Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

10 dicas de SEO para web designers e desenvolvedores

27/06/2019 às 09:40 SEO

10 dicas de SEO para web designers e desenvolvedores

O SEO é um conjunto de técnicas que tem sido cada vez mais importante para os profissionais de conteúdo e de marketing digital.

Mas é necessário saber que essas técnicas podem ser usadas por muitos outros e que um trabalho em conjunto faz com que o site ou blog possa alcançar posições cada vez mais elevadas nos buscadores como Google e Bing.

Por isso separamos hoje 10 dicas de SEO para web designers e desenvolvedores, mostrando como esses profissionais podem ser úteis nesse sentido. Quer saber quais são elas? Confira já!

Nunca deixe as páginas responsivas de lado

Desenvolver ou mesmo migrar um site sem pensar no acesso móvel significa perder uma oportunidade enorme.

Já faz anos que o número de usuários que acessam a internet através de um dispositivo móvel já superou o número dos que usam um desktop e isso deve ser levado em conta.

O Google já sabe disso há muito tempo e desenvolveu um novo algoritmo que deve verifica quais são as melhores páginas para se acessar desses dispositivos.

Essa é, sem dúvidas, uma das mais importantes dicas de SEO para web designers e desenvolvedores. Mais do que isso: Sem essa primeira dica, de nada adiantarão as outras. Por isso nunca deixa as páginas responsivas de lado.

Saiba mais sobre hospedagem de site barata!

Tome precauções com velocidade

A velocidade da página é um dos pontos que mais influenciam o algoritmo de classificação do Google e de outros buscadores da internet.

E isso ocorre por conta de um fenômeno muito simples. Com o mundo cada vez mais em velocidade, as pessoas não têm mais tanta paciência.

Isso significa que se as páginas do seu site demorarem muito para serem carregadas, os usuários o abandonarão.

Além de você perder alguns possíveis clientes, isso faz com que o Google entenda que o seu site não é tão relevante assim.

Por essa razã, designers e desenvolvedores devem garantir que os sites sejam tão otimizados quanto possível, fazendo coisas como minimizar o código-fonte para remover o 'espaço em branco' desnecessário, usar CSS para reduzir o número de solicitações do servidor, ativar o download e a renderização de arquivos JavaScript externos, entre outras coisas.

Tome cuidado com os erros

Quando as páginas de um site são excluídas ou movidas e o URL original não possuí mais nenhum conteúdo, e, consequentemente, o Google não indexará essas páginas.

O grande problema acontece quando a sua taxa de abandono é muito alta, já que os buscadores entendem que as atividades do seu site estão parando. Certifique-se de que não deixar nenhum link “quebrado” para páginas que não existem.

Já conhece o nosso serviço de Hospedagem de Sites? Os planos básico de hospedagem é o produto ideal para quem está começando na internet, os planos são a partir de R$ 9,90 (pagamento mínimo trimestral para esse plano).

Não se esqueça das tags

Fazer uso correto das tags <h1>, <h2> e <h3> é essencial. Se eles não estiverem bem colocados, o seu site irá perder informações muito relevantes para os mecanismos de pesquisa, o que conta como pontos negativos de SEO. 

Essa é uma grande dica de SEO para web designers e desenvolvedores.

Crie URLs que ajudem

Para que as URLs do seu site sejam eficazes, elas precisam ser concisas, descritivos e fáceis de ler.

Tanto os usuários quanto os mecanismos de pesquisa se aproveitam desse aspecto dos endereços das páginas. E você pode usá-los para sua vantagem.

Algumas das principais coisas que você pode fazer é adicione palavras-chave na URL, usar um único domínio e subdomínio, usar hifens para separar as palavras e eliminar caracteres que contenham espaços, já que é mais difícil para os robôs lerem.

Cuidado com o uso de links

Esta é uma questão que atrai muitas pessoas. Alguns sites simplesmente não são confiáveis e usar links deles pode prejudicar a reputação do seu.

Se você dúvida da origem do site ou não sabe de onde exatamente o conteúdo está vindo, eles podem criar um impacto negativo no SEO. Se você tiver links de sites que infrinjam regras, o seu conteúdo pode ser punido, o que é péssimo para o seu negócio.

Por essa razão, tenha muito cuidado com os links que irá usar no seu projeto.

Use o atributo ALT nas imagens

Também é muito importante fazer uso das tags <alt>, ou atrituro alt nas imagens. Muitas vezes, uma imagem pode ter um nome gerado pelo sistema, como 001.webp, o que não é não oferece valor nenhum de SEO.

Usar o atributo alt nas imagens, sempre em combinação com texto descritivo, oferecerá informações úteis para os mecanismos de busca. Essa tag é como um reforço de que aquele determinado conteúdo tem qualidade, portanto sempre a use.

Leia também: Hospedagem ilimitada existe?

Tome cuidado ao utilizar plug-ins

Sempre que você desenvolve um site, especialmente em plataformas como o WordPress, problemas podem surgir mesmo quando o desenvolvedor não tem culpa, como o caso dos plug-ins de pesquisa, por exemplo.

Se não usados corretamente, eles podem causar danos irreparáveis à reputação de um website. Por isso é necessário ter cautela na hora de usar qualquer tipo de plug-in e verificar em que sentido cada um deles pode ajudar ou atrapalhar o site quando se fala em SEO.

Crie diferentes fontes de tráfego

Muitos sites usam apenas o Google como principal meio de serem listados, o que é pode ser um erro.

Isso porque, se você depender apenas de um site para se expor, a próxima atualização pode afetar seriamente sua presença em seus resultados.

Algumas dicas de SEO para web designers e desenvolvedores é apostar em botões para outras fontes, como redes sociais, como Facebook, Twtitter ou Linkedin e até mesmo manter sua presença em sites parceiros.

Leia: Vantagens de criar um blog

Estude sempre que puder

Apesar de todas as dicas de SEO para web designers e desenvolvedores que demos hoje serem importantes e constituírem a parte de um todo, não podemos deixar de falar dessa que talvez seja a mais valiosa de todas.

Muitos desenvolvedores acreditam que o SEO é algo para ser estudado apenas pelos produtores de conteúdo ou pelos profissionais de marketing, mas, como você pôde perceber, isso é algo que vai muito além.

Por isso, sempre que você puder, avance em seus estudos sobre SEO. Você vai perceber o quanto isso pode acrescentar em sua vida profissional, além de também promover um crescimento que pode te levar para áreas que nunca imaginou.

Gostou de nosso post? Compartilhe: