda até a formar opinião sobre determinado tema.

Portanto, se você quer criar um blog e não sabe por onde começar, a ideia é investir em algo que tenha a ver com seu gosto pessoal, para depois partir para ‘terras desconhecidas’.

8. Aprender outras funções

Criar um blog não é uma tarefa tão fácil assim, ainda mais se você deseja que ele fique com uma cara profissional, assim como grande parte dos sites grandes que acessamos diariamente.

É fato que é difícil ter dinheiro para investir logo de cara, já que é preciso do trabalho de um bom designer, programador e redator para deixar tudo perfeito.

Mas e para quem não tem condições de contratar esses profissionais? Nesse caso, não tem jeito, tem que aprender. Para isso, há uma diversidade de tutoriais, vídeos e outros materiais disponíveis na internet.

Quando você perceber, já vai saber lidar com várias funções que jamais imaginaria conhecer!

arte jovem escrevendo um blog

9. Ficar craque no gerenciamento de um site

Ao menos que você use o Wordpress ou outra plataforma gratuita para criar um blog, para que ele fique com cara de profissional e tenha mais credibilidade na rede é preciso registrar um domínio e contar com um serviço de hospedagem.

Esses serviços são essenciais para qualquer site, sobretudo para não ter problemas como excesso de spam ou lentidão no acesso.

Muita gente diz que, quando monta o primeiro site, pega gosto pela coisa e começa a investir em diversos tipos diferentes, ainda mais quando tem todo o suporte necessário.

10. Lidar diretamente com clientes e funcionários

Quando seu blog começar a crescer, você vai se tornar um verdadeiro administrador e precisará lidar com clientes e funcionários.

Embora seja trabalhoso, com o tempo e a experiência, tudo fica cada vez melhor e você poderá fazer disso sua principal fonte de renda, tudo de forma direta e do jeito que achar mais conveniente.

E aí, gostou das dicas? Já está convencido a criar um blog? São muitas vantagens e bons motivos, basta arregaçar as mangas e começar, sempre com cautela e bom senso!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário no post ou entre em contato com a ISBrasil. Estamos sempre à disposição para ajudá-lo com muitas ferramentas essenciais para o crescimento de um site. Entre em contato e conheça!

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: